Pomba Rolinha Alimentação

De aparência mais delicada e compacta do que os seus ‘primos’ pombos, as rolinhas, despertam o carinho de muitos entusiastas por aves. Assim como os pombos pertencem a família Columbidae, porém, diferente deles são do gênero Columbina. Curiosamente no Brasil há o registro de rolinhas do gênero Columbina e também de outro gênero, Uropelia como a rolinha-vaqueira. Que tal conhecer mais sobre essas aves?

Conhecendo Melhor a Pomba Rolinha

Há uma grande variedade de espécies de rolinhas no Brasil, abaixo listamos algumas características gerais para que você tenha uma ideia geral a respeito dessa ave.

Alimentação da Rolinha

Trata-se de uma ave que costuma se alimentar prioritariamente de grãos distribuídos pelo chão. As rolinhas têm o habito de frequentar comedouros com sementes e quirera de milho. Um dado interessante é que se houver comida disponível o ano toda essas aves tendem a se manter em reprodução.

A Reprodução da Pomba Rolinha

Os casais de rolinhas são bastante territorialistas com seus ninhos evitando que outras rolinhas se aproximem. Para atrair a fêmea, o macho costuma, usar um canto que pode ser considerado monótono tendo apenas a variação de dois chamados que são graves e breves. O macho repete o canto por muitos segundos objetivando chamar atenção da fêmea para iniciar então a reprodução.

Essas aves formam ninhos que têm aparência de tigelas construídas entre cipós e galhos. As ramadas de entorno costumam ser bem fechadas em seu entorno, colocam dois ovos que passam a ser chocados pelo casal. O período em que os ovos são chocados vai de 11 a 13 dias. Os ninhos podem estar e árvores altas ou baixas, até em cachos de banana.

No ambiente urbano as rolinhas podem construir seus ninhos e calhas ou até nos telhados das casas. O tempo que os filhotes levam para sair do ninho é e cerca de duas semanas de vida. Há casos em que o casal já dá início a uma nova ninhada dois dias depois de ter o seu ninho esvaziado.

Comportamento das Rolinhas

As rolinhas conseguiram se adaptar muito bem aos ambientes artificiais criados pelo homem sendo que em alguns casos se desenvolvem melhor neles do que no seu habitat natural de Cerrado. Por viver em áreas abertas essa espécie de ave acabou sendo beneficiada pelo desmatamento. A criação de imensas áreas de pasto e o fortalecimento da agricultura de grãos permitiu que as rolinhas se expandissem. São mais comuns nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, há diferentes espécies nessas regiões.

Apesar da aparência doce essas aves podem ser bem agressivas entre si, elas usam suas asas para bater umas nas outras. Comparativamente os machos costumam ser mais agressivos que as fêmeas. É considerada por observadores de pássaros como uma espécie potencialmente ingênua. A tendência é que as rolinhas continue povoando os quintais de nossas casas e mostrando que tem uma aparência bem encantadora. Nem mesmo o intenso processo de urbanização foi suficiente para eliminar as pombas rolinhas. Elas se adaptaram e continua se adaptando para sobreviver ao longo dos anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *