Vacinação Animal

Adquirir um animalzinho de estimação é a coisa mais prazerosa que uma pessoa pode fazer. Porém, ter um animal significa muito mais do que dar comida, água e um lugar para dormir.

Cuidados diários devem ser tomados, seja qual animal for. Do cãozinho até uma iguana.

Especificamente falando dos cães e gatos, há uma série de cuidados com a saúde que devem ser tomados para que o seu animalzinho tenha uma vida longa e te acompanhe por muito tempo.

Campanha para Vacinação em dia do animal de estimação

Campanha para Vacinação em dia do animal de estimação

Vacinação em animais de estimação

A vacinação é sem dúvida nenhuma o cuidado mais importante que se deve ter com os bichinhos. Aqui vão algumas dicas para quem acabou de adquirir um animal e não sabe os passos que deve tomar:

A primeira coisa que se deve fazer é levá-lo ao veterinário para fazer uma avaliação detalhada de suas condições físicas. A escolha de um profissional responsável é indispensável.

Enquanto os animais não estiverem com todas as vacinas tomadas, tome cuidado para não deixá-los em contato com nenhum outro animal para evitar tanto o contágio quanto a propagação de possíveis doenças.

Após as primeiras vacinas, procure manter o cartão de vacinas atualizado, levando seu bichinho ao veterinário regularmente.

Vacine o seu animal de estimação

Vacine o seu animal de estimação

As vacinas

Com seis dias de idade, os cães devem tomar a primeira dose da vacina óctupla que previne que seu animal se contagie com as seguintes doenças: cinomose, coronavirose, hepatite, adenovirose, leptospirose, parvovirose e parainfluenza.

A segunda e a terceira dose dessa vacina serão aplicadas com 90 e 120 dias, respectivamente.

Uma semana após a aplicação da última dose da vacina óctupla, o cãozinho deve tomar a vacina anti-rábica.

Todo ano, procure o veterinário, pois as doses dessas vacinas devem ser reforçadas.

Vacinas para os animais

Vacinas para os animais

Outros cuidados

Uma boa alimentação ajuda no desenvolvimento animal e principalmente na saúde dental desses animais. Animais que comem comida humana, certamente serão acometidos pelo surgimento de tártaro causando até a perda dos dentes. Outro problema com o não uso de rações adequadas são os problemas intestinais, problemas na pelagem e problemas nos rins.

Outro ponto a ressaltar, é o uso regular de vermífugos, pois os vermes podem causar sérios danos para a saúde animal.

Manter o seu animal limpo também é indispensável. Pulgas e carrapatos são os maiores vilões quando se trata de doenças de pele. Pois eles além de transmitir doenças, faz com que a doença de espalhe rapidamente por todo o corpo do animal.

Vermifugação e vacinação em cães e gatos

Vermifugação e vacinação em cães e gatos

Campanhas de vacinação

Infelizmente não são todas as pessoas que tem condições de levar seus bichinhos ao veterinário. Por isso, anualmente são realizadas campanhas e mutirões de vacinação. A principal vacina dessas campanhas é a vacina anti-rábica.

Por isso, você deve saber que mesmo não tendo condições de pagar um veterinário, há pessoas que podem te ajudar com a saúde do seu animal.

E por último, mais importante que tudo: tenha consciência que animais são seres vivos que necessitam de cuidados diários e carinho. Não tenha um animal se não puder cuidar dele. E não abandonem seus animais nas ruas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vacinas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *