Normas para Viajar com o Cão

Muitas são as pessoas que tem animais de estimação e na hora que resolvem fazer uma viagem são obrigados a levá-los juntos, seja pela impossibilidade de ter com que deixá-los ou mesmo porque não gostam de se separar dos animais especialmente quando saem por períodos mais longos. A verdade é que é possível realizar uma viagem bastante prazerosa sem dispensar a companhia de seus amiguinhos desde que para isso você respeite algumas normas para viajar com o cão ou qualquer outro animal de estimação, pois existem procedimentos legais além de controles de fronteira que tem de ser respeitados.

Cão

Código de Transito

No novo Código Brasileiro de Transito existem dois artigos sobre o transporte de animais que todos os donos destes deveriam saber. Um deles em que diz ser falta grave sujeita a perda de pontos na carteira e multa para o caso de condução de pessoa, animais ou mesmo cargas na parte externa do veiculo, a não ser que tenha a devida autorização para isso. O outro se refere ao transporte de pessoas, animais ou algum volume à esquerda ou entre braças e pernas sendo que neste caso a falta é considerada média e também esta sujeita a perda de pontos na carteira de habilitação além de multa.

Guia de Transporte

Quando for o caso de alguma viagem interestadual é preciso tirar a Guia de Transporte Animal (GTA) que deve ser fornecido por veterinário que seja credenciado junto ao Ministério da Agricultura. Para obter a guia é preciso que se apresente carteira de vacinação e uma declaração de saúde que deve ser fornecida pelo médico veterinário que cuida do animal.

Interestadual

Viagem de Carro

Quando a viagem for de carro o ideal é que sejam feitas paradas em intervalos de tempo de mais ou menos 2 horas para dar água ao animal e permitir que ele faça suas necessidades fisiológicas. A maioria dos cães se habitua muito bem com as viagens de automóvel.

Paradas

Navio

Já em caso de navios vai depender muito da companhia, mas de um modo geral é necessário que se alojem os animais em caixas adequadas e quando pequeno porte, eles podem viajar na cabine junto com os donos. Em caso de balsas de travessia eles podem permanecer dentro dos carros sendo que as tarifas de transporte dependem do tempo de travessia, tipo de embarcação e do destino.

Avião

Em aeronaves os animais podem fazer a viagem na cabine, mas é preciso embalagens especiais para acondicioná-los e não podem ser motivo para que outros passageiros se sintam desconfortáveis. É necessário avisar previamente a companhia aérea que o passageiro se fará acompanhar de animais. Se o peso for superior a 6 kg, o cão viaja no porão como excesso de carga. Se a viagem internacional, o animal deverá passar pelos controles de fronteira em qualquer dos casos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *