Lembrando daquela cantiga de roda: “caranguejo não é peixe, caranguejo peixe é, caranguejo só é peixe lá na enchente da maré” E agora? Será que o caranguejo é peixe ou não? A resposta é não!
Os caranguejos são os famosos crustáceos que encontramos nas praias andando de lado. Existem várias espécies de várias formas, habitats e particularidades. Eles são da classe dos crustáceos braquiúros, possuem dez patas e o corpo com várias especificidades, como uma carapaça bem rígida.
Uma curiosidade interessante sobre esses animais: Eles têm cerca de 180 milhões de anos! Ou seja, sabendo que o homo sapiens tem cerca de 300 mil anos, os caranguejos são muito mais que nossos “avós” em relação à idade! Imaginem só o que eles já presenciaram na Terra!
Outra curiosidade interessante é em relação à sua reprodução. Você sabe como uma carangueja e um caranguejo sabem a hora de reproduzir? Os caranguejos emitem sinais químicos na água, moléculas sinalizadoras que permitem o outro sexo de caranguejo identificar o momento da reprodução, fascinante, não é? Algo análogo aos conhecidos feromônios. Além disso, as fêmeas possuem uma quantidade imensa de ovos quando vão botá-los, cerca de 300 mil e 700 mil ovos! Essa quantidade imensa de ovos diz respeito à necessidade de os caranguejos manterem sua espécie viva durante o tempo, ou seja, quanto mais caranguejos nascerem, mais chances eles têm de sobreviverem.
Uma curiosidade interessante sobre um tipo de caranguejo é que eles só sobrevivem dentro d´água. Existem os famosos caranguejos guaiamuns, muito vistos em Pernambuco. Eles conseguem sobreviver somente cerca de 3 a 4 dias fora d’água, isso se o local for úmido!
Em relação à maneira como os caranguejos andam. Você sabe o porque deles andarem de lado? Simples, anatomia! As patas dos caranguejos são dobradas de maneira lateral. Quando elas se dobram para se movimentar, automaticamente as patas contralaterais são movimentadas no mesmo sentido! Cabe lembrar que os caranguejos também conseguem se movimentar para frente e para trás, mas muito lentamente. A vantagem de o caranguejo andar de lado é em relação à visão. Eles conseguem sempre olhar para frente e deixar suas garras preparadas para se defender de algum predador.
Você sabia que existe um tipo de caranguejo que não possui carapaça? Sim, o chamado caranguejo ermitão ou caranguejo eremita. Ele é uma espécie de caranguejo que não tem carapaça como os outros, ou seja, ele precisa encontrar uma maneira de se proteger e, para isso, utiliza-se de outros animais, como as conchas. As conchas abandonadas de outros animais, como alguns moluscos, servem de casa para esse tipo de caranguejo, que se abriga nas conchas e as levam em cima de seu corpo.
Você Sabe Qual é o Maior Caranguejo do Mundo e seu Tamanho?
Existe um caranguejo que pode chegar até 1 metro de comprimento! O chamado caranguejo-dos-coqueiros. Na verdade ele é o segundo maior crustáceo, mas o maior terrestre. O posto de primeiro lugar também está com um caranguejo, mas marinho e chama-se caranguejo-aranha-gigante. Os caranguejos-dos-coqueiros podem ser encontrados em regiões tropicais, principalmente nas ilhas dos oceanos pacífico e índico.