O periódico Journal of Vertebrate Paleontology publicou matéria de uma equipe de cientistas que afirma que o animal conhecido como Triceratops na verdade era apenas o filhote de uma outra espécie de dinossauro. Isso significa que o dinossauro Triceratops simplesmente nunca existiu!
A crença de que o triceratops era uma espécie única de dinossauro começou a ser cultivada no começo do século 19. Como os fósseis encontrados e que supostamente seriam do animal eram muito diferentes de qualquer outro fóssil, os cientistas acreditavam que eram uma espécie distinta.
Os fósseis que supostamente eram de triceratops apresentavam três chifres e ao redor do pescoço exibia uma estrutura semelhante a uma “saia”.
Estudo na Nealidade era Sobre o Período Cretáceo
O estudo realizada pelos pesquisadores Horner e Scannella não visava diferenciar ou identificar as espécies. Na verdade, o objetivo era reconstruir através das informações coletadas o ecossistema do período Cretáceo, e a análise das ossadas era apenas para coletar amostras dos animais que viviam no período.
Mais de 50 ossadas de triceratops foram medidas e analisadas. Os exemplares possuíam tamanhos diferentes e representavam animais em estados bem diferentes de desenvolvimento.
Quando os pesquisadores foram analisar os exemplares de um dinossauro conhecido como Torosauros eles observavam que as ossadas encontradas eram mais raras e que todos os exemplares analisados eram grandes. Além disso, não foi encontrado nenhum exemplar de um filhote da espécie.
Com esta informação, os cientistas começaram a analisar o crânio dos exemplares de triceratops, e notaram que eles ainda estavam passando por transformações. Isso poderia ser um indicio de que o animal ainda não havia chegado à fase adulta.
Triceratops não Passava de um Torosauro Filhote
Durante três anos os cientistas realizaram pesquisas para tentar encontrar uma explicação para a ausência de filhotes da espécie Torosauro e o fato de que os crânios de triceratops ainda estavam em fase de mudança.
No entanto, acabaram concordando que a única explicação plausível era de que ambos eram o mesmo animal, mas em estágios evolutivos diferentes.
Como os filhotes eram muito diferentes dos mais velhos (tanto em tamanho quanto a outras características morfológicas) os cientistas haviam feito a classificação de forma errônea.
A dificuldade em encontrar ossadas de Torosauros pode indicar que a taxa de mortalidade dos espécimes adultos de devia ser alta.
A descoberta é importante, pois mostra que as diferenças morfológicas dos dinossauros deve ser levada em consideração na hora de avaliar a espécie, para não incorrer em novos erros de classificação. A quantidade real de dinossauros é um ponto polemico entre os pesquisadores.
Esse tipo de classificação incorreta já havia sido observada em outras duas espécies de dinossauros, cujo habitat era a America do Norte.
Neto
caraiooo como assim o triceratops nunca existiu ? então quer dizer que todos os desenhos eram mentiras ????
essa pagina e boa
GENTE COMO O TRICERATOPS VAI SER O MESMO QUE O TOROSSAURO SENDO QUE O TRICERATOPS TEM 3 METROS DE ALTURA 9 DE COMPRIMENTO E PESAVA QUASE 6 TONELADOS E O TOROSSAURO TINHA 2,5 DE ALTURA 7 DE COMPRIMENTO E 4/8 TONELADAS TRICERATOPS EXISTIU E VAI CONTINUAR EXISTINDO ELES NÃO TEM NENHUMA PROVA CONCRETA O TRICERATOPS E MAIOR E MAIS LEVE E O TOROSSAURO É MENOS E MAIS PESADO !#@!$@!#$@#$#@$@!$&¨*()*&%$#@!@@!#$@$e#@%#@#@!#!@$##@!$@!#$#@%4