A marreca-pé-na-bunda (Oxyura vittata), é uma ave anseriforme (aves aquáticas), da família Anatidae (patos, gansos, cisnes, marrecos).
É uma ave pequena, com 40cm aproximadamente de comprimento, chegando a pesar 640g.
Diferenças Entre os Sexos.
O macho tem a cabeça negra, bico azul, e plumagem do corpo castanho-avermelhada, já a fêmea tem cabeça negra, plumagem do corpo castanho-escura, pescoço branco, coroa e faixa dos lados da cabeça negros.
Reprodução da Espécie
Os machos possuem um pênis de um tamanho avantajado (que excede o comum), maior de todos os vertebrados. O pênis é espiral, tem uma textura espinhosa igual a de uma escova. Já as fêmeas, tem uma vagina espiral em sentido oposto.
Uma espécie confusa e agressiva em relação a sua vida sexual, por causa dos machos que competem para acasalar com as fêmeas. Uma curiosidade é que os machos dessa espécie podem usar a ponta do pênis que é uma estrutura igual a uma escova, para retirar os espermas dos anteriores do oviduto da fêmea.
A incubação são feita pelas fêmeas, são de 6 a 12 ovos.
Onde são Encontrados?
Raramente voa, e passa a maior parte do tempo na água, lagos, rios … São encontrados na Argentina e no Chile. No inverno migram para o sul do Paraguai e do Brasil.