Vampiros são criaturas que vivem na imaginação dos homens há séculos, e atualmente se tornaram figuras populares através de diversos livros e filmes que falam sobre as criaturas que saem as ruas a noite para se alimentar do sangue de suas presas. Contudo existem muitas lendas a respeito dos vampiros associados a criaturas milenares míticas, porém eles existem no mundo real.
Vampiros e Lendas
Vampiros são personagens comuns na literatura de horror e na mitologia, existeindo muitas versões para este mito. Segundo as lendas existentes, vampiros são entes mitológicos que se alimentam de sangue humano, não podem sair ao sol, se transformam em morcegos e podem ser mortos com uma estaca no coração ou com uma bala de prata. Segundo a lenda esses seres ainda podem controlar os animais noturnos, desaparecer na névoa além de possuirem um forte poder de sedução.
Vampiros na vida real
Ao contrário do que se pensa os vampiros existem de verdade, eles não controlam os animais, não tem poder de sedução, mas se alimentam de sangue e não suportam a luz. Tratam-se de morcegos vampiros, 3 espécies diferentes de morcegos que são hematófogos, ou seja, se alimentam exclusivamente de sangue, são eles o Desmodeus rotundus – morcego-vampiro-comum, Diaemus youngi – morcego-vampiro-de-asas-brancas e Diphylla ecaudata – morcego-vampiro-de-pernas-peludas.
O primeiro alimenta-se exclusivamente do sangue dos mamíferos, enquanto os outros dois alimentam-se do sangue de outros animais vertebrados, especialmente por aves. Os vampiros vivem em cavernas, minas, grutas, edifícios e casas abandonadas e buracos de arvores em colônias que podem comportar de 100 até 2 mil indivíduos.
Alimentação dos morcegos-vampiros
As três espécies de morcegos-vampiros se alimentam de sangue, no entanto eles não atacam os seres humanos, os morcegos-vampiro-comum atacam animais maiores como cavalos, bois e vacas, as outras duas espécies preferem as aves.
Eles podem passar até no máximo 3 dias sem o sangue, seu único alimento, mas essas espécies tem o estranho poder de regurgitar o sangue na boca dos outros animais que não se alimentaram o que permitem garante a sobrevivência dos animais por longos períodos, uma vez que eles podem chegar até 20 anos de idade.
As asas dos morcegos são suas mãos adaptadas ao longo de sua evolução, eles têm uma visão e uma audição especialmente apuradas e tem um complexo sistema de emissão e recepção de ondas sonoras de alta frequência que permite que eles localizem suas presas com facilidade mesmo no escuro.
Os vampiros podem ter até 26 dentes, mas são as presas que furam a pele e expelindo uma substancia anestésica e lambem o sangue ao invés de sugar, sem que a vítima sinta qualquer dor, e também não deixam marquinhas nas suas vítimas como nos filmes de terror.
que medo
eu a doro vanpiros
Eu adorei esse artigo porque sou viciada em vampiros eu adoreiiiiiii
eu adoro penas que nao existe eu queria conhecer um.