É uma ave do reino animália, filo Chordata, ordem Galliformes, família Odontophoridae e seu nome científico é Odontophorus gujanensis e seu nome em inglês é Marbled Wood-Quail . É conhecido popurlamente como corcovado, Uru corcovado e ainda Uru-í, este último é proveniente da língua indígena.
Caracteríticas
Este animal varia de tamanho de vinte e quatro a vinte e nove centímetros de comprimento. É uma ave de porte médio, sua coloração varia desde bege, marrom, cinza e todo o seu corpo.
Seu bico é pequeno e de cor cinza escuro. Seus olhos se destacam e em torno deles há uma coloração de alaranjado amarelo. Possuem pernas curtas.
Alimentação
Comem alimentos como sementes, pequenos insetos, aranhas, frutos e ainda caramujos. Vivem em bando de cinco a oito indivíduos, são pequenas comunidades. Estes ciscam no chão, e movimentam se semelhantemente em fila indiana, um atrás do outro.
Reprodução
Estes fazem ninhos no solo, são utilizados gravetos e folhas, ainda com uma entrada na lateral. Colocam em média de quatro ovos por ninhada.
Hábitos
São encontrados no solo de florestas, densas e úmidas. Quando estas aves se assustam, imediatamente estas se escondem, agacham ou ainda saem correndo.
Este animal não voo, somente inicia um voo em pânico, quando surpreendida por predadores.
Estas aves cantam quando o dia amanhece e quando entardece.
Distribuição Geográfica
A incidência deste animal se dá, sobretudo na América do sul, no leste do Peru e do equador, Noroeste da Bolívia e no Brasil é encontrado na Amazônia sul ocidental.
Família
O pavão pertence a mesma família do Uru corcovado e os parentes próximos são os faisões. São de origem asiática, provindas do Paquistão, Índia e Sri Lanka. Na Índia estes animais já foram considerados como sagrados.
A curiosidade do pavão é no seu ritual de reprodução, ritual do acasalamento, pois a cauda do macho é aberta como um leque, este pode chegar a medir quase dois metros de comprimento, sendo esta bem colorida. Geralmente são postos de quatro a sete ovos e o tempo de incubação leva em torno de vinte e oito dias.
O pavão macho possui um pescoço com tom azulado, e sua cauda é longa, sendo este o animal que possui a maior cauda do mundo e o Pavão sedentário é o que possui o maior pescoço. Já a fêmea da espécie possui pescoço em tom esverdeado e as penas são em tons acinzentados.
A alimentação é realizada a base de grãos, sementes, folhas, pétalas, insetos, pequenos mamíferos e répteis, plantas e ainda há quem alimente esses animais com rações que são usualmente dadas para galinhas. Alimentam se em torno de duas vezes ao dia, pela noite e pela manhã.
O pavão somente consegue alcançar voo quando este corre a uma determinada distancia, e seu voo é desajeitado.
Jéssica Mendes