O Brasil é um dos países que mais tem diversidade em termos de fauna e flora. É incrível como conseguimos encontrar uma grande variedade de plantas e animais que raramente são encontradas em outros países pelo mundo a fora. Mas o nosso grande problema é que o homem não preserva tudo isso.
Vejamos como é a nossa história, ou seja, a história da humanidade e também da natureza. Antigamente os índios que habitavam o Brasil se davam muito bem com a natureza, viviam de modo sustentável, tirando somente aquilo que precisavam da natureza, sem prejudicar e desperdiçar tudo que ela nos dá. Então o homem branco veio, e com seus outros conhecimentos acabou com tudo que podia. A palavra passa a ser exploração e não mais sustentabilidade. Este é o grande problema que vivemos até os dias de hoje.
Se observarmos o que há ao nosso redor, veremos que temos muito conforto. Sofás, camas, televisões, vários objetos e tecnologias que não tínhamos antes. Tudo graças a nossa natureza. E os homens usaram por muito tempo e até hoje usam sem pensar que tudo tem um fim e que os recursos naturais são finitos. Muitos animais inocentes e também várias plantas magníficas estão sendo ameaçados. Algumas espécies de flora e fauna também já estão para sempre extintos.
Uma das espécies de animais que o homem tem prejudicado com seus inseticidas e venenos para agricultura é a tesourinha. Esse inseto é conhecido por outros nomes também, como: raspelho, tesoura, rapelho, rapino, bicho da lenha e bicha cadela. Ele tem como característica um par de pinças bem afiadas que lembram uma tesoura. Muitos agricultores acabam matando o inseto, por não saberem que ele pode ser utilizado para acabar com os predadores do milho.
Existem mais de 1800 espécies de dermaptera, que é a classificação desse inseto que tem as pinças em forma de tesoura. Estes animais são encontrados em maior quantidade em países tropicais de clima quente e úmido.
Elas têm aproximadamente 4 a 80 mm e lembram uma formiga, devido a divisão de seus corpos. São insetos que se alimentam basicamente de matéria animal e vegetal, como pólen, algumas frutas que estejam em decomposição, e também se alimentam de outros animais vivos e mortos. Algumas espécies se alimentam ainda de fungos e células que são encontrados em peles de ratos e até morcegos.
Esse inseto não faz mal algum ao homem, mas pode entrar em extinção. Pode parecer que ele não tem muita importância, mas muito pelo contrário, ele é de suma importância para a cadeia alimentar. Afinal eles ajudam a decompor certos animais e plantas que acabam morrendo.
Todo animal por menor e insignificante que possa parecer tem uma contribuição indispensável, para todas as outras espécies do planeta terra. Mas o homem parece não entender isso. Mesmo sabendo que os animais e a natureza são muito importante para os seres humanos, eles não os preservam. Então, cuide da natureza e não prejudique qualquer animal.