Urubus são aves de rapina desprovidas de ferramentas de caça haja vista que suas garras não lhe permitem imobilizar as presas como fazem outras aves dessa categoria como as águias, por exemplo. Devido a essa circunstância boa parte das refeições dos urubus são compostas de carcaças de animais em decomposição, presas que foram atacadas e mortas por outros animais com ferramentas de caça.
No entanto, isso não significa que os urubus prefiram se alimentar de corpos em decomposição, apenas que não tem muita escolha em seu cotidiano. Para quem tem outras dúvidas a respeito dessa ave vale a pena continuar lendo e desvendar o grande mistério, será que um urubu come outro urubu morto?
Necrófago
O urubu é um animal necrófago, isto é, alimenta-se de restos mortais em putrefação. Os cientistas ainda têm dúvidas a respeito de como esses animais conseguem não adoecer se alimentando de carne putrefata, no entanto, em parte isso se explica pelo eficiente sistema imunológico dessas aves. No estômago dos urubus pode estar outra potencial explicação, um poderoso suco gástrico capaz de eliminar bactérias e micro-organismos.
Amigo do Meio Ambiente
Quem vê um urubu se alimentando de carniça com certeza não tem exatamente uma imagem bonita diante de si, mas é fundamental destacar que essa ave atua como um amigo do meio ambiente ao dar fim a matéria orgânica em decomposição de animais mortos.
Radar de Comida
Para encontrar uma carcaça da qual se alimentar o urubu utiliza visão e olfato bem desenvolvidos que lhe permitem visualizar a ‘comida’ a cerca de 3 mil metros de altura e sentir seu odor a cerca de 50 km de distância.
Voos em Círculos
Os urubus voam desenhando círculos nos céus planando durante algum tempo antes de se alimentar da carcaça para ter certeza de que o local é seguro, afinal algum outro animal causou o estrago que está lá no chão esperando por ele.
Fatos Curiosos (e Nojentos) Sobre Urubus
Acredite, comer carne em decomposição não é o hábito mais questionável dessas aves. Como o urubu não consegue transpirar precisa evacuar e urinar nas próprias penas para manter a temperatura equilibrada, algo que lhe confere um odor bem característico. Outro momento não muito agradável na vida de um urubu é quando ele está no chão e se sente ameaçado, a sua primeira reação é vomitar para ficar mais leve conseguindo voar mais rápido e mais alto. Não se pode negar que os urubus são sobreviventes!
Espécies de Urubus
Não há apenas uma espécie de urubu, em nosso país é possível avistar cinco delas que são: Urubu-Rei, Urubu-de-Cabeça-Vermelha, Urubu-da-Mata, Urubu-de-Cabeça-Amarela e Urubu-Preto que é o mais comum de todos, visto inclusive em grandes cidades como São Paulo revirando lixões.
De Pulo em Pulo
Quando estão no chão os urubus caminham dando pulinhos, isso acontece porque suas patas são chatas não permitindo que se desloquem como outras aves.
Por que Urubus não Têm Penas na Cabeça?
A natureza é muito sábia, por isso que urubus não têm penas na cabeça, pois acabariam ficando com elas sujas de sangue de suas refeições e isso atrairia um exército de moscas que acabariam deixando esses animais doentes.
Urubu Come Outro Urubu Morto?
Especialistas em zoologia afirmam que não existem relatos de um urubu se alimentando de outro urubu morto, no entanto, não existem impedimentos práticos para tal situação uma vez que se trata de carcaça do mesmo modo. Há aqueles que levantam a questão de autopreservação observando que os urubus poderiam não se alimentar de animais da mesma espécie para evitar se contaminarem com algum problema patológico que pode ter ocasionado o óbito, mas isso é apenas suposição.