Os Animais Que Têm a Vida Mais Longa

A longevidade humana está aumentando a cada dia, hoje em dia muitas pessoas passam dos 100 anos de idade sem o menor problema. Entretanto, se comparados com outras espécies, nós humanos temos uma longevidade considerada média. Um pássaro acaba de comemorar 79 anos, e um certo réptil se tornou pai pela primeira vez aos 111 anos!

Achamos alguns animais que podem permanecer séculos entre nós, confira a lista:

Baleia Ártica

Tempo médio de vida: Mais de 200 anos.

Cem anos de idade pode parecer muito para humanos – e tartarugas – mas não é nada comparado à baleia ártica. Na verdade, ela é apenas uma adulta comum nessa idade. Essa espécie de baleia pode viver mais de 200 anos.

De acordo com uma pesquisa da BBC Nature, essa espécie de baleia pode viver essa quantidade absurda de anos devido à sua baixa temperatura corporal. É sabido que quanto menor a temperatura de um animal, maior sua longevidade.

Em 2006, um jornal reportou que foram encontrados fragmentos de uma bomba de 1890 no estômago de uma baleia encalhada na costa do Alaska, sugerindo que sua idade fosse entre 115 e 130 anos, incrível!

Cacatua

Tempo médio de vida: 40 a 60 anos

O tempo de vida médio de uma Cacatua em cativeiro é de 40 anos, o que já é impressionante. Mas Cookie, uma cacatua do Zoológico de Brookfield, recentemente completou 79 anos. Isso a torna o mais velho animal da espécie já registrado.

 

Tartaruga Gigante

Tempo médio de vida: 100 anos.

Para essas tartarugas, chegar aos 100 anos não é tarefa muito complicada. Na verdade, várias espécies de répteis podem chegar ao centenário sem muito esforço.

A tartaruga mais centenária mais famosa já registrada foi Harret, uma tartaruga gigante de Galápagos. Harret nasceu aproximadamente em 1830 e morreu aos 175 anos de idade. Harret foi capturada por Charles Darwin quando ele visitou a ilha em suas pesquisas, em 1835. Depois de uma pequena passada por Londres, Harret foi levada para a Austrália, onde o ambiente era mais propício para ela. Ela passou as duas últimas décadas de vida no zoológico da Austrália e morreu em 2006.

Elefante Asiático

Tempo médio de vida: 60 anos.

O tempo médio de vida dos elefantes selvagens chega a 60 anos de idade, mas de acordo com o Guinness, o elefante mais velho já registrado era Lin Wang, um paquiderme que viveu 86 anos.

Há alguns elefantes que podem passar a idade de Lin Wang. Ambika, que vive no Zoológico Nacional de Taiwan já tem 64 anos de idade e outro elefante asiático chamado Hanako fez recentemente 65 anos, no Zoológico Inokashira, no Japão.

Gorila

Tempo médio de vida: 50 anos.

Os gorilas selvagens têm uma expectativa de vida de 50, o que é extraordinário para animais fora de cativeiro. Aos 55 anos, Colo é o mais velho gorila mantido em cativeiro. O popular gorila nasceu no Zoológico de Columbus em 1956 e ainda vive lá até hoje.

Colo tem 3 filhos, 16 netos, 5 bisnetos e 3 tataranetos. É uma bela árvore genealógica.

Tuatara

Tempo médio de vida: Mais de 100 anos.

Réptil nativo da Nova Zelândia, o tuatara é outra criatura que pode facilmente passar dos 100 anos de idade. O que ainda é mais impressionante sobre este animal é que em 2009, um tuatara se tornou pai pela primeira vez aos 111 anos de idade! Henry, o pai “novato” vive no “Southland Museum and Gallery” na Nova Zelândia.

Peixes Koi

Tempo médio de vida: 100 anos.

Os Koi são uma variedade de carpas ornamentais domésticas da carpa comum. Eles são comuns em lagos artificiais rochosos e poços decorativos. Algumas variedades desses peixes podem viver mais de 200 anos. O Koi mais velho conhecido era Hanako, o peixe morreu em Julho de 1977, aos 226 anos de idade.

Ouriço-do-mar Vermelho

Tempo médio de vida: 100 anos.

O ouriço-do-mar vermelho, ou Strongylocentrotus franciscanus, é encontrado apenas no Oceano Pacífico, na costa Oeste da América do Norte. Ele vive em águas rasas e rochosas de até 90 metros de profundidade, comumente áreas de muita incidência de ondas fortes.

Eles rastejam pelo fundo do oceano usando seus enormes espinhos. Se encontrar algum, respeite-o, já foram encontrados exemplares de mais de 200 anos de idade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MXQF7dhVDSY[/youtube]

Água-viva Turritopsis Nutricula

Tempo médio de vida: indefinido

Essa fantástica espécie de água-viva aparentemente descobriu a fonte da juventude. Através da sua incrível capacidade de alternar entre seu estado adulto e seu estado imaturo, de pólipo, aparentemente não há limite para a longevidade deste animal.

Por serem “incapazes” de morrer, seu número vem crescendo rapidamente nos últimos anos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CUqAngRFjYg[/youtube]

O Animal Mais Velho Já Encontrado

Agora esqueça tudo que você já viu!

Foi encontrado na costa da Islândia o que pode ser o animal mais velho que já existiu. É uma espécie de marisco que de acordo com as pesquisas tem cerca de 410 anos. A sua idade foi mensurada contando os anéis de sua concha, já que sabe-se que ela aumenta um anel por ano.

“O crescimento em si fornece um registro de como o animal tem variado em sua taxa de crescimento de ano para ano, e que varia de acordo com clima, temperatura da água do mar e da oferta de alimentos. Assim, ao olhar para estes moluscos podemos reconstruir o ambiente onde esses animais cresceram. Eles são como pequenos gravadores, com efeito, sentados no leito do mar e integrando sinais sobre a temperatura da água e dos alimentos ao longo do tempo. O professor Chris Richardson, da Escola Universidade de Bangor de Ciências Oceânicas do País de Gales, disse à BBC:

“A descoberta do molusco pode ajudar a esclarecer sobre como alguns animais podem viver até idades extraordinárias. O que é intriga o grupo de Bangor é como estes animais realmente conseguiram, com efeito, escapar da senescência [velhice]”.

Certamente há animais muito mais antigos no planeta. Ainda há muito o que pesquisar e ser descoberto nas florestas e oceanos.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *