Panda Gigante

Originário da China, pertencente a extensa classe dos mamíferos e a família dos ursos (Ursidae), o panda gigante está entre os animais que correm sérios riscos de compor o extenso álbum de Fotos de Animais em Extinção. Dentre as principais causas do risco de extinção está a destruição de seu habitat natural que são as florestas. Curiosamente este urso esteve relacionado como sendo pertencente a família do Guaxinim, mas pesquisas recentes o colocaram de volta na família dos ursos, juntamente com o urso pardo.

Seu jeito calmo e dócil encanta adultos e crianças, sua aparência fofa e peluda lhe faz parecer com um grande urso de pelúcia, pois tem o focinho curtinho e aqueles olhos envoltos em uma espécie de máscara que lhe dá um olhar sapeca e ao mesmo tempo meigo. Seu corpo tem basicamente duas cores que são o preto e o branco. O urso panda tem uma personalidade dócil sendo inclusive tímido, não tem por hábito o ataque, mas pode se tornar agressivo ao se sentir ameaçado, seu instinto de defesa fala mais alto neste momento.

Seu estilo de vida é bastante solitário, e o principal motivo desta solidão acontece em função de sua alimentação, o panda gigante come principalmente broto de bambu e ele pode ficar cerca de 14 horas por dia se dedicando exclusivamente a esta tarefa, portanto não lhe sobra muito tempo para se relacionar ou viver em grupos. Eles também podem incluir em sua alimentação o peixe, alguns Insetos como a formiga e raramente alguns pequenos Mamíferos e Roedores, mas preferem mesmo folhas de arbustos e bambu, e para isso possuem a mandíbula e os dentes muito fortes, pois seu sistema digestivo dificulta o processamento do bambu. Eles saem do isolamento quando se aproximam das fêmeas em época de acasalamento, que ocorre apenas uma vez a cada dois anos e pelo curto período de três dias.

As fêmeas são capazes de dar a luz a apenas dois filhotes a cada período fértil, e destes muitos morrem acidentalmente quando a mamãe ursa, Tirando Uma Soneca, sufoca-os sem intenção, ou ainda por excesso de cuidados. Devido ao tamanho das fêmeas estas situações fatais são bastante comuns, especialmente tendo em vista que os filhotes ao nascerem tem apenas cerca de 10cm e pesam em torno de 100gr. O urso panda gigante tem altas taxas de mortalidade e raros casos de sucesso no seu nascimento, e além disso apenas 30% das ursas se reproduzem, apenas 10% dos cativos conseguem se reproduzir naturalmente e cerca de 60% deles não demonstram a menor atração Sexual. Estes fatores somados a depredação de seu habitat natural agravam muito a situação desta espécie. Estima-se que a vida útil desta espécie seja de 13 anos em média, sendo que existiram dois casos de ursos com 2 e 36 anos de idade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • hello eu gosto muito de pantas

    ines 27 de novembro de 2009 15:47
  • os pandas fazem coco’?

    ines 8 de fevereiro de 2010 15:53
  • eu gosto muito de pandas sao animais mtu doceis e alem do mais preto e branco combina com eles

    nicolymottaribeirosantana 25 de dezembro de 2011 19:45
  • pandas comem mesmo bambu?

    nicoly 25 de dezembro de 2011 19:46
  • adoro pandas gigantes sao tao fofinhos!

    anapereira 5 de outubro de 2013 7:27
  • adoro pandas!

    anapereira 5 de outubro de 2013 7:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *