O ser humano não consegue viver sozinho, isso é uma realidade, e uma das companhias mais comuns para grande parte das pessoas são os animais. Porém, nem todo mundo consegue oferecer qualidade de vida e tratamento de saúde adequado para o seu amiguinho bicho.
O tratamento veterinário pode custar bem caro em grande parte dos casos o que contribui para que muitos animais sofram até o derradeiro dia da sua morte. Para tentar resolver em parte esse problema a prefeitura da maior cidade do Brasil, São Paulo, criou o primeiro Hospital Público Veterinário do país.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QeEy2vErwcE[/youtube]
Esse hospital que recebe um repasse mensal de R$ 600 mil reais está localizado na região do Tatuapé, Zona Leste de São Paulo. O hospital foi implantado através de convênio da prefeitura da cidade com a Anclivepa-SP (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais).
O Público-Alvo Do Hospital Público Veterinário
O Hospital Público Veterinário que foi inaugurado em 2012 em São Paulo tem como foco principal atender cães e gatos da população de baixa renda. Para isso antes do atendimento é realizada uma avaliação pode uma assistente social que visa determinar se o requerente dos serviços necessita do atendimento sem custo.
Um dos focos do atendimento do hospital, que foi carinhosamente apelidado de “Publicão”, são cães e gatos de moradores de rua. O tratamento das doenças desses animais além de representar uma forma de atenuar o sofrimento dos bichinhos também contribui para a diminuição do foco de doenças que esses animais podem criar para a cidade.
De acordo com os dirigentes desse hospital público para animais o público que tem prioridade de atendimento são cães e gatos de moradores de rua, catadores, moradores de favelas e também de pessoas que recebem ajuda de programas sociais do Governo.
A Estrutura Do Hospital Público Veterinário
A estrutura que foi inaugurada em julho de 2012 do Hospital Público Veterinário conta com três salas de atendimento, duas salas de internação, uma sala de cirurgia e o trabalho de uma equipe de 14 pessoas. Com essa estrutura o hospital tem capacidade para oferecer mil atendimentos por dia e 180 cirurgias mensais.
A Ampliação
Menos de um mês após a sua inauguração o Hospital Público Veterinário precisou de uma ampliação. O mais interessante é observar que a ampliação não foi pensada com o intuito de atender mais animais, mas sim de conseguir atender a demanda já pré-determinada.
A sede do Hospital Público Veterinário ocupa uma casa de 140 m2, no Tatuapé. A Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais (Anclivepa -SP) alugou um prédio de 360 m², a apenas 200 metros da sede, para que pudesse atender com mais qualidade a demanda existente.
A verba que a Prefeitura repassa para esse hospital público cobre apenas a quantidade de atendimentos previstos na inauguração, ou seja, 1.000 consultas e 180 cirurgias mensais.
A Demanda
Embora a Prefeitura de São Paulo e Anclivepa soubessem que havia uma demanda latente de atendimento público para animais não podiam mensurar esse número. Logo no primeiro mês da inauguração do hospital percebeu-se que a quantidade de pacientes que necessitavam dos serviços do Hospital Público Veterinário era bem maior do que a possibilidade real de atendimento.
O Publicão já está sendo considerado como um típico hospital do SUS (Sistema Único de Saúde), pois tem filas intermináveis, distribuição de senhas e falta de médicos. Ás 6h da manhã a fila começa a se formar em frente ao hospital, ás 8h35 as senhas de atendimento começam a ser distribuídas.
Após o término da distribuição de senhas apenas os casos de emergência são aceitos. O período da tarde em geral recebe animais que estão voltando para continuar o tratamento ou então que irão passar por cirurgias.
Como Conseguir Atendimento No Hospital Público Veterinário?
Para conseguir atendimento é necessário que o dono dos animais participe de algum programa do Governo como o Bolsa Família ou então o Renda Mínima. No caso de o dono não fazer parte de nenhum desses programas precisa passar por uma entrevista com uma assistente social.
O objetivo dessa entrevista é que fique comprovado que o dono do animal não tem condições de levar os seus bichinhos para um tratamento pago em outras clínicas. Depois desse parecer é necessário conseguir uma senha para o atendimento.
A Necessidade Do Atendimento Público Veterinário
Para muitas pessoas pode parecer estranho que haja um investimento e um cuidado tão intenso com a saúde de animais. Porém, quando pensamos nas condições de vida que esses animais têm percebemos a grande importância desse trabalho.
De acordo com pesquisas realizadas pelo Hospital Público Veterinário os animais que são atendidos pela instituição vivem em condições precárias, se alimentam de restos de comida humana, não comem ração e não frequentam um veterinário regularmente.
Vivendo dessa forma esses animais passam a sofrer com doenças como gengivite, dor de dente e outras enfermidades que fazem parte do dia a dia das pessoas. Há também animais que morrem vítimas de doenças como Cinomose, doença que possui vacina, mas como esta custa em torno de R$ 50,00 não está dentro das condições dos donos.
Reclamações Sobre o Hospital Público Veterinário
Apesar de o hospital representar um ganho para uma área que não tinha visibilidade, o cuidado com a população de animais da cidade de São Paulo que vive abaixo da renda, a instituição é um alvo de várias reclamações.
Desde que começou a atender o hospital recebeu uma demanda muito maior do que tem condições de atender e por isso mesmo não conseguiu oferecer atendimento para todos os cães e gatos. Porém, como esse hospital é o primeiro do país a oferecer esse atendimento é natural que haja esse problema.
O que não pode é apenas reclamar do começo de um novo atendimento público que se mostra necessário e que veio apenas a somar num cenário em que não havia atendimento nenhum.
A Rotina De Atendimento Do Hospital Público Veterinário
O Hospital Público Veterinário atende diariamente, incluindo finais de semana, das 7h às 19h. O seu endereço é rua Professor Carlos Zagotis, n. 3, no Tatuapé. Para ter mais informações ligue para (11) 2667-7804.
Na verdade estive neste hospital veterinário e a espera é imensa, cheguei de madrugada para pegar uma senha e saí de lá as19;30 com uma receita na mão, as pessoas falam que não tem UTI, nem medicamentos,higiene tb a desejar, além do stress da espera e do sofrimento dos animais,vemos os animais morrerem na fila esperando nada muito diferente dos hospitais públicos humanos. Vi pessoa saindo para comprar remédio para ser adminsitrado lá mesmo.Afinal, precisa ser avaliado, os amimais e os donos merecem respeito, pagamos impostos a vida toda. Espero que as autoridades competentes vejam isto, urgente.
Precisa urgentemente de avaliação, ter tratamento mais eficaz e respeito aos donos e seus animais. Muita demora, espera e animais morrem esperando.Demora demais atender, se dá prioriade em burocracia horas a fio de esperae sofrimento.
Que oas autoridades revejam e reavaliem este hospital para ver sa as verbas estão sendo aplicadas corretamente e veja o atendimento que está muito a desejar.