Dicas Importantes De Como Acalmar Animais Agitados

Ter animais em casa é certeza de grandes alegrias e também de alguns transtornos, mas que bem o mal são bem-vindos e trazem à casa uma rotina mais alegre e divertida. O problema maior ocorre quando essa rotina se vê totalmente alterada devido ao comportamento agitado do animal, especialmente o cachorro.

Leia-se que o comportamento agitado não se baseia apenas em correrias, mas em diversos problemas, como comer tudo que encontra pela frente, derrubar as pessoas quando sai em disparada, subir em locais proibidos como mesa, cama, e até a pia da cozinha. E para ter esse tipo de comportamento o cão não precisa ter características, nem raça específicas, podendo ocorrer com qualquer um.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=J_gSLn4ywMg[/youtube]

O Cão Agitado

O comportamento de um cachorro agitado geralmente inclui fazer bagunça em todos os cômodos da casa ou ainda no quintal, tira todas as coisas do lugar e, como já dissemos, come tudo o que tem pela frente. Este tipo de atitude é tolerado por determinado tipo de donos, por outros, entretanto, acaba sendo fonte de problemas infinita, e como não sabem lidar com o caso acabam doando o animal ou mesmo deixando-o a mercê da própria sorte.

Para se ter uma noção básica de como se comporta um animal extremamente ativo, basta assistir ao filme Marley e Eu e observar o quanto de transtorno ele causou na família, mas ainda assim, todos o amavam. Pois há uma grande diferença entre o animal agitado e o agressivo, estamos tratando aqui daqueles que não possuem limites e acreditam que são os “reis” da casa e não daqueles que saem mordendo as pessoas e tocam o terror em todo o quarteirão.

Assim como os seres humanos, os animais de estimação possuem sentimentos profundos, sofrimentos e dores, e conseguem ser mais sensíveis que nós, por isso, caso tenha um cãozinho assim em casa, tome muito cuidado com a decisão que irá tomar quanto a seu comportamento, já que poderá colocar em sofrimento um coraçãozinho que o ama de verdade.

Um cachorro considerado hiperativo pode dar trabalho excessivo e fazer muitos estragos em sua casa, mas é possível deixá-los mais acalmá-lo desde que você se preocupe verdadeiramente com isso. Em muitos casos, a agitação do cão é decorrente de uma necessidade extrema de chamar a atenção e tudo pode ser resolvido se você brincar um pouco mais com ele ou levá-lo para passear mais vezes na semana.

Se as atitudes acima não resolverem, sempre que seu cão cometer atitudes um tanto esquisitas ou mesmo insanas para os padrões humanos, procure ajuda especializada, para isso, indicaremos algumas possibilidades de tratamento alternativas e eficazes para deixar os animaizinhos mais tranquilos e ainda assim, perfeitamente saudáveis.

Dicas Para Deixar Os Cães Mais Calmos

  • Para deixar sua casa sempre organizada e seu cãozinho mais calmo e saudável, utilize como tratamento os florais de Bach, que por ser um método natural, não causará dano nenhum a seu animal.  Esse florais oferecem tratamento para fatores internos relativos a emoção, levando os animais a tratar com eles da melhor maneira  possível.
  • Para estar os Florais de Bach, procedimento é bem simples e indolor, por isso, você não encontrará resistência em seu animal, basta pingar gotas do produto diretamente na boca do animal, geralmente até quatro vezes ao dia, ou caso seu cachorro seja muito grande, pode misturar o floral a água que ele bebe e até na comida.
  • Outro procedimento que deve ser feito é identificar qual a causa da agitação de seu cão. Para isso, é importante que você o leve para uma consulta com o veterinário de confiança, especialmente para que saiba se a agitação dele não tem uma causa mais profunda, como uma desarmonia hormonal, por exemplo.
  • Depois do diagnóstico do veterinário, se a hiperatividade apenas for de causa comportamental, o importante é passar a ignorar o comportamento diferenciado de seu cão, da mesma forma que se faz com uma criança, não dando atenção demasiada para quando ela faz “birra”, pois grande parte deste comportamento acontece para chamar a atenção do dono e tê-la somente para si. Se você não falar ou não brincar com ele, por determinado tempo logo perceberá que não foi bem sucedido e se acalmará.
  • Outra dica legal para acalmar cães ativos demais é enchê-los de atividades, para que consumam bastante energia. No entanto, essa tarefa não pode substituir o exercício físico, e deve ser prazerosa e divertida, como algo do tipo pega-pega ou pique esconde, de maneira que ele se movimente e ainda esteja com a inteligência ativada.
  • É importante também levá-lo para passear com regularidade, pois uma caminhada vigorosa pode ser mais que suficiente para acalmar um cão hiperativo. Além de fazer bem para a saúde dele, o fará para a sua também, com isso, o animal vai se sentir satisfeito em estar com o dono e ainda cansado e quando chegar a casa não terá mais a mesma energia para bagunçar e pular em tudo.
  • Outro dado importante a ser verificado é que, muitas vezes, o estado de espírito do dono reflete no comportamento dos animais domésticos, ou seja, se o dono é muito ocupado, vive nervoso e estressado com questões destinadas ao trabalho, seu pet também poderá sofrer com suas variações de humor e energia, reagindo de forma hiperativa para tentar chamar a atenção do dono.
  • Alguns outros tratamentos alternativos podem ser usados como uma massagem relaxante, por exemplo, remédios homeopáticos, próprios para o relaxamento. Há quem utilize ainda a Acupuntura nos animais, cujos resultados apresentam-se bem positivos.
  • Cabe salientar que, para que as dicas deem certo, é preciso ter um ambiente tranquilo, e, para isso, tente tranquilizar seu animal com músicas suaves, especialmente as clássicas ou até sons da natureza, como barulho de chuva, que é bem reconfortante e acalma.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uEq5H2p26T8[/youtube]

As dicas acima indicadas não servem apenas para cães, mas também para outros animais domésticos. Usamos como parâmetro os cachorros, por serem, comumente, os que dão maior trabalho quanto ao comportamento hiperativo. Contudo, os florais de Bach, a Acupuntura e os outros tratamentos podem ser usados em qualquer tipo de pet, desde que receitados por profissionais experientes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *