Maus Tratos aos Animais

Infelizmente, notícias de maus tratos aos animais não são mais novidades. Elas ocupam os telejornais, os jornais e estão, principalmente, espalhadas pela internet. São vídeos, muitas vezes, de flagras, de pessoas maltratando ou abandonando os animais. Aliás, abandonar animais domésticos, na maioria dos casos, o cachorro, parece que também virou uma prática muito comum.

Você já parou para pensar o que você faria caso de deparasse com uma pessoa maltratando um animal ou abandonando-o a própria sorte pela rua ?

Para quem não sabe maus tratos aos animais é crime, previsto na lei brasileira e tem as suas punições. Caso você presencie qualquer ato de violência ou abandono contra um animal poderá denunciar. Mais a frente, mostraremos alguns canais para denúncia, em algumas regiões do Brasil.

Primeiro entenda o que pode ser considerado maus tratos aos animais e portanto, poderá ser punido de acordo com a lei:

  • Abandonar um animal.
  • Agressões que podem ser: envenenamento, espancar o animal ou cometer mutilação.
  • Manter um animal doméstico preso a cordas ou correntes ou qualquer outro tipo de material.
  • Deixar o animal em um lugar sujo, que ele não receba a luz natural e nem tenha boa circulação de ar.
  • Ter o animal em um lugar sem higiene e muito pequeno.
  • Deixar o animal em um lugar que ele fique sem a proteção para dias frios, do sol ou da chuva.
  • Não dar os alimentos diários necessários que ele precisa.
  • Se o animal ficar doente ou se machucar, não levá-lo ao veterinário.
  • Usar o animal para tarefas que o cansem ou exijam que ele faça mais força do que realmente suporta.
  • Expor um animal em um espetáculo que provoque estresse e pânico nele.
  • Ter em casa um animal silvestre.

O Que Diz a Lei Sobre Maus Tratos aos Animais

Todos os itens que foram citados anteriormente são referente ao que a lei julga como maus tratos aos animais. Veja quais elas são!

  • Lei dos Crimes Ambientais foi promulgada em 12 de fevereiro de 1998, cujo número é 9.605 e é do Governo Federal.
  • Lei promulgada em 10 de julho de 1934, cujo número é 24.645 sobre maus tratos aos animais. Para que ela seja válida é necessário: filmar ou fotografar ou recolher provas através de documentos que comprovem os maus tratos. O conselho é que o primeiro passo seja de uma conversa franca com quem está cometendo o crime e que a pessoa mude de comportamento, o que na maioria dos casos não é possível.
  • Quanto mais informações se tiver para identificar quem está cometendo o crime, melhor.
  • Caso você presencie o atropelamento de um animal sem seja prestado socorro ou que veja um carro deixando um bicho na rua, anote a placa para identificar quem cometeu o crime.
  • Quem denuncia é apenas uma testemunha, não é preciso ter medo.

Veja Como Fazer Denúncia de Maus Tratos ou de Abandono

A seguir, alguns contatos que podem ser acionados, caso você presencie o abandono ou maus tratos aos animais.

  • No Sul do Brasil disque: 181 para qualquer um dos estados em que estiver.
  • No Sudeste do Brasil disque 181 nas cidades do estado de Minas Gerais e de São Paulo. Na cidade do Rio de Janeiro você poderá ligar para (21) 2253-1177.
  • No Nordeste disque 181 nas cidades dos seguintes estados: Bahia (no interior) e Sergipe. Na capital, Salvador, ligue para 3235-0000. Em Alagoas, o número é 0800-2849390; em Pernambuco ligue 3421-9595; na Paraíba disque 197; no Rio Grande do Norte ligue para 0800-842999; no Ceará o número é (85) 3488-7877; no Piauí disque 0800-2805013; no Maranhão disque 3233-5800 se estiver na capital e no interior 0300-313-5800 e no Tocantis disque 0800-631190.
  • No Norte os números para denúncia são: Acre e Pará disque 181; Amazonas 0800-0920500.
  • No Centro-Oeste ligue 147 para o Mato Grosso do Sul e nos demais estados denuncie através do 197.

Caso você perceba que existe uma demora no atendimento através desses números, ou mesmo omissão, é possível buscar ajuda no Ministério Público Estadual – na Procuradoria do Meio Ambiente e Minorias. Neste caso, o contato deverá ser feito através de carta registrada, atravé de fax ou indo pessoalmente em um escritório do órgão fazer a denúncia. Não há necessidade de advogado para acompanhar que está denunciando.

Neste site, você encontrará todos os contatos do Ministério Público Estadual: www.redegoverno.gov.br. Em São Paulo, ainda pode ser feito contato com a Polícia Militar Ambiental, cujo número é 0800 13 20 60 ou ainda, ligando para o IBAMA cujo número é 0800 61 80 80.

Anonimato Para Denunciar

Você também pode denunciar os maus tratos aos animais sem se identificar. Neste caso, deverá ligar para o Disque Denúncia, que fica ativo todos os dias da semana, 24 horas. Qualquer denúncia feita através desse canal tem anonimato 100% garantido.

Em São Paulo, as denúncias também podem ser feitas pelas internete, através do Plantão Eletrônico. O serviço atende a população da cidade para qualquer tipo de denúncia. Dessa forma, você não precisa ir até à delegacia.

Você pode fazer a denúncia no site: www.seguranca.sp.gov.br, depois entre no “preencher B.O.” e aguarde o contato da polícia, que entre 30 minutos, entrará em contato para confirmar as informações que foram descritas no B.O. Depois do contato policial, você poderá imprimir o B.O.

Também em São Paulo, no caso dos maus tratos aos animais, a denúncia pode ser feita no seguintes site: sac.prodam.sp.gov.br.

Quando a Denúncia é Comprovada

Quando uma pessoa é denunciada por maus tratos e a investigação confirma a denúncia, ela é indiciada e isso significa que deixa de ser réu primário. Significa que essa pessoa passa a ter ficha na polícia e quando pedir um atestado de antecedentes criminais (documento que pode ser exigido em algumas ocasiões), aparecerá como agressor.

Já a pena do crime varia entre meses até anos de prisão ou acordo feito com o judiciário, normalmente, para que a pena seja paga através de serviços comunitários.

É importante que você busque e também faça a sua parte. De uma forma ou outra, anônima, para quem não quer se comprometer dá para denunciar e evitar que um animal continue covardemente sendo maltratado, seja pelo seu dono ou por uma pessoa qualquer.

Se você deseja ter um animal de estimação em sua casa, é importante ter carinho e amor para oferecer ao bichinho. Caso você não tenha paciência ou perceba que não tem condições de conviver com esse animal em sua casa, devolva-o doe-o à outra pessoa. Nunca maltrate os animais pois, isso, além de ser cruel, é também uma covardia sem tamanho.

Para quem desconfia que algum vizinho ou conhecido possa estar praticando maus-tratos aos animais, algumas dicas são importantes. Num primeiro momento, investigue a situação. Conheça a lei sobre maus-tratos e em qual quesito essa pessoa se encaixa. Convença outras pessoas a se pronunciarem, também, sobre o assunto.

Em seguida, se estiver certo de que se trata de um caso de maus-tratos aos animais, é importante que se denuncie o agressor às autoridades competentes. Para saber mais sobre esse assunto tão delicado, acesse esse site: http://www.brasil.gov.br/navegue_por/servicos. Seja consciente e denuncie.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que bando de fila da PUTA fica maltratando esses pobres bichinho
    eu que tenho 10 anos a minha mãe e eu tem 15 cachorros e pretendemos pegar mais cachorros de rua,todo machucado….vai tomar no cú quem judia dos animais!!!

    Maria Vitória 2 de novembro de 2011 11:36
  • As Leis deveriam ser rígidas para quem maltrata animais, infelizmente existem muitos demônios humanos na Terra, pois que DEUS amaldiçoe estes humanos adeptos do bliss (demônio), em um futuro próximo, mais precisamente no ano de 2014 ocorrerão grandes catástrofes naturais, suplico a DEUS, pois NELE creio, que leve estes demônios humanos para a vida derradeira, onde estes malditos terão o que merecem.

    Noha Ali 5 de dezembro de 2011 8:28
  • queria ver se fosse com esses canalhas miseraveis filhos do capeta DEUS QUE NEGUE ELES NO CEU E O DIABO QUE OS ACEITE NO INFERNOOOOOOOOOOOOOOOOO!!

    ALEXANDRE 17 de janeiro de 2012 7:26
  • Infelizes são esses homens que dizem ser homem. Que um dia estarão sedentos de amor . que amanhã irão dizer porque isto está me acontecendo???? e a esses bichinhos tenho apenas a lamentar muito e pedir que aumente a pena para esses infelizes que maltratam tantos esses bichos sem defesas.

    magna 29 de março de 2012 9:43
  • contado sinanque oanimal dechaprapesoa

    joyce 13 de fevereiro de 2014 16:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *