Jabuti Piranga

Jabuti Piranga – uma espécie de várias espécies

Jabuti Piranga

Jabuti Piranga

Conhecido como Jabuti Piranga (de nome científico Chelenoidis Carbonaria), é um tipo de réptil terrestre que foi batizado inicialmente em Tupi Guarani como “o que come pouco vermelho”. Ele possui escamas avermelhadas nas patas e na cabeça, características que resultaram em seu nome “Piranga” (que significa vermelho em Tupi Guarani). Ainda, em inglês ganha o nome de o Red Footed Tortoise (tartaruga de pé vermelho). Um Jabuti Piranga comum pode atingir o peso de 18 quilos ao longo de sua vida e em algumas características se assemelha bastante com o Jabuti Tinga.

Habitat e alimentação

Espécie

Espécie

Essa bela espécie pode ser encontrada no Brasil especialmente nas regiões Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e no Sul do país. Com uma longa estimativa de vida, esse tipo de jabuti pode atingir até 100 anos, dependendo do ambiente que escolhe para viver. O Jabuti Piranga é onívoro – come todos os grupos alimentares – geralmente com uma dieta composta em média de 85% de vegetais como folhas, verduras e legumes, 10% a base de frutas e alimentos compostos com vitaminas e açúcares, e ainda cerca de 5% formada por proteína animal como carne moída crua, ração de cães e gatos, ração própria para tartaruga, etc.

Variações

Características

Características

O Jabuti Piranga apresenta algumas variações na sua espécie, geralmente revelando mudanças em características como a da coloração. Entre as espécies mais conhecidas destacam-se o Jabuti Piranga Amarelo, que possui escamas amarelas na cabeça e nas patas. Essa espécie pode ser vista na parte norte da região sudeste e também no sul da região nordeste do país.

Já o Jabuti Piranga Branco, que possui uma cor mais clara com escamas vermelhas, laranjas ou amarelas nas patas e na cabeça, apresenta essa tonalidade como resultado de cruzamentos propositais ou naturais de tipos diferentes da raça. Há, ainda, o Jabuti Piranga de Granada, considerada a menor raça de Jabuti Piranga. Esse nome se deve ao fato de ele ter se desenvolvido na ilha de Granada. Quando adultos, são menores e apresentam mais cores mais contrastes do que o Jabuti Piranga comum.

Entre outras variações, podemos encontrar também o Jabuti Piranga de Cabeça de Cereja, que é uma versão um pouco menor do Jabuti Piranga comum. Como o próprio nome já diz, essa espécie é conhecida pela tonalidade vermelha ou alaranjada de sua cabeça e das escamas das patas. Alguns nascem geralmente com as carapaças (que chamamos de cascos, popularmente) claras e contornos escuros. Este tipo é encontrado em áreas mais limitadas, principalmente nos Chacos Paraguaios e no Mato Grosso do Sul. Existe também uma variação com a cabeça amarela e os pés vermelhos e, ainda, o Jabuti Piranga Vermelho, que tem um alto índice de coloração avermelhada como resultado de vários cruzamentos entre gerações.

Outras tantas espécies foram sendo compostas de misturas e cruzamentos, originando uma variedade incrível e colorida de Jabutis em diversas regiões do país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Répteis

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • ONDE VIVE ESSE BICHOS E NO MATO IGUAL TATU

    JOSE T DOS SANTOS 10 de janeiro de 2015 18:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *