Zorrilho significa raposinha, derivação espanhola. Seu nome popular é Zorrilho mesmo, o nome científico é Conepatus chinga traduzindo para a língua inglesa fica hog-mosed skunk. É um animal nativo da América do Sul, encontrado no Brasil, Argentina, Bolívia, Uruguai e Peru. É um mamífero onívoro, e tem como parente próximo o cangambá e a jaratataca.
No Brasil é um animal tipicamente encontrado nos campos gaúchos, ou seja, na região sul do Brasil. Tem grande ocorrência nessa região do País justamente por haver ali uma vegetação mais baixa e aberta, como campos, cerrado e caatinga, não habitando entre mata densa.
Habitat do Zorrilho
Esse bichinho vive em tocas, buracos e fendas, rochas e ainda sob raízes e troncos, ou ainda fazem uso de tocas cavadas por tatu. Por ser um animal de vida noturna durante o dia prefere descansar. Anda solitário durante a noite a procura do alimento que dentro outros são ovos, cobras, camundongos, insetos grandes e também come frutos.
É capaz de escalar e nadar muito bem, mas passa a maior parte do tempo na terra. O seu corpo é pequeno e ainda se movimenta vagarosamente quando comparado a outros membros da família.
Características do Zorrilho
Ele tem comprimento de trinta a quarenta e cinco centímetros de corpo e varia de dezoito a vinte e cinco centímetros de cauda. Vive entre oito e dez anos e sua ninhada varia de quatro a cinco filhotes. O pelo do Zorrilho é comprido e fino, de coloração escura, tendo duas listras brancas se estendendo por todo o dorso. Sua cabeça é bem arredondada, seu focinho não é longo nem curto, possui orelhas bem pequenas, o que o diferencia de outros “parentes” mustelídeos.
Hábitos
O zorrilho não hiberna durante o inverno mas a sua atividade diminui. Muitas fêmeas da espécie passam o inverno com um único macho, depois desse período a família aumenta, dando uma ninhada de quatro a cinco filhotes, cada gestação é de aproximadamente sessenta e três dias com apenas uma cria a cada ano. Cada animal chega a pesar de um a dois quilogramas.
Cheiro do Zorrilho
Como instinto de defesa ele eriça o pelo e a cauda, liberando em seguida o líquido com mau cheiro, produzido nas glândulas perianais, sendo esta substancia volátil e claro muito fedorenta. São esguichados em jatos finos que alcançam mais de um metro de distância. Depois fingem estar morto, estendidos no chão.
Quando essa substância chega a entrar em contato com o alvo causa transtornos. Como exemplo um cachorro, quando é atingido pelo esguicho fica incomodado, desesperado, rola no chão, coça as orelhas com as patas dianteiras, ficando emitindo uivos, como se estivesse chorando. O zorrilho é um animal bem visto pelo homem, pois lhe pertence o hábito de alimentar-se de insetos, camundongos e cobras.
gostaria de saber se tem como tirar o cheiro do zorrilho da pele.
Deus te abençoe Ednara, que perguntinha mais cretina. Já pensa em matá-los? Mesmo que soubesse, jamais diria à vc, pelo contrário, vc deveria levar um banho deste animalzinho. hauhauhauhauhau
Tem sim como tirar este xeiro, basta vc tomar um belo banho,kkkkk
Tem sim como tirar este xeiro, basta vc tomar um belo banho,hehehe
como faço para tirar o cheiro do zorrilho deixado no veiculo
qual a epoca reprodutiva dele????????
o ideal é não ter contato com a substância que causa mau cheiro “urina” mas se isto acontecer com banhos e alguns dias o cheiro desaparece. e parabéns aos engraçadinhos de plantão que falam ser se quer conhecer os animais de nossa fauna.
é verdade que sai com clorofina ? ou com molho de tomate ?
é verdade que o cheiro sai com MOLHO DE TOMATE ? ou com CLOROFINA?