Comedouros para Cães

A escolha do pote ideal de ração do seu amigo de quatro patas deve ser feita com muita atenção para evitar problemas como sobrepeso advindo de uma alimentação inadequada. Sabia que muitos dos casos de cachorros obesos se deve simplesmente ao fato de que o comedouro foi mal escolhido oferecendo uma dosagem exagerada de comida? Continue lendo e entenda melhor!

A Influência do Comedouro

A quantidade de ração diária ideal para um cachorro depende de fatores como porte, raça, quantas refeições são feitas pelo pet cotidianamente, se ele tem algum problema de saúde entre outros. Por ter tantas variáveis é essencial consultar um veterinário para determinar o melhor tamanho e formato de comedouro para o seu cachorro. Lembrando que cada pet é um pet devendo ter uma escolha personalizada.

Os animais se alimentam de maneira diferente do ser humano não precisando fazer tantas refeições diárias, isso deve ser levado em consideração. Também é válido mencionar que um comedouro pequeno não é sinônimo de deixar o seu pet passando fome. O pote de ração deve ser escolhido com foco em questões racionais e não emocionais e subjetivas.

Comedouros para Cães na Árvore

Comedouros para Cães na Árvore

Atenção ao Bebedouro

O bebedouro deve estar sempre cheio com água fresca então mantenha um bom ritmo de troca para garantir a saúde do seu pet afinal bactérias e resíduos de sujeira se acumulam com facilidade.

Tamanhos de Comedouro Para Cães

Basicamente existem três tamanhos de potes de comida para cães sendo: pequeno, médio e grande. A escolha deve ser feita observando o porte do seu amigo de quatro patas e as medidas dos potes em questão, abaixo apresentaremos uma média do tamanho.

Comedouro Pequeno

Comedouro Pequeno

Comedouro Pequeno

Em média comporta 240 ml tendo medidas de 15,5 cm x 4 cm de altura. Potes desse tamanho costumam ser indicados para raças de pequeno porte como Maltês, Boston Terrier, Lulu da Pomerânia, Lhasa Apso e Yorkshire.

Comedouro Médio

A média é de 470 ml com medidas de 20,5 cm e 5 cm de altura. Dentre os cães de porte médio que devem apostar num comedouro maior do que o pequeno, mas menor em relação ao grande estão Bulldog Francês, Beagle e Shar Pei.

Comedouro Grande

Comedouro Grande

Comedouro Grande

Possui em média 710 ml com extensão de até 23,5 cm. Trata-se de um comedouro indicado para raças de maior porte como Rottwiller, Labrador, Pastor Alemão, Husky Siberiano e São Bernardo. Outra dica importante é posicionar os comedouros de cachorros de maior porte em pontos mais altos para facilitar o processo de digestão evitando que eles precisem se abaixar demais para comer.

Atenção ao Material dos Comedouros

A escolha do material de que é feito o comedouro também é bem importante para garantir a saúde dos seus pets. Dentre as principais opções estão plástico, cerâmica e aço inoxidável. O aço é considerado como o melhor material por oferecer facilidade para a limpeza com esponja e também por apresentar maior resistência. Embora as opções de comedouros com borracha antiderrapante sejam mais caras valem a pena pela praticidade evitando bagunça no dia a dia.

Apesar de fácil de encontrar e de limpar, os comedouros de cerâmica, não são muito indicados por sua facilidade de quebrar e de acabar machucando o pet. Opções de plástico costumam ser mais baratas, mas podem acarretar em reações alérgicas nos pets ao soltar resíduos na ração ou na água do seu amigo. O mesmo vale para os comedouros de alumínio. Investir um pouco mais nos potes de aço pode se mostrar mais econômico em médio prazo devido à durabilidade.

Comedouro de Cano PVC

Comedouro de Cano PVC

Comedouros Automáticos

Os comedouros automáticos – que liberam mais ração quando a quantidade do pote acaba – têm feito sucesso, mas possuem uma pequena e considerável contraindicação que é o fato de deixar a comida liberada para os pets o dia todo. Os cães precisam se alimentar com quantidades adequadas de ração para não acumularem sobrepeso. Pode ser interessante apostar no sistema automático para o bebedouro para repor água fresca com mais rapidez e assertividade.

Formato do Comedouro

Mais uma questão importante para considerar na hora de comprar um comedouro para o seu cachorro é o formato. Opções de comedouro com labirintos e ilustrações podem ser eficientes para reduzir a velocidade com que o pet faz a sua refeição assim como opções mais rasas são perfeitas para animais com focinho achatado. Os cachorros que têm orelhas longas se dão melhor com comedouros com as laterais mais altas e aberturas de menor tamanho evitando que elas fiquem caindo dentro do pote de comida ou de água.

Gostou dessas dicas para tornar a sua compra de comedouro para cães mais assertiva?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *