Urubus são as aves que compõem a ordem Cathartiformes cuja família é a Cathartidae e são restritas ao continente americano. Há um total de sete espécies nesse grupo sendo quatro urubus e três condores. Embora seja um animal que possa causar grande impacto pelo seu aspecto visual é interessante mencionar que alguns especialistas nem a consideram como uma ave de rapina haja vista que não possui adaptações para caça.
Provavelmente você já ouviu falar a respeito da alimentação nada convencional dessas aves que são conhecidas por comer restos de animais mortos. Esse hábito se deve ao fato de não ter garras próprias para empreender a caça de uma presa viva. O suco gástrico poderoso e a imunidade elevada fazem com que essa ave possa fazer essas refeições sem prejuízos para a sua saúde. Mas, será que urubus atacam pessoas?
Conhecendo Melhor os Urubus
Aves de médio a grande porte possuem asas largas e alongadas que lhes confere um visual imponente. De maneira geral são aves de cor preta, porém, as espécies se diferenciam entre si pelo formato e cores de suas cabeças. Para urubus cadáveres são um verdadeiro banquete, motivo, aliás, para que eles não tenham penas na cabeça ou pescoço – assim fica mais fácil manter a higiene após as refeições.
O segredo para que os urubus encontrem as suas presas (mortas ou agonizando) é a visão e não o olfato como se pode imaginar. Seus olhos podem enxergar longe, mas seu olfato é bastante limitado. Quando estão em voo praticamente não gastam energia, pois suas longas asas permitem aos urubus planar durante horas usando as correntes de ar quente. Basicamente essas aves empreendem movimentos ascendentes que descrevem uma trajetória em espiral. Podem voar dezenas de quilômetros atrás de alimento.
Urubus Têm Estômago Forte
Como já mencionamos os urubus podem se alimentar em carne em estado de putrefação sem passar mal devido ao seu suco gástrico poderoso que é capaz de neutralizar toxinas e bactérias. O ser humano jamais teria resistência diante desses agentes. O sistema imunológico dessas aves produz anticorpos que as mantêm livres de doenças que poderiam levar outras espécies a morte.
Ao se alimentar de restos orgânicos, os urubus, estão prestando um grande serviço para o ser humano. Trata-se de um trabalho sanitário a eliminação desses restos que não se decomporiam sozinhos, há casos em que essas aves podem eliminar até os ossos.
Reprodução de Urubus
No período de reprodução essas aves se valem de árvores com espaço oco ou fendas em penhascos para nidificar e construir os seus ninhos. Normalmente colocam dois ou três ovos, a incubação dura entre 40 e 60 dias.
Tenha Cuidado Com os Urubus
Ao se deparar com essas aves é fundamental ter cuidado mantendo-se distante, mesmo que suas patas não sejam adaptadas para caça podem sim atacar. O ideal é colocar redes nas janelas no caso de ter ninhos de urubus em seu prédio e chamar um profissional especializado para realizar a remoção.
Top Quatro Espécies de Urubus
A seguir vamos apresentar as quatro espécies de urubus principais.
Urubu-de-Cabeça-Vermelha (Cathartes aura)
Pode ser encontrada entre o sul do Canadá e a América do Sul, o seu período de migração acontece entre os meses de julho e novembro. Dentre os seus habitats estão matas, bosques e campos. A envergadura de suas asas pode chegar a 1,80 metros com a forma de um ‘V’. A característica que lhe dá seu nome é a cabeça e o pescoço vermelhos por não terem penas. Em suas asas as penas são cinza escuras.
Urubu-de-Cabeça-Amarela (Cathartes burrovianus)
Uma espécie que pode ser encontrada em regiões da Amazônia e do Nordeste no Brasil. Pode ser encontrado também em outros países partindo do México até a Argentina e Uruguai. A sua envergadura é de 1,60 metros e o comprimento de suas asas fica entre 53 e 65 centímetros. Os habitats que prefere incluem lagoas em florestas, beira de rios e áreas de pântanos. Podem viver em grupos, mas o mais comum é que vivam sozinhos. Uma espécie que voa baixo.
Urubu-da-Mata (Cathartes melambrotus)
Uma ave que pode ser encontrada nos estados brasileiros do Amazonas e Tocantins além de países como Venezuela, Colômbia, Peru e Guianas. Possui envergadura de 1,66 a 1,78 centímetros, pode ser encontrado em áreas de terra firme e áreas de várzea.
Urubu-de-Cabeça-Preta (Coragyps atratus)
Ave que possui a menor envergadura entre os urubus, 1,43 centímetros de média, no entanto o que apresenta o comportamento mais agressivo ao disputar alimentos com outros urubus. Uma ave bastante comum no Brasil e na região central dos Estados Unidos assim como na América do Sul como um todo.
Os urubus jovens dessa espécie são completamente negros enquanto que os mais velhos possuem uma linha mais clara no fim de suas asas. Quando está planando mantêm as suas asas esticadas e não em ‘V’ como os demais urubus.