Entre os diversos esforços para que a crueldade contra os animais diminua, muitas pessoas fazem associações protetoras dos animais. Essas associações são responsáveis pelo bem estar dos animais e também por comunicar às autoridades sobre o abuso contra animais.
Além disso, as associações protetoras dos animais ainda costumam promover feiras de adoção – para que os bichinhos que não têm mais casa e foram abandonados, ou mesmo os que já nasceram na rua, tenham a chance de ter um lar verdadeiro.
Os trabalhos nessas associações são, em sua grande maioria, voluntários. Ninguém que trabalha ali tem nenhum ganho com isso, e todo o trabalho é feito apenas em prol do bem estar dos animais que sofrem, ou sofreram, algum tipo de crueldade ou maus tratos.
Diferentes das tradicionais organizações não governamentais para animais, as associações protetoras dos animais são instituições que têm por objetivo fiscalizar o bem estar dos animais e denunciar maus tratos e ações negativas contra esses animais.
Caso você saiba de maus tratos com animais e deseje denunciar, as associações protetoras dos animais são o lugar para ir.
Normalmente elas trabalham em conjunto com as Organizações Não Governamentais para animais, não apenas fiscalizando-as, mas também levando bichinhos em perigo para que sejam tratados com seus serviços. Elas não têm ligações com governos e seus fundos vêm, em sua grande maioria, de doações, feiras e eventos organizados para que as associações possam ser mantidas.
O trabalho de seus gestores é normalmente voluntário e as associações sempre precisam de mais mãos para ajudá-las a fazer este trabalho.
Caso tenha interesse em ajudar, procure as associações de sua comunidade e faça doações ou voluntarie-se para o trabalho.