Patos do Mato

O Pato do Mato, com o nome científico Cairina moschata, é um pato de grande porte nativo do México, América do Sul e Central. Pequenas populações se estabeleceram nos Estados Unidos, particularmente no Texas e no Sul da Flórida, bem como em áreas da América do Norte, incluindo o sul do Canadá. Os patos do Mato são encontrados na Nova Zelândia, na Austrália e em algumas áreas da Europa.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=fzbwb_KTfD0[/youtube]

Características do Pato do Mato

Se trata de uma espécie grande de pato. Os machos medem cerca de 76 cm e podem pesar até 7 kg. As fêmeas são consideravelmente menores e costumam medir apenas 3 kg, cerca de metade do tamanho dos machos.

Suas cores são, predominantemente, preto e branco. O macho possui penas brilhantes nas costas. A quantidade de penas brancas no pescoço e cabeça é variável, bem como no bico, que pode ser amarelo, rosa, preto ou uma mistura destas cores. Eles podem ter manchas brancas nas asas, que se tornam mais visíveis durante o vôo. Ambos os sexos têm uma faixa rosada ao redor do bico, mas nos machos ela é mais evidente.

Embora o Pato do Mato seja um pássaro tropical, adapta-se bem aos climas mais frios e é capaz de sobreviver em locais com até -12º C.

Habitat e Alimentação do Pato do Mato

Esta espécie de ave não migratória normalmente habita florestas, pântanos, lagos, córregos e proximidades de pastagens e plantações agrícolas. A alimentação do Pato do Mato consiste em vegetais de pastagens, pequenos peixes, anfíbios, répteis, crustáceos, insetos e centopeias.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=NGOFG8DU40A[/youtube]

Comportamento do Pato do Mato

Este é um pato um pouco agressivo. Os machos costumam brigar por comida, por território ou por causa de uma fêmea. As fêmeas se enfrentam com menos frequência. Alguns adultos poderão se bicar se estiverem comendo o mesmo alimento.

Reprodução do Pato do Mato

Os animais desta espécie não formam pares estáveis. Eles se acasalam na terra ou na água e podem se produzir até três vezes por ano. Os machos e as fêmeas atingem a maturidade reprodutiva com cerca de um ano de idade, embora com essa idade, eles ainda não estejam completamente desenvolvidos, pois apenas depois de um ano de vida que eles chegam ao seu peso e medidas totais.

Relações sexuais forçadas entre um macho e uma fêmea já foram vistas em populações selvagens. Os machos são, muitas vezes, vistos com até quatro fêmeas. As fêmeas também podem acasalar com outros machos.

A fêmea coloca de 8 a 16 ovos, geralmente em um algum buraco de alguma árvore, onde ficam incubados por 35 dias. Ela permanece chocando os ovos e só costuma deixar o ninho uma vez por dia, durante 20 minutos a uma hora e meia, para defecar, beber água, comer e, às vezes, se banhar.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=jjjzqHdUl40[/youtube]

Assim que os ovos começam a eclodir, pode levar até 24 horas para todos os patinhos conseguirem romper a casca para sair. Os filhotes normalmente ficam com a mãe por cerca de 10 a 12 semanas, porque seus corpos não conseguem produzir todo o calor de que necessitam, especialmente em regiões temperadas, então eles vão ficar perto da mãe nesta primeira fase da vida, especialmente à noite.

A mãe protege os seus filhotes dos predadores. Os ovos e os patinhos são presas de guaxinins, grandes tartarugas, aves de rapina, peixes grandes e cobras. Os filhotes podem voar dentro de 5 a 8 semanas. Suas penas se desenvolvem muito rápido.

Muitas vezes, o macho vai ficar próximo da ninhada durante várias semanas. Ele irá caminhar com os filhotes durante suas viagens em busca de alimentos, fornecendo proteção. Durante as primeiras semanas de suas vidas, os patinhos se alimentam de grãos, milho, grama, insetos e quase qualquer coisa que se mova.

Patos ou Gansos?

Muitos acreditam que eles são mais gansos do que os patos, de fato, muitas vezes, eles são considerados gansos por causa das seguintes razões:

Eles não grasnam assim como outras espécies de pato e são geralmente tranqiilos. Seus ovos demoram mais tempo para chocar do que os ovos de outros patos. São 35 dias para os ovos dos Patos do Mato e cerca de 28 dias para os ovos de outras espécies de patos.

Conservação do Pato do Mato

Esta espécie tem uma gama extremamente ampla e, portanto, não se aproxima dos animais considerados vulneráveis e com risco de extinção. Mesmo com um declínio na população dos Patos do Mato, não se acredita que esta redução seja suficientemente rápida para que a espécie vá parar na lista de risco de extinção.

Curiosidades Sobre o Pato do Mato

Curiosidade 1: Os Patos do Mato geralmente vivem por cerca de 7 a 8 anos. No entanto, curiosamente, eles podem chegar a viver até 20 anos ou mais se tiverem acesso a uma boa alimentação e não forem vítimas de um acidente ou de um predador.

Curiosidade 2: Os machos podem ser muito agressivo com outras aves. São frequentemente observados em brigas, usando suas garras, asas e bicos para atacar. Eles afugentam outros machos que se aproximarem de suas fêmeas e chegam até a acasalar à força quando elas tentam fugir.

Curiosidade 3: Os Patos do Mato se comunicam uns com os outros abanando o rabo e levantar e abaixar a cabeça um para o outro.

Curiosidade 4: Ao contrário de outros patos, os patos do Mato não nadam tanto quanto outras espécies de pato, pois suas glândulas sebáceas são bastante subdesenvolvido em relação a dos outros. No entanto, ainda assim, eles fazem vôos baixos nadam bem.

Curiosidade 5: Trata-se de uma espécie relativamente fácil de criar e cuidar. Os patos são uma saiba escolhe de animal de estimação para quem quer realizar o controle de insetos em seu quintal, fazenda ou sítio. Os Patos do Mato não são a espécie mais popular de patos para a domesticação por serem um pouco ariscos, mas eles são ótimos para eliminar insetos, e isso faz valer a pena a dificuldade de domesticá-los.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *