Em um pequeno espaço de tempo de dois meses, dois toureiros, na Espanha são feridos por um touro e levados para um hospital em estado grave.
O espaço de tempo que considerei como curto, é diante da gravidade do fato que pode ser considerada quase como uma tragédia, porém não daquelas que não se espera como um terremoto ou a queda de um avião, mas daquelas em que se arriscam tudo e uma das possibilidades é que vez ou outra o touro leve a melhor sobre o toureiro.
As criticas
Nos dias atuais muitas são as criticas feitas a Espanha pela crueldade e o horror das touradas, entretanto seus governantes não se sentem nem um pouco preocupados com o que pensam os povos de outras nações.
Consideram eles que sendo autônomo o seu governo, ninguém tem nada que dar palpite naquilo que fazem, mas não me parece que seja esta uma atitude sábia, é preciso deixar de lado práticas de horrores como as que são presenciadas nas touradas.
A humanidade tem de se conscientizar de que precisa agir de acordo com os princípios de respeito que todos devem ter em relação a qualquer ser vivo do planeta em que vivemos e agir de acordo com o que é humano e correto independe de raça ou cultura nem da autonomia ou não de um governo.
Respeito a outras formas de vida
Faz-se urgente que a humanidade passe a questionar as diferentes formas de vida, não estamos sozinhos neste planeta. A cada ação nossa está reservada uma reação que virá mais cedo ou mais tarde.
Filósofos são unânimes em fazer afirmativas sobre os direitos das pessoas sejam eles individuais ou coletivos e também sobre os direitos dos animais. Aí eu perguntaria onde estes direitos dos animais ficam quando falamos em touradas?
E porque ações desse tipo ainda hoje são permitidas? Mesmo sem nenhum conhecimento, nenhum código de ética a ser seguido, seria admissível um tratamento tão desumano a qualquer forma de vida.
Tradição de touradas
Ainda hoje a tourada é tradicional na Espanha, na França, em Portugal e também na America Latina, acontece em países como na Colômbia, no México, no Peru, na Guatemala e na Venezuela.
Essa atividade é vista como espetáculo de diversão e laser e consiste em lidar com um touro bravo usando técnicas que são conhecidas como arte tauromáquica. É importante lembrar que no caso das touradas o espetáculo deve sempre terminar com a morte de um dos dois, o touro ou o toureiro sendo que em geral tomba o touro, algumas vezes como agora, perde o toureiro.
A Corrida de Touro a Portuguesa é outra modalidade de esporte praticado ainda nos dias atuais que é também muito condenado pelos órgãos de defesa dos direitos dos animais.