Curiosidades Sobre Os Primatas: Dos Quadrúpedes Ao Ser Humano

O surgimento da humanidade ainda é um pouco misterioso para a ciência, porém, é certo que os Primatas têm muito a ver com isso. Mesmo sabendo disso ainda não conhecemos a fundo a ordem Primates que compõem esse grupo de mamíferos. Os primatas incluem os micos, chipanzés, gorilas, orangotangos, babuínos, macacos, os próprios seres humanos e outros hominídeos.

A partir de agora você vai acompanhar algumas das principais curiosidades acerca dos primatas, pois sempre há algum detalhe que é desconhecido para nós. Será que você já sabia de todas essas informações?

Curiosidades Sobre Os Primatas

A Evolução Dos Primatas

A evolução é conceito muito interessante ligado à história dos primatas, pois foi a partir dela que surgiu o ser humano. Confira as principais curiosidades atreladas a essa evolução e descubra quais são os acontecimentos mais interessantes que resultaram na ordem natural que conhecemos hoje. Para quem sempre quis saber como é essa linha de evolução dos primatas basta acompanhar abaixo:

Há mais de 250 milhões de anos atrás um grupo de répteis primitivos deu origem aos chamados mamíferos. Mesmo assim foi apenas há menos de 100 milhões de anos que se deu a diversificação e popularização da espécie. Isso aconteceu porque a extinção dos dinossauros deixou mais ambientes livres permitindo que novas classes de animais se desenvolvessem.

Os primeiros mamíferos que existirão se dividiram em três grandes grupos que eram: os chamados multituberculados que deram origem aos hoje conhecidos como monotremados (Que botam ovos), os marsupiais que são ancestrais de animais como gambás e cangurus e também os placentários.

Os placentários acabaram se dividindo em outros três grandes grupos: os Canídeos que deram origem aos cães, gatos, ursos, leões entre outros; os Eguíneos que incluem animais como vacas e cavalos, entre outros e os Primatas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=iUaHEGw0sdg[/youtube]

Fósseis Antigos

Para ajudar a contar um pouco a história dos Primatas é necessário voltar mais ou menos uns 60 milhões de anos atrás. É desse período que datam os primeiros fósseis desses animais. Acredita-se que um pouco antes da data desses fósseis os placentários começaram a ocupação do ambiente arborícola.

Nesse ponto entra a Teoria da Evolução de Darwin para explicar o aparecimento das principais características dos primatas. Como os placentários precisavam se adaptar a um ambiente cheio de árvores em que era necessário subir em árvores para pegar o seu alimento se mostrou necessário desenvolver os membros superiores, as mãos para ter a capacidade de agarrar o alimento, visão binocular que permite calcular distâncias e até mesmo ver em cores.

O cuidado com a prole também é uma característica bastante forte dentre os primatas, esse fator foi decisivo para que esses animais sobrevivessem à escala evolutiva.

 

Plesiadapis, O Ancestral Comum Aos Primatas

Todos os Primatas tem um ancestral em comum que chamado Plesiadapis. Uma curiosidade a respeito desse ancestral é que ele possuía apenas 30 cm e pelo fato de ser muito parecido com os atuais musaranhos os antropólogos nem o consideram como um primata. Ou seja, o ancestral comum dos Primatas não é um Primata.

Porém, mesmo assim o Plesiadapis é considerado o “pai” dos primatas e da evolução dele surgiu Adapis que como principal característica possuía uma semi-mão. Os fósseis encontrados do Adapis sugerem que ele tinha em torno de 30 cm e que seu corpo era bastante ágil para correr no solo.

Como existiam muitos predadores do Adapis ele precisava constantemente subir em árvores. Os Plesiadapis e Adapis correspondem a subordem dos prossímios (Primatas inferiores) que originaram espécies como os lêmures e társios atuais.

Os prossímios têm como principal característica ter o corpo com membros curtos e por isso mesmo são semi quadrúpedes.

Subordem Dos Antropoides

A outra subordem encontrada dentro da ordem dos primatas é a dos Antropoides (do grego anthropos, homem, e oide, parecido), esses animais são também chamados de Primatas Superiores.

As características que destacam os Antropoides dos demais primatas são o seu encéfalo desenvolvido e também os seus membros mais longos. O Antropoide mais antigo que de se tem conhecimento é o Lacypithecus. Esse primata já não era quadrúpede, tinha uns 50 cm de altura e olhos totalmente na posição frontal.

Dryopithecus, Último Elo Da Corrente Evolutiva

A partir do Lacypithecus os primatas foram se diversificando e acabou surgindo três grandes ramos. O primeiro deles dos pequenos macacos das Américas e o segundo o ramo que deu origem aos macacos do velho continente como os babuínos e o terceiro e último ramo a surgir deu origem ao Dryopithecus.

Há cerca de 20 milhões de anos surgiu o Dryopithecus um animal que possuía 1 metro de altura e o ancestral comum de todos os grandes primatas. De acordo com os estudos realizados com os fósseis desse animal chegou-se a conclusão de que de todos os antigos primatas esse era o que possuía maior habilidade com as mãos e também a melhor capacidade de enxergar.

O Dryopithecus é muito importante para o Homem, pois dele vieram dois gêneros que são os pongidae (Orangotango e Gibão) e também os Hominidae (Homem, Chimpanzé e Gorila). Basicamente esse é o elo de evolução que liga o Homem ao restante dos primatas.

Homem, Um Primata

Devido à escala evolutiva o Homem é um primata, além disso, podemos observar características comuns desse grupo em nós mesmos. Somente os primatas tem a capacidade de enxergar cores bem como tem mãos desenvolvidas para ajudar com os alimentos além de andar sobre as duas pernas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=fL-BrwkMJNg[/youtube]

Outras Curiosidades

Gorilla, Gorilla, Gorilla

Parece aquele grito de “Pamonha, Pamonha, Pamonha”, mas “Gorilla, gorilla, gorilla” é o nome científico do Gorila.

O Menor Macaco Do Mundo

O menor macaco do mundo tem o tamanho de um dedo indicador humano, quem imaginaria isso.

Macaco Fumante

Nos Estados Unidos um macaco já foi julgado e condenado por fumar em local proibido. Deviam condenar quem ensinou esse péssimo hábito para o animal.

Chimpanzés Perigosos

Apesar de não parecer os Chimpanzés podem ser muito perigosos, pois dentre as suas capacidades estão a de caçar e matar outros macacos e também crianças humanas.

Anfetaminas

As Anfetaminas ajudam os macacos a reconhecer as expressões faciais.

O Sexo Dos Bonobos

Os macacos Bonobo têm uma característica bem interessante que é a de fazer sexo por interesse, ou seja, para crescer de posição dentro do grupo ou apenas por diversão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *