No Brasil existem muitos estudos e pesquisas sobre a fauna e a flora brasileira. Tais estudiosos e pesquisadores desejam descobrir novas espécies da fauna ou flora e para isso, se empenham cada vez mais para conseguir novas descobertas. Muitas espécies da fauna e da flora são desconhecidas e, portanto, merecem uma maior atenção para os estudos e pesquisas relacionados nessa área.
Alguns Biólogos e Botânicos com a intenção de explorar lugares desconhecidos e encontrar novas espécies da fauna e da flora brasileira, saíram em busca de novas descobertas na área de mata preservada, no norte do país o chamado “Corredor de Biodiversidade do Amapá”, onde se encontram muitos animais e diversas plantas. Esses pesquisadores estudaram a região, e se hospedaram em barracas durante algum tempo, para poderem buscar novas informações e também se possível descobrir novas espécies de animais e plantas.
Durante esse período em que os pesquisadores estiveram nessa região eles encontraram uma espécie de lagartos chamada “Amapasaurus Tetradactylus” que há muito tempo não era vista. Essa espécie foi vista há cerca de 35 anos atrás e os pesquisadores ficaram imensamente felizes, pois são lagartos raros e que grande parte dos pesquisadores em geral nunca tinham vistos tal espécie.
Características Dessa Espécie
Apenas dois indivíduos dessa espécie tinham sido encontrados e, portanto, os estudos sobre tal lagarto eram muito precários. Em 1960 foi coletado um lagarto e depois em 1969, outro lagarto foi recolhido, ambos foram encontrados na região do Amapá. Em 1970 essa espécie foi descrita, mas os pesquisadores vinham procurando por mais indivíduos dessa espécie, mas não encontravam.
Essa espécie ainda não foi muito estudada devido ao fato de não ter sido vista por muito tempo e por isso, não se sabe muito sobre algumas características desses lagartos, mas pelo o que se sabe e pela a descrição dos pesquisadores,
O Amapasaurus Tetradactylus, apresenta as seguintes características
– Possuem entre três a quatros centímetros de comprimento.
– O dorso é de cor cinza escuro e o ventre é um cinza mais claro.
– O nome da espécie é “Amapasaurus Tetradactylus” e significa lagarto de quatro dedos do Amapá. Essa é a principal característica da espécie, que possui quatro dedos nas patas anteriores.
– Os estudiosos acreditam que esses lagartos se alimentem de insetos e são terrestres, vivendo apenas no solo da floresta.
– Acredita-se que é uma espécie endêmica do Brasil.
– É a única espécie de lagartos do gênero Amapasaurus.
Novas Esperanças
Os pesquisadores desejam publicar a redescoberta dessa espécie que há muito tempo não era vista e divulgar para a comunidade cientifica. Com a descoberta desses novos lagartos será possível fazer uma nova descrição da espécie e assim, contribuir para um maior conhecimento dos Amapasaurus Tetradactylus.
Por: Érica Ap. Gomes