Quem tem bichinhos de estimação deve saber que assim como as pessoas, fazer check-up nos animais não é coisa de maluco não, pois a verdade é que os animais também têm problemas de estresse, sofrem com o diabetes, com dores na coluna, com problemas de coração e uma serie de outras doenças que não podem ser ignoradas, mas tem sim que serem prevenidas ou se já apresentar a doença, esta deve ser devidamente diagnosticadas por um bom veterinário depois de feito um check-up para então serem tratadas de maneira adequada e sempre com a orientação de um bom profissional.
Checagem
Esta é feita através de vários processos como a analise bioquímica do sangue, por meio de uma ultra-sonografia, de um eletrocardiograma ou do ecodopplercardiograma. É por meio da ultra-sonografia, que os especialistas podem fazer uma avaliação dos órgãos no abdômen dos animais, quais sejam: rins, fígado, além do útero nas fêmeas, e o importante de tudo isso é que pode ser analisado in loco e em tempo real sendo que é através deste exame que os veterinários podem detectar anomalias varias como é o caso de congestões, inflamações, cistos e até mesmo neoplasias, além de outras. Com o ecodopplercardiograma podemos detectar precocemente diferentes tipos de cardiopatias para que possamos então tratá-las preventivamente. Por último o eletrocardiograma computadorizado é aplicado para o diagnostico de desvios de eixos, arritmias e isquemias do miocárdio para posterior tratamento.
Para Garantir a Longevidade
Toda esta tecnologia que temos hoje em dia a serviço da medicina incluindo aí a medicina veterinária pode ajudar muito no diagnóstico correto, mas, além disso, é preciso que os donos desses animais não deixem de seguir o calendário de vacinas e também tem o cuidado com a alimentação balanceada para que o animal tenha uma boa qualidade de vida e assim promover a longevidade de seu animalzinho de estimação, aproveitando por mais tempo a sua companhia.
Precauções
O bom dono de animais é aquele que cuida de seus companheiros com responsabilidade se antecipando para que quando os animais fiquem mais velhos não tenham problemas sérios de saúde. Dores na coluna podem ser prevenidas evitando submeter o animal a exercícios de grande impacto e não permitindo o peso excessivo. Existem raças que são mais propensas a certos tipos de doenças do que outras como é o caso do basset, dachshud, do beagle e do pequinês que sofrem muito com as dores na coluna e tem até mesmo bico-de-papagaio e isso é devido a terem corpo comprido e patas muito curtas. Se o seu cão já está na terceira idade, não se descuide com a alimentação, pois eles têm necessidade de comerem rações especiais, ao mesmo tempo em que as visitas ao veterinário devem ser periódicas.