Também conhecido como Chelidae, o cágado-pescoço-de-cobra faz parte de uma família de tartarugas de água doce, que é o lar de 40 espécies em 12 gêneros. Seus membros são distribuídos por países como: Austrália, América do Sul e Nova Guiné.
Tartarugas do gênero Chelidae são distinguidas pelo seu longo pescoço. É também a maior das tartarugas a ser encontrada em água doce da Austrália. Sua carapaça, ou casco superior, pode chegar a medir até 48 centímetros. É normalmente encontrado em águas turvas, no fundo dos rios, córregos e poços, encontrando-se escondido entre os escombros ou entre raízes.
O cágado-pescoço-de-cobra prefere brejos, lagoas, marginais e rios e córregos mais calmos, mas também pode ser encontrado em cursos de água que flui rapidamente. Nos lugares onde é encontrado, o cágado-pescoço-de-cobra é frequentemente visto se divertindo em troncos ou pedras que se encontram próximos a água.
Características do Cágado-Pescoço-de-Cobra
Os cágados-pescoço-de-cobra são extremamente diferentes em tamanho, forma e coloração. A maioria das espécies tem quatro garras nas patas traseiras e cinco garras sobre os membros da frente. O pescoço é bastante alongado, em algumas espécies, o comprimento do pescoço pode ser superior à da carapaça. Enquanto a carapaça tende a ser escura, há poucas espécies que possuem a carapaça em cores como: vermelho, laranja, rosa e amarelo.
Essa espécie é altamente aquática, possui os pés palmados, o que facilita a capacidade que os cágados têm de permanecerem submersos por longos períodos de tempo. O palastrão é branco em grande parte, com tons rosados, em cágados mais jovens. A mudança da cor clara para avermelhada em um adulto pode indicar uma irritação devido a má qualidade da água, se o problema não for resolvido e ele for removido para outro local, pode até mesmo morrer.
Várias espécies enterram-se na lama durante períodos de seca extrema. Como é uma espécie aquática que reside nos desertos da Austrália Ocidental, está bem adaptada à altas temperaturas e às condições de seca durante a maior parte do ano. Esta espécie é resistente à perda de água por evaporação e aloja água na bexiga para sobreviver, até o retorno das chuvas.
Alimentação do Cágado-Pescoço-de-Cobra
A maioria das espécies onívoras são também carnívoras, no entanto, algumas espécies podem ser herbívoras. Os Cágados-Pescoço-de-Cobra da Austrália e América do Sul desenvolveram modos diferentes para capturar as presas, o pescoço longo é adaptado para atacar a presa apenas suspendendo a cabeça para fora da água.
A pressão gerada pela rápida expansão da boca e pescoço leva facilmente a cabeça em direção à presa, ao mesmo tempo puxando-a para a boca aberta do cágado-pescoço-de-cobra. Existem algumas espécies de cágados australianos que se alimentam principalmente de moluscos.
À medida que envelhecem, as fêmeas desenvolver crânios enormes que fornecem a força necessária para esmagar presas maiores.
Por Heloisa Prado