Aves
Esse grupo de animais com certeza é um dos mais interessantes do mundo animal, eles também são um dos mais abrangentes e predominantes em todo o globo terrestre. Muita gente pode não saber, mas as aves fazem parte do grande grupo dos vertebrados, ou seja, dos animais que possuem uma coluna vertebral, tal como nós os seres humanos. Há ainda outras características especificas das aves e vamos falar mais sobre elas aqui.
Dentro do grupo, ou da denominação de aves há muitos diferentes animais e espécies, muitas famílias, muitos tipos diferentes, muitas cores diferentes, muitos diferentes tamanhos e muitos animais de hábitos diferenciados, ainda que todos sejam classificados como aves, no entanto, uma diferença bem marcante dos animais desse grupo para todos os outros seres que vivem em nosso planeta, é a sua capacidade de voar, capacidade criada por causa das suas únicas e especiais asas.
Uma única exceção quanto a habilidade de voar se dá apenas para um animal fora do grande grupo das aves, é o morcego e ele é considerado um mamífero, ele usa as suas asas com a função de voar, mas é a única exceção existente. As aves não nascem sabendo voar, normalmente elas aprendem ainda nos seus primeiros dias de vida, no caso de muitas espécies, mas elas não nascem sabendo, no entanto, ao menos que elas tenham algum problema, a maioria delas elas desenvolvem essa capacidade ainda em seus primeiros dias ou períodos de vida, muitas vezes são ensinadas pelos seus ancestrais, seus pais. Outra exceção, agora no caso de animais que estão no grupo das aves mas não voam, por causa das suas anatomias corporais são os avestruzes, os avestruzes, os quivis e as galinhas (que podem voar, mas na maioria das vezes nunca aprendem a voar longas distancias, apenas dão curtos pulos no ar).
Com certeza, se você perguntasse para muitas pessoas se elas gostariam de experimentar a sensação de voar, a resposta na maioria das vezes seria sim, e o ser humano que não gosta de ficar para trás em nada, acabou descobrindo alguns meios de colocar essa vontade, esse sonho em prática através das viagens de avião, ou de uma maneira mais realista, através dos passeios de asa delta, passeios de paraglider e parapente, entre outros passeios que se encaixam na categoria, no entanto, nenhum deles nos oferecem uma habilidade nata de voar, tal como acontece naturalmente com as aves.
Uma outra característica absolutamente marcante das aves é a ocorrência de bicos, que são tão comuns neste grupo de animais, no entanto, essa ainda não é a característica desses animais que de fato os separam dos outros grupos de animais que vivem sobre o planeta Terra, uma vez que há animais em outras classes que possuem estruturas muito semelhantes com bicos, dois exemplos disso estão distribuídos entre os mamíferos e répteis.
Dentre os mamíferos temos o peculiar ornitorrinco, que possui no lugar de sua boca uma estrutura corpórea que se assemelha em muito aos bicos das aves, além dele podemos citar no grupo dos répteis, as tartarugas, que não possuem necessariamente um bico, mas que possuem uma estrutura que lembra ainda que não seja igual, os bicos das aves.
Característica Exclusiva Das Aves
A característica que realmente podemos dar o título de ser exclusiva das aves, é a característica de ter penas em seu corpo, nós humanos por exemplo, assim como a maioria dos animais somos cobertos de pelos e cabelos, enquanto as aves são cobertas por penas. As penas não ocorrem em animais de nenhum outro grupo, e neste caso não há exceções como no caso das asas e dos bicos.
Acredito que todo mundo saiba o que é uma pena, mas será que você sabe qual é a função dela no corpo das aves? Uma das funções mais importantes é promover o isolamento térmico do seu corpo, tal como os pelos o fazem no corpo dos mamíferos, outra função fundamental é que as penas ajudam e acabam sendo um dos fatores determinantes, entre os quais fazem as aves ter a capacidade de voar.
Pelos motivos descritos anteriormente, de acordo com a sua função no corpo da ave, podemos dividir as penas em quatro grupos, são eles os das penas de contorno, penas sonoras, o das penas de adorno e o das penas de voos. As penas de contorno em geral, são pequenas penas e penugens que cobrem a massa corporal das aves, e sua proteção é o isolamento térmico, ou seja, tem como função manter a temperatura corporal das aves estáveis, independente da temperatura externa.
As penas de voo são normalmente mais longas do que as penas de contorno e elas ficam em geral, nas asas e na cauda das aves, que são exatamente os locais responsáveis pela capacidade desse grupo de animais, de voar. As penas de adorno, normalmente ficam na cabeça, no topo ou em partes inferiores, ela tem uma função mais estética e muitas vezes funcionam como uma forma de atrair os parceiros em períodos próximos a reprodução das aves, elas embelezam a ave e a torna mais atraente, vale lembrar que por mais que algumas aves pareçam iguais para nós por serem muito parecidos, os diferentes indivíduos, também são diferentes em suas penas, desenhos, padrões e formatos, ainda que a diferença para nós seja quase imperceptível.
Penas sonoras é um tipo de pena modificada que auxilia as aves na produção de som, a maioria das aves canta e emite muitos sons, em especial quando estão no seu período de acasalamento e de reprodução, essas penas em especial, auxiliam na geração dos sons pelas aves. Um outro tipo de penas são as chamadas cerdas, essas penas se assemelham um pouco aos pelos que tanto conhecemos, elas aparecem nas aves em uma forma parecida com bigodes, por exemplo. A função das cerdas é de proteger e ajudar na captura de sensações, além disso auxiliam as aves a capturar os insetos.
Outras Informações Sobre as Aves
É interessante dizer que as aves surgiram a partir dos dinossauros, acredita-se que elas tenham surgido especificamente no período chamado de Jurássico, e que elas provavelmente evoluíram de um tipo de dinossauros conhecidos como terópodes, o que aconteceu a mais ou menos uns 150 milhões de anos no passado.
A reprodução das aves se dá através do óvulo e espermatozoide, a fêmea tem um ovário e a fecundação nessa espécie é interna, a gestação, no entanto não é interna como acontece com os mamíferos, as fêmeas colocam ovos, cujas cascas são feitas de material derivado do calcário, dentro desses ovos os filhotes passam um período se desenvolvendo até que estejam prontos para quebras a casca e “nascer”.
Uma curiosidade sobre as aves é que elas não fazem xixi, elas não urinam ainda que consumam líquidos, o liquido consumido vai para o seu estomago e se não for absorvido ele sai junto com as suas fezes, isso acontece porque as aves não possuem bexiga, tal como outros animais. Falando em beber líquidos, vale lembrar que o tipo de alimentação das aves é bem variado, sendo que cada espécie possui as suas especificidades, algumas consomem apenas insetos e pequenos animais, outras são carnívoras, tal como os urubus, outras ainda são herbívoras e só consumem produtos de origem vegetal.