Bothrops Erythromelas

Bothrops Erythromelas é verdadeiro nome da mais conhecida como Jararaca-da-seca, esse animal é uma serpente brasileira facilmente encontrada no nordeste do país. Como o próprio nome relata, o animal é a única espécie que é predominante da caatinga.

É facilmente encontrada em moitas de capins onde busca por comida e lugar para ser seu abrigo, a dentição deste animal é considerada solenóglifa, e seu comprimento não ultrapassa de setenta centímetros, isso mesmo, a serpente é considerada pequena, não chegando nem a um metro de comprimento.

Dados científicos da jararaca-da-seda

É considerado um animal do reino Animalia, do filo Chordata, sua classe é Reptilia, ordem Squamata, a subordem é das serpentes, pertence a família Viperidae, subfamília Crotalinae, o genêro e Bothrops, sua espécie é Bothrops Erythromelas. Conhecida como jararaca-da-seda, esse animal não passa de uma serpente peçonhenta.
Existem diversas espécies de jararaca, só em nosso país são computadas mais de vinte espécies conhecidas.

Hábitos das jararacas

As jararacas em si podem ser venenosas para animais e para os humanos. Dificilmente são encontradas em terrenos urbanos, ela gosta mais de viver em terrenos agrícolas.

Seus hábitos alimentares são a ingestão de pequenos roedores, como ratos. Esporadicamente também se alimentam de batráquios, que são rãs e sapos, na ausência de presas, apelam até para alguns répteis como pequenos lagartos. Raramente é encontrada na luz do sol, seus hábitos são noturnos, então quando o sol se põe é que a jararaca aparece.

Animais

Na hora da reprodução a um equívoco quanto a sua classificação, pois muitos estudiosos (biólogos) consideram a jararaca-da-seda uma espécie vivípera, pois dá luz aos suas crias que nascem totalmente desenvolvidas, porém outros biólogos as consideram um animal de espécie ovípara, já que constata-se que na primeira fase da gestação da serpente seus filhotes se desenvolvem como as demais serpentes ovíparas.

Classificação

Normalmente a jararaca dá luz a vinte filhotes em época de chuva, pois prefere a época úmida para procriar. Não demora muito tempo para que os filhotes estejam prontos para participar das caças, é muito fácil para a jararaca atrair suas presas, basta usar sua cauda para chamar atenção de suas presas.

Curiosidade

Depois de anos e incontáveis pesquisas com o veneno desse animal, pois descoberto que a jararaca produz uma substancia extremamente eficiente no tratamento de hipertensos. Verdade, uma substancia encontrada no veneno da serpente é a base das medicações usadas nas pessoas que sofrem de hipertensão.

Precauções

Como existem muitas espécies de jararacas no Brasil, esse é o tipo de serpente que mais causa acidentes no país. É recomendado ter precauções ao ingressar em uma mata fechada. Nunca entre sem estar calçando botas compridas e resistentes, tome bastante cuidado ao colocar as mãos no mato, não aproxime o rosto de lugares escuros na mata, pois essas serpentes podem estar esperando um simples descuido para poder dar o bote.

Cuidados

Lembre-se que elas são venenosas, portanto se for mordido por uma, procure um hospital imediatamente, se possível leve a cobra para o médico poder saber qual o veneno que a serpente lhe transmitiu.

Por Luiziane Acunha

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Existe uma fazenda em Miguel Calmon, com um problema sério com jararacas, no espaço de um campo de volei, são encontradas pelo mesno 14 exemplares. Estamos em seca, colhendo tiriricas do leito do rioque secou, isso para alimentar o gado e em cada três moitas uma jararaca bem pequena é encontrada. O que ´pode ser esse descontrole, é a nossa pergutna. Agradeço todo tipo de ajuda. Obrigada.

    Mônica 30 de junho de 2012 13:42

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *