Quem cria cães deve sempre tomar certos cuidados com algumas doenças que costumam atacar esses animais e embora algumas sejam comuns ainda assim precisam ser devidamente tratadas e entre essas está a Gripe Canina ou Tosse de Canis cujas principais causas podem ser encontradas em 3 agentes infecciosos, a bactéria Bordetella e os vírus Parainfluienza e Adenovírus. A verdade é que os sintomas e cuidados da Gripe Canina não podem ser minimizados uma vez que quando é a bactéria a responsável pela doença, esta pode vir a acometer seres humanos e por este motivo é considerada como uma zoonose.
Sintomas
Quando os cães são atacados pela gripe aparecem como sintomas mais comuns, a tosse seca que se dá em forma de acessos e muitas vezes fazem pensar que o cão tenha se engasgado sendo que não raro passa a expelir uma espuma branca pela boca que costuma piorar quando o animal faz algum tipo de exercício, quando se agita e mesmo a pressão feita pela coleira pode provocar esse sintoma. Quando acontece do quadro se tornar mais grave começa a aparecer secreção nos olhos, febre, coriza e falta de apetite. Os cuidados devem ser redobrados quando atinge animais debilitados ou quando a gripe ataca os filhotes, pois o quadro pode se agravar a ponto de levar a estágios bem mais complicados como uma pneumonia.
Tratamento
Quando o animal contrai a doença o ideal é que se busque ajuda do veterinário para proceder ao adequado tratamento que de um modo geral é feito a base de antibióticos (antibioticoterapia) além de xaropes para aliviar os acessos de tosse e antiinflamatório. É aconselhável que se faça com que o cão fique confinado como uma forma de não deixá-lo exposto ao frio, umidade ou vento sendo que os banhos também devem ser evitados nessa época.
Contágio
Como acontece com a gripe humana, o contágio na gripe canina é quase certo quando as pessoas têm mais do que um cão, quando um deles contrai a gripe podemos esperar, pois com certeza os outros também vão adoecer, atingindo a cada um dos cães com mais ou menos intensidade dependendo da constituição física e da resistência de cada animal.
Precauções
Podemos evitar que nossos cães contraiam a Gripe Canina tomando certas precauções como não levar o animal a lugares onde existem grandes concentrações como é o caso de praças, parques, lojas de animais, jardins e canis uma vez que estes são locais com mais probabilidades de contágio especialmente quando estamos na época do frio. Não podemos esquecer também que não devemos medicar o animal sem o diagnóstico do veterinário pois nem sempre a tosse é devido a gripe, muitas vezes pode ser causada por problemas cardíacos especialmente quando se trata de um cão idoso.
Ola eu tenho um cachorro e está doendo eu acho que ele está com essa gripe de cachorro mais está no começo o que eu aço por favor me ajuda eu nao sei óque eu faço