É uma ave classificada como domínio Eukaryota, o seu sub reino é Metazoa, Filo Chordata, subfilo Vertebrata, Infrafilo Gnathostomata, Superclasse Tetrapoda, Subclasse Paleognathae, Ordem Tinmiformes, Família Tinamidae, Gênero Crypturellus e sua Espécie é Crypturellus erythropus. É conhecido popularmente como Inhambu de perna Vermelha.
Características
Esse animal mede em média de vinte e sete a trinta e dois centímetros de comprimento, isso quando já adulto.Possui coloração de castanho nas partes superiores e seu peito possui um tom de cinza dando um contraste com a cor de seu ventre que vem a ser de coloração amarelada.
São levemente barradas as suas costas e asas, sendo muito pouco visível nos machos e há algumas variações entre suas subespécies.
São geralmente encontrados no sul do continente americano, na Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia e ainda no norte do Brasil, entre os estados da amazonas, Pará e Amapá. São muito comuns em florestas secas e em altitudes superiores a mil e trezentos metros, isso em terras arbustivas. Ainda são encontrados em florestas úmidas.
Alimentação
São aves que se alimentam de bagas, sementes, pequenos insetos e caracóis. Pouco se sabe sobre a reprodução desse animal, mas os ovos que põe são de tonalidade cinza arroxeado com uma enorme quantidade de manchas rosa e torno deste.
Sub Espécies
Crypturellus obsoletus é uma espécie próxima do Inhambu de perna vermelha. Ele mede de vinte e oito a trinta e dois centímetros de comprimento e as fêmeas são mais longas que os machos. E ainda emitem sons distintos. É também chamado de inhambu poca taquara, sua ocorrência geográfica se dá no sudeste e sul do Brasil.
Características
O ventre e cabeça da ave são em tons acinzentados e o bico é um pouco longo. Alimentam se basicamente de semenste, pequenos frutos e insetos e ainda vermes.
O acasalamento ocorre desde os meses de setembro ate dezembro. O ninho é feito no solo, são usadas folhas secas, folhagem ou até algum tronco. A ave bota de dois a três ovos e a coloração deste é um tom de rosa-púrpura. A incubação do ovo é por um período de dezenove dias e é efetuado pelo macho.
São encontrados em matas primárias, lugares de vegetação densa e ainda em matas secundárias. Com a devastação e consequentemente a redução da Mata atlântica primária, o seu habitat natural foi sendo substituído pod florestas secundárias e ainda a plantações de eucalyptus e de Pinus.
Este pássaro, segundo dados colhidos apresentou um crescimento populacional muito evidente nessa última década, isso pelo fato de haver habitats favoráveis para estes crescerem e se reproduzir. Diferentemente do que ocorre com outro tipo de tinamídeo o mucuco, que só vive na mata atlântica primária.
Jéssica Mendes