Como Transportar Animais De Estimação No Carro

Eventualmente você vai precisar levar seu cachorro ou gato para o veterinário, e vai precisar dos cuidados adequados para o transporte. Como fazer isso? Com pequenas medidas de segurança tanto para o animal como para o condutor do veículo, para assim evitar acidentes na estrada. Animais podem ser inquietos e causar acidentes graves ou fugir e deixar o sono desconsolado na estrada.

Para Animais De Pequeno Porte, Use Caixas De Transporte

Compradas em pet shops, casas de ração e sites online, as caixas de transporte são pequenas gaiolas em plástico ou pano usadas especialmente para gatos. Elas funcionam bem para proteger o animal e são sempre uma boa pedida para ter em casa para transportar gatos para o veterinário com segurança tanto para o animal como para o dono. Gatos em especial são inquietos e arranham bastante quando possuem medo. Os cachorros também. A caixa garante a segurança do animal.

Contudo, não é qualquer caixa que serve para o transporte. O animal precisa conseguir dar uma volta em seu próprio corpo e ficar de pé para a caixa ser considerada saudável. Como o tamanho é padrão, elas são funcionais para qualquer tipo de gato, mas nem todas as raças de cachorro. Podem ser usadas tranquilamente em raças pequenas e miniaturas, com cachorros de até sete quilos.

Calmantes São Uma Boa Pedida Para Animais De Grande Porte

Para viagens de grande duração, o melhor seria dopar animais. Existem calmantes específicos a serem ministrados de acordo com o peso do animal. Um dos mais conhecidos é o Acepran, mas há infinitos medicamentos voltados a acalmar animais domésticos. Eles devem ser sempre indicados pelo veterinário e ministrados como indicado na embalagem. Caso percam o efeito antes, você pode levar o medicamento e ministrar mais gostas. Não existe segredo: o sabor é agradável ao animal, então basta colocar algumas gotas em sua gota(geralmente uma por quilo) e aguardar o período de 30 minutos para o medicamento fazer efeito.

Por mais que seus amigos indiquem ou sites de Internet comentem, ministrar calmantes humanos não é uma boa pedida para os animais. Há diversos relatos de mortes por donos que teimosamente fizeram seu animal ingerir calmantes humanos como Rivotril e Gardenal, medicamentos com tarja preta e perigosos até para os humanos. Eles são feitos para o peso de um homem adulto, infinitamente superior ao de um animal e pode causar parada cardíaca imediata.

Outra dica comumente encontrada em sites sobre animais de baixa qualidade de informação é sobre ministrar Dramim para acalmar animais, um antialérgico usado por crianças e adultos. Tal medicamento pode causar no seu pet vômitos, diarreias e derrame cerebral nos casos mais graves. Ele pode realmente ficar mais calmo, mas não voltar a ser o mesmo animal.

Tais medicamentos devem ser sempre indicados pelos veterinários e não se deve abusar do uso. Eles atuam no sistema nervoso central e podem trazer danos permanentes ao animal. Há casos de animais com demência pelo abuso de calmantes caninos e animais que tiveram parada respiratória pelo excesso de medicamento ministrado. Todos os cuidados são essenciais, tais quais você teria com seus filhos.

Em Animais De Grande Porte, Faça Uso De Gaiolas

Gaiolas para cachorros são encontradas em lojas de produtos para animais. São facilmente encontradas no Brasil porque são requisito básico para transporte de animal em avião. Cachorros viajam no compartimento de carga (o mesmo usado para as malas), dopados e com gaiolas adequadas a seu tamanho, podendo ser usadas também em carros. Elas devem ser resistentes e as regras são as mesmas para as caixas: o animal deve ser capaz de dar uma volta completa em torno do seu corpo e ficar de pé sem dificuldade.

As gaiolas são de ferro e devem ser trancadas com segurança para o animal não escapar. O dono pode usar cadeados ou travas mais difíceis de ser abertas pela pata do animal, que com certeza vai tentar se soltar quando se sentir pressionado. Deve haver um dispositivo também para evitar a abertura acidental, tanto interna como externamente.

O Dono Deve Ir De Carro Com Seu Animal Próximo

Caso o animal não esteja dopado, o dono ou algum membro da família deve viajar ao lado do animal, principalmente se for um cachorro de grande porto. Sem a companhia do dono para acalmá-lo, o pet pode ficar agitado e acabar por derrubar a gaiola ou atrapalhar todo o translado. Para evitar isso, o dono pode viajar com o animal na parte de trás do carro, acalmando-o quando ele se sentir agitado, fazendo carinho e brincando com o cachorro para ele se sentir mais relaxado.

Deixe Sempre As Janelas Fechadas e Portas Travadas

Gatos e cachorros são mais inteligentes do que você imagina. Diversos gatos já aprenderam a como abrir portas pendurando seu corpo em fechaduras e podem aprender a abrir portas de carro também. Com ou sem gaiola, trave todas as portas e deixe as janelas fechadas. Os animais não possuem uma noção de velocidade e podem tentar se pular do carro em movimentos e tanto se machucarem como causar acidentes em outros carros.

Evite Andar Com Os Animais Soltos No Carro

Quem cria gatos já teve uma grande surpresa: algo o assustou em casa e o gato pulou em seu colo e se prendeu em sua roupa. Imagine com um carro em movimento? Mesmo em viagens de duas ruas, compre uma caixa para transporte ou tenha no banco de trás uma pessoa muito forte para segurar o animal no colo o tempo inteiro da viagem. Você nunca sabe o que pode assustar seu pet, principalmente se ele jamais andou de carro.

Antes De Uma Viagem, Faça Pequenos Passeios Com Seu Cachorro

Animais são seres assustados com mudanças drásticas, em especial os gatos que se sentem seguros em seu lar desde pequenos. Caso esteja planejando uma grande viagem levando seu pet ou uma mudança de Estado, por exemplo, pratica passeios de carro com o animal em seu bairro. Coloque o pet no banco de traz e treine transporte pelo bairro ou passeio pelas ruas para se acostumar com o trânsito, movimento e encarceramento por longas horas. A viagem com certeza será menos dramática para o bicho.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=dy5af7DudfA[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *