O periquito de colar, cujo nome em inglês é ring neck, que também é muito conhecido como periquito rabo de junco ou também como periquito de colar rosa, tem como nome científico Psittacula krameri. Essa espécie é proveniente dos continentes europeu, africano e asiático também, sendo a única espécie que pertence à família dos papagaios, bem como à dos periquitos, a viverem em liberdade no continente europeu.
Grande parte de suas penas se apresentam na coloração verde, sendo que a sua cauda apresenta uma aparência bastante peculiar, sendo longa e afilada. Com relação ao seu bico, ele se apresenta na cor vermelha e tem um formato como se fosse um grande gancho. Já a porção posterior de sua cabeça tem um tom de azul, que faz contraste com o verde marcante da maior parte de seu corpo e com o verde mais leve que se encontra na porção abdominal de seu corpo. O dimorfismo sexual está presente, isto é, os machos são aparentemente diferentes das fêmeas e, nesse caso, a principal característica que define o periquito de colar macho é a presença de um anel preto e rosa na região de seu pescoço. É a presença desse sinal que indica que o macho obteve a sua maturidade sexual, fato que ocorre com aproximadamente dois anos de vida dos periquitos. Com relação ao seu tamanho, ele pode chegar a até quarenta centímetros de comprimento, ou seja, trata-se de um animal de grande porte.
Dentro da espécie Psittacula krameri, há quatro subespécies, sendo que duas são africanas e duas são asiáticas. As subespécies asiáticas são a Psittacula krameri borealis e a Psittacula krameri manillensis; já as subespécies africanas são a Psittacula krameri krameri e a Psittacula krameri parvirostris. Entre essas espécies há pequenas diferenças com relação à sua aparência, sendo que uma delas é o fato de que o rosto e o colar rosa do periquito de colar africano é um pouco mais marcante do que no caso do periquito de colar das espécies asiáticas. Além disso, os de origem africana apresentam um bico um pouco menor, com uma ponta de cor preta, o que não ocorre com o de origem asiática.
Desde os primórdios das civilizações clássicas, há histórico de pessoas que criavam esse tipo de periquito, sendo que um dos principais motivos para isso é o fato de ele ser bastante belo, frente aos demais pássaros de mesmo porte. Além disso, esse pássaro apresenta, quando ensinado, a capacidade de reproduzir sons, o que damos muitas vezes a característica de que o pássaro consegue falar, muito embora não seja uma fala de comunicação propriamente dita.
Uma outra característica que facilitou todos esses anos de criação desse tipo de pássaro é o fato de ele se dar muito bem em cativeiro, isto é, é possível que esses animais realizem sua reprodução de maneira satisfatória e viverem bem com os humanos e inclusive com outros animais domésticos. São por esses motivos que esse pássaro é um dos mais desejados e queridos pelas pessoas que criam passarinhos sendo muitas vezes confundido com o chamado periquito alexandrino, devido à predominância da cor verde de suas penas.