Muitas pessoas possuem um animalzinho de estimação para lhes fazer companhia. Hoje em dia, algumas pessoas estão preferindo ter animais de estimação a filhos achando que o seu cuidado é mais fácil, mas não é bem assim eles precisam ter muitos cuidados também, assim como um filho. Os animais de estimação precisam de muitos cuidados com sua higiene. Conheça algumas dicas para te ajudar na hora de dar um banho em seu grande amigo e para mantê-lo limpo.
Cuidados Com a Pelagem
A pelagem é muito importante para seu animal, então escová-la diariamente é o ideal, pois assim você retira os pelos soltos e também a poeira. Ao fazer isso, sempre verifique se o animal está com algum tipo de parasita, como pulgas e carrapatos.
O ideal é que animais de pelagem mais longa recebam a primeira tosa por volta de três meses e depois, quando chegar o verão, é necessário tosar novamente para que o animal se mantenha fresco e também evitar os parasitas. Algumas raças de cães e de gatos são sempre tosados, é o estilo de sua raça, nesses casos então é necessária a tosa regular.
Cada tipo de animal precisa de um tipo de escova ou pente. Os animais de pelos mais rígidos precisam de escova com cerdas mais macias, para os cães com pelagens longas é necessário um pente de metal ou uma escova com seus pinos mais longos. O jeito que deve ser escovando também é importante, então comece pela cabeça depois vá para o pescoço, ombros, barriga, região embaixo do rabo e, por último, as pernas. Enquanto escova o corpo do animal vá retirando parasitas e qualquer outro tipo de sujeira que ficar na pelagem.
Cuidados Com As Orelhas
As orelhas do seu animal de estimação também devem ser limpas diariamente> No caso de donos que não têm muito tempo, a limpeza pode ser feita uma vez por semana. Elas têm que ser limpas, pois se trata de um local que não possui ventilação e isso faz com que a umidade possa causar uma infecção no ouvido. Utilize um algodão úmido com uma solução de álcool e iodo. Se na hora da limpeza você notar uma secreção escura ou sentir um mau cheiro, leve seu animal a um veterinário.
Cuidados Com As Unhas
Os cães e os gatos que não gastam suas unhas, ou seja, aqueles que só ficam dentro de casa, precisam que elas sejam cortadas com um alicate próprio para animais. Ao cortar, preste bastante atenção para não machucar a pele. É importante cortar a unha do animal a hora que ele estiver mais calmo, mas se você não tiver experiência e não conseguir, peça que isso seja feito em algum petshop.
O Banho Do Animal De Estimação
Os cães e os gatos não são como nos humanos, eles não podem tomar muitos banhos, existe um tempo ideal. Nas primeiras quatro semanas de vida, o sistema imunológico ainda não está desenvolvido por completo e um banho pode trazer problemas e chegar a ser fatal.
É recomendado que o primeiro banho do animal deva ser dado a partir dos dois meses de vida, principalmente se já tomou a primeira dose da vacina. Antes desse tempo, se for necessário realizar alguma limpeza no animal, use uma solução de água morna, álcool e vinagre. Passe essa solução nas partes que estiverem sujas, como nos pelos, e logo em seguida faça a secagem.
Depois que seu animal completar os dois meses podem ser dado banhos semanais, mas isso pode ser relativo, por isso é interessante procurar um veterinário para saber qual é o melhor tempo a cada banho, dependendo da espécie do seu animal.
É Necessário Para Um Bom Banho:
Toalha de banho: Pode ser uma toalha normal velha
Shampoo: Existem vários tipos de shampoos próprios para animais, eles dependeram da espécie do seu animal, se a pelagem é clara ou escura, longa ou curta. Os que possuem uma pelagem clara precisam de um shampoo clareador, existe também os que são antialérgicos e os anti-pulgas. Não use shampoo de humanos nos animais, pois eles podem causar alergias. A maioria desse shampoo são específicos para não irritar os olhos.
Condicionador: Este item é indispensável para os animas que possuem pelagem longa, mais no mercado já existe o shampoo 2 em 1 que assim dispensa o uso do condicionador, mas compre o que for especifico para o tipo e espécie do seu animal.
Como Dar o Banho
Antes de começar o banho é importante que se coloque maços de algodão no ouvido do animal para que não entre água e não dê infecções. Para começar o banho, molhe toda a pelagem do animal, com água fria no verão, no inverno pode ser água morna, mas não pode ser muito quente, pois pode machucar o animal e irritar a sua pele.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=aAodleVeSvo[/youtube]
Comece molhando da cabeça, depois vá para o pescoço, para que impeça as pulgas de irem para essas partes que são mais difíceis para sua remoção. Depois, pegue um sabão de coco e esfregue a pelagem do animal, quantas vezes foram necessárias até que a água de enxágue sai limpa.
Depois de toda sujeira sair dos pelos do animal, use o shampoo próprio para ele e esfregue deixando agir por alguns segundo. Enxágue muito bem e passe o condicionador, isso principalmente nos animais que possuem franja. Enquanto você espera o shampoo e o condicionador agirem, vá escovando os dentes do seu animal, isso é normalmente feito em cachorros, mas em gatos também é importante.
Depois é só enxaguar seu animal em abundância com água, retirando todos os resíduos de seu corpo. No caso dos cachorros, o deixe chacoalhar várias vezes, isso facilita na hora de secar o animal. Após o animal chacoalhar várias vezes ou, no caso do gato, só terminar de tirar os resíduos, seque-o bem com uma toalha e depois utilize um secador, mas muito cuidado, não use o secador muito quente ou não o use muito perto, para não causar queimaduras no seu animal.
Na hora da secagem não se esqueça de secar as patas e também envolta de todos os pelos. Se o dia estiver bastante quente e o animal for de pelagem longa, você pode deixá-lo secar naturalmente, mas caso contrário o animal demorará muito para ficar seco e acabará ficando com um cheiro desagradável. Por fim, se você tiver um spray de perfume próprio para animais poderá usar.