Pardal
Esse passarinho tão conhecido pelas pessoas são os pequenos e graciosos pardais. Acredita-se que a muitos e muitos anos atrás eles habitavam apenas uma região localizada no Oriente Médio, no entanto, ao longo do passar do tempo, os pardais foram se dispersando e com isso foram indo por vontade própria e também de maneira forçada para outras partes do mundo. Hoje os pardais são encontrados nos mais diversos cantos do planeta terra, praticamente em todos os países e em todos os continentes e isso aconteceu da mesma forma que foi ocorrendo as colonizações ao redor do mundo.
Acredita-se que ele tenha viajado muito nos navios europeus para as colônias, mas quanto à sua dispersão na própria Europa, ele pode ter ido para lá ou através dos comerciantes que iam até os orientes em busca de tecidos e temperos, ou até mesmo de forma natural, devido à proximidade do Oriente Médio com os territórios europeus. Isso ocorreu provavelmente por causa da sua procura por novos habitats e locais para viver, afinal a Europa para eles que podiam voar era logo ali.
Segundo as informações e registros que se tem hoje sobre os pardais, ele chegou nas Américas ainda no século XIX, depois disso ele foi se espalhando ao longo de todo o continente e por volto do inicio do século XX ele já estava em terras brasileiras. Por aqui ele encontrou um bom clima e um lar, um lugar onde pôde se reproduzir e se tornar uma das espécies mais comuns e vistas em todo o nosso território. A sua chegada ao Brasil pode ter sido natural ou introduzida, pois acreditava-se que ele espantava e consumia moscas e mosquitos.
Como resultado de toda a sua imigração e dos hábitos que o pardal foi adquirindo através das gerações, ele se tornou um pássaro urbano, ao contrario de muitos pássaros que vivem dentro dos espaços de mata fechada, como nos parques de proteção ambiental, em áreas de mata Atlântica ou ainda na floresta Amazônica.
O pardal se acostumou muito bem a viver nas cidades, sendo muito mais encontrados nas áreas mais agitadas e com maior aglomeração de pessoas do que nas áreas rurais, algumas vezes quando ele é encontrado mais distantes da cidade pode ser que ele se alimente de plantações em fazendas de cultivos de agricultura, o que não é muito bem visto, mas temos que entender que ele apenas está buscando sobreviver.
O pardal é um pássaro bem pequenininho normalmente ele não chega nem aos 20 centímetros de comprimento, sendo que a sua envergadura, ou seja, o tamanho que ele atinge lateralmente quando as suas asas estão abertas, muito dificilmente ultrapassa os 25 centímetros. Quanto ao peso, ele pode ter o peso de algumas folhas, flores ou outros objetos bem leves, isso porque os pássaros que são mais gordinhos dificilmente chegam às 40 gramas de peso.
Em geral, como característica física, os pardais apresentam uma plumagem que varia entre os tons de cinza e marrom, não tendo grandes variações diferente disso. Alguns podem ser mais claros, outros podem ser mais escuros. O pardal macho adulto é o mais diferente, pode ter penas brancas no peito e no pescoço, com pontos formados por penas pretas abaixo do pescoço.
A imagem portanto, mais nítida que temos de um pardal é da sua versão fêmea que por sua vez é igual ao pardal macho jovem, que é o pardalzinho amarronzado. O macho pode ser mais difícil de reconhecer. Apesar disso, uma característica que facilita a sua identificação é o pardal conseguir ficar parado e estabilizado no ar batendo as suas asas de maneira bem acelerada, comportamento semelhante ao de um outro pássaro muito conhecido e querido pelas pessoas, o beija flor.
O pardalzinho se alimenta muito de sementes, folhas, brotos de arvores, frutinhas que ainda estão nas arvores e também de coisas deixadas por humanos, quando o pardal tem seus filhotes ele recolhe um pouco de comida e leva aos seus filhotes no ninho.
Qual O Tempo De Vida De Um Pardal
Por fim vamos falar um pouco sobre o tempo de vida estimado de um pardal. Esses pássaros pequeninos e cosmopolitas chegaram em terras brasileiras a pouco mais de um século, mas não se sabe ao certo o porque, o seu tempo de vida é menor do que o de muitos outros pássaros.
Enquanto algumas espécies de aves podem ter 10 anos de vida, ou até bem mais do que isso, o pardal por sua vez tem um tempo de vida médio de mais ou menos uns 3 anos, normalmente ele não ultrapassa muito isso. É um período curto sim, mas isso não impede que esse pássaro deixe muitos descendentes ao longo de sua passagem pela vida, por esse motivo a população de pardais não diminui e pleo contrario está sempre crescendo.
O seu tempo de vida pode ser mais curto por causa dos seus predadores, até porque afinal o pardal é um pássaro pequeno que pode ser capturado por diversas espécies animais, os seus principais predadores são os gaviões, os falcoes, os tucanos, as cobras, as corujas e até mesmo animais domésticos como os gatos e os cachorros em caso de encontra-los por ai, alguns animais convivem em harmonia outros podem não deixar passar um pardal.
No entanto, no caso do pardal viver a sua vida em paz e harmonia ele normalmente vive seus 3 anos de vida completos, até atingir essa fase que seria uma espécie de “tempo da velhice” desse pássaro.