Uma ave bonita, que chama a atenção de todos os que a vêem, o tucano é uma ave proveniente da família Ramphastos. Conhecido pelo seu enorme bico, engana a todos quando se pensa que o bico é pesado, pois não é, por se constituir de tecido esponjoso, o que não atrapalha em nada o equilíbrio.
Com cerca de quarenta espécies catalogadas, o tucano mede mais ou menos 65 centímetros, sem contar o bico, e isso é funcional a todas as raças catalogadas, uma vez que as raças possuem diferenças bem pequenas entre si. No peso também não se diferem muito, com um valor entre 500 e 600 gramas.
Habitat
O Tucano é um animal exclusivamente americano, pois não consegue sobreviver em climas muito frios. Suas espécies são encontradas nas Florestas Tropicais da América do Sul, nas proximidades da Argentina até o México, mas concentram-se mesmo é aqui no Brasil.
É claro que encontraremos Tucanos em outras partes do mundo, mas são animais criados em cativeiro, onde viram criaturas de gênio terrível, em habitat natural somente nessas regiões tropicais, pois eles não suportam o frio.
Alimentação e hábitos
A alimentação do tucano é composta basicamente de frutas e sementes, mas quando lhes falta o alimento podem comer sem problemas insetos e até filhotes de alguns animais. O bico do tucano aliás, é importante fator para ajudar a digestão e serve para capturar pequenos lagartos e lagartixas que são petiscos para o tucano. O formato do bico também indica o sexo do animal: quando for mais fino e sem um final brusco é macho, enquanto as fêmeas tem o bico mais curvo e grosso.
Outro hábito peculiar do tucano é quando vai dormir, a posição é muito curiosa, os tucanos elevam a cauda pelas costas até a cabeça para descansar o bico. Têm também dois dedos para a frente e três para trás, o que lhe facilita o equilíbrio nos galho que precisar pular.
Reprodução
Quando chega a época de reprodução, a fêmea bota de dois a quatro ovos e o período de incubação do ovo é de vinte dias, nesse ínterim, o macho cuida da alimentação da fêmea, que está ocupada com o chocar dos ovos.
Os ninhos são construídos no oco das árvores ou, dependendo da situação eles ocupam ninhos abandonados de pica-pau. Não há um período específico, mais depois de um curto espaço, os filhotes já saem para voar. Vivem cerca de quarenta anos.
Espécies
As mais comuns espécies do animal são:
– Tucanuçu: é o mais comum de se encontrar, tem 56 centímetros com bico laranja;
– Tucano de bico preto: Com peito amarelo e preto, é um pouco menor, com 46 centímetros;
– Tucano de papo branco: Com bico multicor em preto amarelo e vermelho é o mais cobiçado;
– Tucano de bico verde: Com peito amarelo, mede 50 centímetros.
Eu gostaria de saber porque um tucano toco não procria de um de bico verde??????
esse sait e uma porra quen o criou e um filho da puta fodasse se me encontraren
Adorei esse site é maravilhoso me ajudou muito vlw
Perdoem o Bruno, esse menino vive dando trabalho para a mamãe. Além de tudo ainda escreve deste jeito; não entendo nada! Eu já dei uns puxões de orelha nele. Desculpem a demora para comentar, mas não estava conseguindo achar o site. Abraços!
moro em itaquéra estão desmatando areas enormes para serem feitos condominios talvés por isso
apareceu 3 tucanos em um pé de abacate no meu quintal que só foram vistos um unico dia
fiquei encantada elês tinham um colar vermelho
Adorei o site…,!!! Parabénsssssssss…!!! Amo as aves, aliás, amo e defendo a natureza como um todo…!!! Moro em Fazenda próximo ao Pantanal Matogrossense, onde tem muitos Tucanos-toco. Obrigada pela lição sobre eles. Bjs em todos…!!! rsrs
eu adorei esse site foi bem interessante pois até estou copiando em folhas para poder saber mais sobre os animais
eu adorei esse site foi bem interessante pois até estou copiando em folhas para poder saber mais sobre os tucanos
gostaria de saber mais sobre os tucanos ! sobre:o nicho ecológico e sobre os problemas que ameaçam o habitat desse animal. Mas pelo menos conseguiu me ajudar sobre o habitat dos tucanos adorei este site !!!