Pica-Pau-Anão-Canela: Curiosidades Da Especie E Fotos

Pica Pau

O pica pau se eternizou nas nossas memorias, nas nossas histórias e faz parte de muitas infâncias por aí por causa dos desenhos e filmes infantis sobre o divertido e brincalhão pica pau, aquela ave nas tonalidades azul, branco e vermelho e que algumas vezes até passava da medida fazendo bullying com seus colegas nos desenhos animados.

A realidade é que o grupo dos pica paus é muito mais que isso e não se resume somente a uma ave, muito menos a apenas uma tonalidade especifica, por esse motivo devemos entender que os pica paus podem ser de diversos tipos, eles são um grupo muito distinto e variado, apresenta muitas combinações de cores diferentes e cada um dos indivíduos tem o seu lugarzinho especial dentro do ecossistema natural, aqui vamos falar especificamente, um pouco mais sobre o pequeno e interessante Pica pau anão canela.

Pica Pau Anão Canela

Existem duas coisas sobre esse pica pau que podem ser deduzidas já pelo seu nome, uma é que ele é bem pequeno, principalmente em relação à outras aves também chamadas de pica pau, por isso recebe no seu nome a palavra anão. A segunda coisa que se subentende a partir do seu nome popular é que ele possui a coloração canela que se aproxima de um marrom caramelizado.

O seu nome científico é Picumnus fulvescens, esse nome se deve também ao fato dele ser pequeno e cor de canela, uma vez que picummus está ligado à palavra picumne ou ainda picolet, que na língua francesa significa pequeno, já a outra parte de seu nome fulvenscens está ligada ao significado de canela, cor canela. Essa pequena ave faz parte da ordem Piciformes e da família Picidae.

Quanto as suas características físicas o Pica pau anão canela tem um peitoral em tons de canela e caramelo, essa parte de seu corpo é bem marcante, uma vez que muitas penas têm essa mesma tonalidade, o seu bico costuma tem uma cor cinza com a pontinha sendo preta, seus olhos também são escuros, pretos.

A região do seu rosto e nuca, possui penas pretas, as quais curiosamente tem pequenos pontinhos brancos, como se tivesse sido pintada a mão com muitas bolinhas. O topo de sua cabeça tem a cereja do bolo para identificar esse pássaro, as penas dessa região têm uma coloração laranja que geralmente é bem viva, essas penas as vezes parecem formar uma espécie de topete nos pica paus anão canela, apenas alguns exemplares não apresentam essa característica.

O seu tamanho médio dificilmente passa dos 10 centímetros de comprimento, sendo que e possível encontrar individuas adultos ainda muito menores do que esse tamanho, ficando por volta dos 7 centímetros de comprimento, por isso além de levar a palavra anão em seu nome, em algumas regiões do país ele é chamado também de picapauzinho ou ainda apenas de pica pau anão, apesar de sua pequena estatura ele normalmente apresenta pés bem grandes, considerando o seu tamanho.

Apesar do Pica pau anão canela ser considerado uma espécie própria, muitos cientistas e pesquisadores da área ainda possuem uma certe dúvida sobre em qual grupo deveriam colocá-lo, pois há uma discussão de que ele seria não uma espécie derivada do Pica pau anão da caatinga, portanto, ainda hoje há uma certa dúvida sobre isso e essa questão divide os especialistas, por enquanto ela continua com o título de espécie própria.

Essa espécie não está entre as categorias mais preocupantes das ameaçadas de extinção, ela fica na lista como quase ameaçada, portanto, ela ainda está em uma posição altamente privilegiada considerando muitos dos pássaros brasileiros, os quais alguns inclusive já desapareceram infelizmente.

Onde São Encontrados

Pica Pau Anão Canela Em Cima da Árvore

Pica Pau Anão Canela Em Cima da Árvore

Essa é uma espécie que é endêmica do nosso território, mas ele não é visto em todas as partes do Brasil não, está bem restrito à região do Nordeste brasileiro, mais especificamente aos estados do Piauí, também no estado de Alagoas, Sergipe, Bahia, os estados mais acima também não ficam de fora e ele também ocorre em Pernambuco, no Rio Grande do Norte, no Ceará e na Paraíba, todos concentrados na parte leste do Brasil.

As principais vegetações que habitam são do tipo florestas de Mata atlântica e florestas decíduas, ou seja, aquelas típicas de climas temperados e que perdem suas folhas em algumas épocas do ano. As florestas de reflorestamento, ou de plantações planejadas também se torna um bom lar para esses pássaros que podem ser comumente avistados nessas regiões.

Hábitos Dos Pica Paus Anão Canela

Esses pássaros fazem jus ao nome de pica pau, isso porque é bem possível que quando você encontre com algum deles, você os veja realmente bicando algum tronco de arvores, eles fazem isso como uma forma também de criar tocas e esconderijos seguros onde as fêmeas podem guardar os seus ovos e procriar, mas esse hábito não para por aí, uma vez que bicar os troncos de arvores também mostra a sua forma e é uma forma de chamar a atenção das fêmeas, além de que ele fazendo isso também está demarcando o seu próprio território.

O hábito de bicar a madeira também funciona para as suas relações de comunicação, principalmente entre o macho e fêmea, como vocês podem ver, com essa sua característica única o pica pau colhe muitos frutos, isso só pode ser feito por causa do seu bico ser extremamente forte, bem mais forte que o bico de outras espécies.

Esse pica pau come pequenas presas, insetos ou o que estiver ao seu alcance, esse normalmente alimenta os filhotes recém nascidos por meio do hábito da regurgitação. Nessa espécie há um trabalho muito forte de cooperação entre o macho e a fêmea, com o propósito de cuidar dos seus pequenos filhotes e assim permanece por um bom tempo até que eles consigam se virar sozinhos, normalmente a reprodução como um todo acontece dentro dos troncos das árvores, de preferência troncos de arvores já podres.

O pica pau anão canela anda muitas vezes em galhos muito fininhos, talvez por isso tenha o seu pé grande, para que assim ele consiga se fixar melhor e diminuir os riscos de queda, isso pode até mesmo ser considerado uma compensação evolutiva da espécie, nesses galhos onde outros animais as vezes não chegam eles coletam alimentos, como por exemplo, as larvas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *