A Jaguatirica ou gato-do-mato, é um mamífero, quadrúpede, carnívoro e que pertence a família dos felinos. Originária do continente americano, é muito encontrado na Costa Rica e a espécie se estende até à Argentina. No Brasil, pode ser encontrado no Panatanal, na mata Atlântica, no Cerrado e na Amazônia. Quando estão na fase adulta, podem medir até 1,35 metro, incluindo o rabo e 50 centímetros de altura, e seu peso pode variar entre 11 e 16 quilos.
Sua expectativa de vida gira em torno de vinte anos, é é considerado o terceiro maior felino selvagem das Américas, perdendo apenas para a Onça pintada e o Puma. Sua pelagem consistem em branco, preto e marrom chegando a atingir a tonalidade dourada na cabeça, com pelos curtos, macios e grossos, sendo um dos bichos selvagens com o pelo mais bonito do Brasil. A curiosidade se situa no ponto de que o pelo do macho é mais forte e grosso do que o pelo da fêmea.
Bicho Solitário
Sua estrutura de vida aliada ao seu modo de ser fazem da Jaguatirica um bicho extremamente solitário, ficando bem clara essa afirmação quando falamos das fêmeas, que só aceitam a presença dos machos na época em que estão em fase de acasalamento, fato que só ocorre a cada cinco meses, em média.
O período de cio das fêmeas desta espécie geralmente dura entre sete a dez dias, enquanto a gestação de seus filhotes ocorre entre um período de 70 dias, nascendo um a dois filhotes por gestação, no máximo 3 filhotes que quando nascem não passam das noventa gramas. Já o desmame da ninhada ocorre entre 8 a 10 semanas, onde a mamãe jaguatirica sempre escolhe Ter seus filhotes nos buracos, sempre cuidando sozinha de seus filhotes, protegendo e amamentando ou caçando ao mesmo tempo, pois o macho parte logo após o acasalamento.
Hábitos Noturnos
É um animal de hábitos noturnos, o que em nada impede a espécie de praticar a caça no período diurno, é uma espécie tremendamente habilidosa para caçar tanto quando está no solo como também quando está em cima de árvores e por conta desse detalhe suas garras estão sempre bem afiadas, e passam o dia dormindo em cima das árvores, afiando suas unhas, que são parte vital do processo de caça. Seus hábitos alimentares são muito variados, com uma dieta incluindo aves, pequenos macacos, morcegos, roedores, anfíbios, répteis e até mesmo peixes, dependendo da situação em que se encontram.
A Caça à Jaguatirica
Mesmo proibida, à caça à Jaguatirica lamentavelmente ainda acontece no Brasil, principalmente no Nordeste, fato este que sobrevive devido à procura da pele realmente muito vistosa e que se torna objeto de desejo de mentes que não estão preocupadas com o bem estar do planeta. Além desta ocorrência ainda há o contrabando de animais, visto que em muitos locais este animal é tido de maneira errônea como animal de estimação.
Apesar de tudo isso, o fato mais grave quando estamos falando dos perigos à manutenção da espécie é quando falamos que ela corre risco de extinção, devido à destruição de seu habitat, fazendo com que este belo animal se refugie próximo à centros urbanos, onde pode se alimentar de animais domésticos e até mesmo de carrniça.
ai como eu GOSTEIIIII
as onças tem os pelos bonitos
lindos AMEI
PARA ESSA CURIOSIDADE E MUITO IMPORTANTE PORQUE É PARA AVISAR O LEITOR
Jaquatirica tem um pelo massio e bonito e entre a cabeça é dourado
escuta aqui seu bando de falsos vcs se matariam para ter um casaco de pele de jaguatirica