Muitas pessoas possuem aversão à seres rastejantes, no caso a cobra, e um dos animais que as pessoas mais evitam, e não é para menos, muitas delas como a Cotiara, são espécies agressivas e muito venenosas.
Características
Da classe dos viperídeos, essa serpente é realmente muito venenosa, que chega a aproximadamente 80 centímetros de comprimento.
Possui uma cor característica de verde oliva e manchas amarronzadas delineadas com o preto.
Possui diversos nomes populares, são eles: Cobra Cotiara, quatiara, coatiara, jararaca preta, jararaca de barriga preta, boicoatiara, boiquatiara e boicotiara.
Essa diversidade de nomes populares se dá ao fato dessa espécie de serpente terrestre ser encontrada em diversos lugares do Brasil como nordeste de São Paulo, sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e até mesmo Rio Grande do Sul.
Cientificamente Falando
Conhecida no mundo da ciência pela classe dos répteis, subordem serpentes gênero Bothops da espécie Bothrops Fonsecai, esta em estudos e análises o seu veneno.
Na medicina assim como outros animais venenosos e até mesmo plantas venenosas, o extrato do veneno da cotiara é utilizado na medicina atual. Ainda em testes laboratoriais, o extrato desse animal inibe o crescimento do câncer de mama, e diminui pequenas células cancerígenas nos pulmões.
Acidentes
80% do caso de morte por picada de cobra é causada por serpentes do gênero bothrops, a cotiara é muito agressiva e está entre essa porcentagem, basta sentir o cheiro que ela já arma o bote, caso seja picado pela cobra cotiara nunca faça torniquetes, ou tente chupar o veneno da cobra (essa ação pode ser mortal para quem suga o veneno), esqueça as crenças populares quanto ao tratamento de picada de cobra, o correto e único meio de se salvar é tomando a dose do soro anti-botrópico.
Muitas pessoas morrem, perdem um membro e piora o situação clínica quando utilizam procedimentos errados como tomar bebidas alcoólica, colocam alguma erva para tentar extrair o veneno, furam o local da Piçcda (que acaba aumentando a hemorragia)
O soro deve ser aplicado urgentemente após a picada, pois o veneno dessa serpente causa necrose local, que pode se estender para o membro, causando amputação do mesmo, e hemorragia, sua ação é conhecida como proteolítica e hemolítica, que destrói tecido e fibras musculares.
Prevenção
Prevenir é melhor do que tratar. E a prevenção quanto picada de qualquer tipo de cobra ou animal peçonhento sempre é a mesma, não caminhar descalço ou com sandálias e chinelos em locais de plantação ou mato alto, utilize sempre bota de cano alto para a proteção da canela, sempre olhar onde pisa e preste atenção ao se abaixar e pegar algo no chão, as cobras se misturam fácil a vegetação e muitas vezes parecem um pedaço de pau seco.
Obrigado pela explicação achamos no caminho para a cidade agora epoca de colheita e muito perigoso