Animais, Seres Sencientes

Foram realizadas algumas pesquisas científicas e concluíram que os animais São seres sencientes, ou seja, são seres que possuem a capacidade emocional de sentir medo, dor, alegria, prazer e até mesmo estressse, além também de terem memória (lembranças) e até mesmo sentir saudades.

Quando fala de animais sencientes, não inclui somente os animais de estimação, mas sim todos os animais vertebrados – mamíferos, répteis, aves, peixes e anfíbios.

Animais Seres Sencientes

Animais Seres Sencientes

A senciência causa sentimentos emocionais nos animais como agonia, temor e outros.

Existe um documentário “Animais, Seres Sencientes”, que trata com grandes especialistas em bem estar do animal, sobre a senciência dos animais.

Eles comentam de modo didático e claro sobre os animais de produção, de companhia, de entretenimento, selvagem e outros.

Grande parte do documentário refere-se à relação do homem com o animal. Também refere-se a questões éticas a respeito dos animais, que como todo ser humanos, os animais também são inteligentes, sensíveis, possuem desejos e etc.

Agora, sim, devemos tomar conta de que não podemos contribuir para a tristeza ou qualquer tipo de sofrimento que possa atingir os animais, que são iguais a nós em relação a sensibilidade. Há diferença que existe é apenas de grau e não de tipo.

Animais Seres Sencientes

Animais Seres Sencientes

A seguir vamos ver uma matéria feita pela WSPA, a Sociedade Mundial de Proteção Animal sobre a discussão da senciência animal, ou seja, a capacidade de sentir que os animais possuem, algo que já foi comprovado cientificamente inúmeras vezes. Esses animais demonstram ter sentimentos antes considerados exclusivos dos seres humanos, como por exemplo, prazer, dor, alegria, tristeza, entre outros. Isso recai no questionamento de como os animais são tratados atualmente e como é importante que haja uma verdadeira preocupação com o bem estar dos animais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *