- A Família Columbidae
Columbidae é o nome cientifico de uma família de pássaro de pequeno e médio portes, que incluem espécies como pombas, pombos, picaús, rolas e rolinhas. Falaremos hoje sobre a diferença entre pombos e pombas, mas poderíamos entrar no mérito também, da diferença entre rolas e rolinhas. Muitas pessoas se equivocam, por confundir estes pássaros (pombos e pombas, rolas e rolinhas), talvez pela semelhança nos nomes, talvez pela semelhança física, talvez apenas pelo desconhecimento. Fato é que a família Columbidae é muito mais vasta, e apresenta uma gama de subfamílias e espécies muito grande.
O termo Columbidae se origina de um termo em latim (Columbus), para as pombas. Essas aves estão distribuídas por todo o mundo, e apresentam mais de 300 espécies, distribuídas pelas 7 subfamílias registradas. Algo muito comum entre essas aves, é o fato de elas estarem sempre no mesmo território, com um fator de mobilidade muito pequeno, quando damos um enfoque geral em cada espécie. Como já dito, uma característica comum, também é o fato de que elas são aves de pequeno e médio porte. Além disso, sua dieta consiste em sementes e frutos.
- Reprodução da Família Columbidae
As espécies da família Columbidae, se reúnem em época de reprodução para procriarem. Iniciam o processo construindo seus ninhos, que geralmente ficam em lugares altos ( não é incomum ver ninhos destes pássaros em postes, ou em topo de telhados e afins). Cada ninhada costuma gerar 3 ovos de coloração branca. Para distinguir a fêmea do macho, o critério mais viável é diferenciar a cor do animal. A plumagem varia de acordo com o sexo. Durante o processo de encubação dos ovos, o macho divide as tarefas com sua companheira, revezando todo o processo com a fêmea, da encubação ao processo de obtenção do alimento.
A tarefa de construir o ninho que prioritariamente é do macho, também conta com a ajuda da fêmea. Neste caso, é necessário conseguir a matéria prima ( gravetos e folhas), e depois construir o ninho. O processo de cruzamento de galhos e folhas, constrói uma estrutura rígida que faz com que o ninho não se abale com quaisquer chuvas ou ventos. Esse tipo de inteligência, dá ao pombo, um status interessante e bastante estudado por especialistas de espécies animais.
-
A Relação Entre o Aumento da Espécie e os Malefícios à Saúde Pública
Os pombos e pombas se perpetuam por ambientes urbanos por todos os lugares. Ao contrário de muitas outras espécies animais, eles não se abalam com a movimentação de pessoas, pelo contrário. Muitas vezes, aglomerações parecem ser atrativos para que esses animais se juntem. Não é incomum observar membros da família Columbidae, em praças de alimentação, ruas e shoppings. Só que nem tudo são flores nessa interação entre animais e seres humanos.
Esses pássaros costumam ser vetores de alguns parasitas, que em seres humanos causam um certo mal. Um exemplo é a mosca de pombo (Pseudolynchia canariensis) que transmite um protozoário bastante indesejado para a saúde humana. Este parasita é um artrópode que vivem na plumagem dos pombos da cidade, possui em média 12 mm, e causam doenças como anemia. Além de tudo nas aves, costumar aparecer sintomas como irritação, e até a mortalidade de jovens pombos.
Algumas outras doenças como Histoplasmose (que afeta pulmões, e o sistema reticuloendotelial), doenças causadas pela salmonella (bactéria que dentre muitos problemas causa a infecção do sistema digestório) e criptococose ( micose associada a um fungo parasita do pombo).
Além das doenças que afetam a saúde dos seres humanos, os pombos afetam de outra forma: se multiplicando em habitat de outros animais, e interferindo no andamento da cadeia alimentar natural. Além disso, suas fezes danificam monumentos históricos, sujam carros, e podem cair em pessoas.
-
Qual a Diferença entre Pombos e Pombas?
Sabemos que a nomenclatura pomba e pombo, são utilizadas sem muita diferenciação para os dois. Na verdade, varia de uma região para a outra, a forma como esses animais são chamados. Em suma, não são a mesma espécie, mais pertencem e mesma família.
Pombas são espécies menores que os pombos, e os pombos por sua vez são consideravelmente maiores que as pombas. Ambos habitam o meio urbano, são muito parecidos, mas em estatura e envergadura se diferenciam pelo tamanho. Um exemplo muito visto em desenhos animados, filmes antigos e literaturas de época, é o do pombo correio. Saiba que quem fazia este trabalho, eram os pombos. Animais maiores, com maior estrutura (possibilitando-os de levar bilhetes).
Existem espécies de pombos (os pombos coroados), que chegam a 4 kg, além de um tamanho elevado. Ao mesmo passo que existem pombas de apenas 22 gramas, existentes na Oceania.
Uma outra pequena diferença pode ser vista na alimentação. Pombos e pombas se alimentam de sementes e outras partes de frutos e frutas. Só que em especial, as pombas, tem algumas espécies que também comem pequenos insetos e outros tipos de parasitas.
Contrastando com essas diferenças, estão as muitas similaridades. Além dos nomes, estão a fácil adaptação a mais diversa variedade de lugares. Isso lhes dá uma facilidade de se estabelecer em todos os lugares do mundo.
-
Curiosidades Sobre Pombos e Pombas
-
Símbolo da Paz
A pomba é tida mundialmente como o símbolo da paz. Não é difícil encontrar encenações ou homenagens que envolvam a paz, terem esse pássaro como símbolo. A origem dessa representatividade se deu em uma passagem histórica, do Antigo Testamento. Nesse trecho, após o famoso dilúvio que envolve a história da Arca de Noé, o próprio Noé teria soltado uma pombinha branca, para que ela encontrasse sua terra natal.
Essa história que pode ser conferida na Bíblia, no texto de Gênesis Capitulo 8, Noé estava a aguardar o fim do famoso dilúvio, e para isso soltou um animal mensageiro, para conferir em distancias maiores, quais eram os níveis das águas naquele momento. Uma curiosidade que nem todos sabem, é que o animal que seria o símbolo da paz, era pra ser outro. Pois segundo a Bíblia, o primeiro animal mensageiro foi o corvo, que não conseguiu levar a mensagem e fazer com que Noé tivesse a resposta que precisava. Logo coube à pomba branca essa missão representativa por toda a eternidade.
-
Pombo Correio (História)
O pombo também é um animal que tem sua representatividade histórica. Na era medieval os pombos correios, eram nomeados para levar bilhetes até mensageiros especificados pelo seus treinadores. Estes eram ordenados pela realeza para executar a missão e adestrarem as aves.
Na época das guerras na Idade Média, exigiam-se dos reinos o máximo de segurança e sigilo sobre as mensagens enviadas. Nesse tempo, o envio de pombos correios se fez muito necessário e eficiente. Os animais provaram sua competência e por anos foram grandes pontes de mensagem. Hoje em dia não é típico o uso de pombos correios, mas muitos colecionadores excêntricos ainda fazem criação e treinamento de pombos correios.
-
Pombos Como Animais de Estimação
Muito se fala sobre o quão inadequado é a criação de pombos em casa, devido ao grande índice de doenças por eles transmitidos, como já abordamos nessa matéria. Porém com alguns cuidados essenciais, especialistas afirmam que sim, é possível criar pombos em casa, desde que alguma medidas sejam tomadas.
Medidas relacionadas à higiene, alimentação dos pombos,e restrição de circulação deles, são essenciais para esse tipo de cultivo e adestramento. Esses cuidados são seguidos a risca pelos criadores de pombo correios.
Além de serem muito inteligentes, os pombos são extremamente sociáveis e não devem ser vistos como pragas urbanas. São belíssimos animais, que com controle e higienização correta, podem ser ótimos companheiros domésticos.