Imunização De Cães e Gatos: Vacinas

Os animais de estimação como cães e gatos estão expostos diariamente a doenças infecto contagiosas graves que podem chegar até mesmo a levar os pequenos amiguinhos a morte. Por isso existe a necessidade de proteger esses animais através da imunização.

A vacinação é uma ferramenta muito importante para que os cães e gatos estejam realmente protegidos contra as principais doenças. Porém, é importante que esse processo de vacinação seja feito da forma correta. Saiba mais sobre as vacinas destinadas aos cães e gatos domésticos.

Vacine Os Seus Cães e Gatos

Existe um calendário de vacinação tanto para cães como para gatos. Assim que o seu amiguinho chegar a sua casa é importante visitar um veterinário e seguir as recomendações do profissional a respeito do calendário que deve ser seguido para manter o seu amigo sempre imunizado.

O mais indicado é que cães e gatos sejam vacinados quando ainda são filhotes, antes de começar a frequentar as ruas ou casas de vizinhos. Isso ajuda e muito a evitar doenças que podem chegar até mesmo a levar a morte dos seus animais de estimação.

Calendário Dos Cães

A primeira vacina de um cão pode ser tomada a partir dos seus 45 dias de vida. Essa vacina pode ser a V8 ou a V10. Saiba que essa vacina ainda será repetida por outras duas vezes, o intervalo entre a aplicação será determinado pelo veterinário.

Além dessa vacina mais geral é necessário que o seu amigo de quatro patas seja imunizado contra a raiva pelo menos uma vez ao ano. Outras vacinas que são importantes para os cães são a de traqueobronquite ou tosse dos canis e a de giárdia.

Calendário Dos Gatos

Assim como os cães, os gatos, também devem tomar a sua primeira vacina a partir dos 45 dias de vida. Nesse caso é a tríplice ou quádrupla felina. Os intervalos entre uma aplicação e outra são de em média três a quatro semanas.

O objetivo dessas vacinas é proteger o animal contra calicivirose, panleucopenia felina, rinotraqueíte e Chlamydia psittaci. Para reforçar essa imunização é recomendado que o animal receba uma dose única, anualmente, assim como a vacina contra a raiva.

É necessário estar sempre de olho nos prazos para que o seu gato esteja sempre saudável. Saiba que quanto maior for o atraso para as vacinas menor será a sua capacidade de proteger o seu amiguinho contras as principais doenças.

No caso de o dono ter descuidado do calendário de vacinas do gato é importante que ele evite ir com o animal em locais em que possa haver contaminação, como, por exemplo, parques, praças, pet shops entre outros.

Como Escolher a Clínica Para Imunizar Seu Cão Ou Gato

Tão importante quanto seguir e respeitar o calendário de vacinação do seu amigo de quatro patas é escolher o local ideal para que tome as suas vacinas. Saiba como fazer uma análise do estabelecimento e também do profissional que irá ministrar as doses.

Infelizmente, já existiram casos em que animais vieram a morrer por tomar as vacinas em locais que não eram adequados. Os principais itens que você deve observar na hora de escolher uma clínica veterinária para a imunização são a presença de um médico veterinário, as boas condições de higiene, como as vacinas são armazenadas e também a credibilidade do laboratório fabricante das mesmas.

Em tempos de internet não tem desculpa para não fazer uma pesquisa a respeito do histórico da clínica. Certamente se já tiver ocorrido algum problema com as vacinas desse local você encontrará na web. Uma dica é conferir a armazenagem das vacinas, pois como são produtos biológicos é necessário que sejam mantidos em refrigeradores específicos para manter a temperatura.

Outro ponto fundamental é que haja a presença de um profissional que seja inscrito no CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária). Um veterinário é importante, pois não se trata apenas de aplicar a vacina, mas também de avaliar o estado de saúde do animal. É necessário verificar se ele está apto para receber essa imunização.

Observe também o lote das vacinas, verifique se o prazo de validade das vacinas está ok antes que elas sejam aplicadas no seu pet. Fique atento também as informações que o veterinário vai lhe fornecer, é necessário que ele lhe explique quais são as doenças que serão prevenidas com a vacina que está sendo aplicada além é claro das possíveis reações.

Qual a Necessidade Da Frequência Das Revacinações?

Muitos donos de animais domésticos não entendem qual é a necessidade das revacinações. Porém, é bem importante que cães e gatos sejam imunizados novamente todos os anos. A necessidade de fazer essa revacinação é garantir que os animais tenham anticorpos ativos contra as principais doenças que os afligem.

Depois de algum tempo os anticorpos vão perdendo o seu poder de atuação no organismo do pet. Dessa forma é importante que haja um reforço na vacinação para garantir que ela continue funcionando e protegendo o seu amigo. Além de seguir a risca o calendário de vacinações é importante que os donos de cães e gatos levem os seus amigos para realizar consultas periódicas com os veterinários.

Saber como está à saúde do seu amigo é fundamental para saber se ele está apto para ser vacinado e também se ele já não está com alguma doença. Cuidar da saúde do seu pet é fundamental para que ele viva bem e feliz por muitos anos.

Vacinas Podem Falhar?

Infelizmente, sim, as vacinas podem falhar e são inúmeras as causas que podem levar a essas falhas. Em geral as causas têm relação com a própria vacina, administração ou conservação e também alterações no organismo do pet.

As falhas relativas a própria vacina podem incluir conservação / administração errônea da mesma ou então a presença de pouco antígeno ou mesmo um antígeno não protetor. Há ainda a possibilidade de haver falhas de administração e conservação da vacina. Vale destacar ainda que se o animal já está infectado não responderá bem a imunidade.

As falhas da vacina que tem relação com o animal são aquelas em que existe a presença de imunidade passiva ou infecção. Por isso é importante consultar um veterinário com frequência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vacinas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *