A Eutanásia Animal

Eutanásia animal é um assunto que, assim como a castração dos animais domésticos, causa muitas discussões, principalmente entre as organizações de defesa dos animais. No entanto a eutanásia assim como a castração tem como principais objetivos evitar o sofrimento dos animais.

Animais

Quando grupos se insurgem sobre a eutanásia de animais outra questão se faz evidente: são mortos milhares de animais todos os dias no mundo para a alimentação dos seres humanos e ninguém defende os direitos desses animais, entretanto quando a morte atende uma indicação de médico veterinário para evitar o sofrimento do próprio animal há questionamentos. Não há equivalência entre as duas espécies de animais? – Neste artigo nós vamos falar sobre a eutanásia animal, porque e quando ela é indicada, e como é realizado o procedimento.

Medicina Veterinária

A “eu-thanasia” é um termo grego que significa “morte feliz”, um assunto que ganha espaço nas universidades entre os acadêmicos de medicina veterinária, especialmente nos países desenvolvidos. A importância desse tema é representada num estudo realizado nos estados Unidos que revelou que cerca de 3% dos atendimentos clínicos veterinários são para eutanásia. No Brasil o assunto não tem tanta ênfase, e as discussões se prendem mais nas complexas questões humanas e éticas.

Vale salientar que esta é a única profissão que tem o direito a execução de seus pacientes, seguindo ordens de seus superiores ou ainda seguindo o seu próprio diagnóstico. O veterinário cuida de animais domésticos ou de animais de produção, no primeiro caso a manutenção da vida é o objetivo e a eutanásia a última opção, no segundo caso a o animal não é um indivíduo e a morte recebe o nome de abate, e é inevitável.

Animal Doméstico – de quem é a Decisão Final?

Não existem critérios pré-estabelecidos para basear uma decisão sobre os procedimentos a serem adotados e pela opção ou não pela eutanásia, nãos constam de nenhum tipo de manual sobre primeiros socorros animais ou mesmo no código de ética veterinária. É a formação humana juntamente com a experiência e os conhecimentos do profissional que construirão a posição do veterinário. No entanto cabe ao veterinário apenas sugerir ao dono do animal a indicação do procedimento, a decisão final, entretanto, cabe somente ao dono do animal.

O Procedimento

Quando os animais apresentam doenças exigem cuidados assim como os seres humanos, com cuidados profissionais, medicamentos, habilidade e dedicação profissional. Além de tudo em muitas das doenças os animais são submetidos a sofrimentos atrozes, dos quais não tem entendimento.

Realizar

Nesse caso a eutanásia é o procedimento indicado. Ele deve ser realizado através da aplicação de medicamentos que subtraiam qualquer tipo de dor ou sofrimento ao animal, evitando a longa e dolorosa agonia de algumas doenças que não tem cura e também o sofrimento ocasionado por alguns acidentes. A eutanásia deve proporcionar uma morte não natural, porem sem sofrimento.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *