Zebra da Planície ou Zebra Comum? Características, Fotos e Fatos Científicos

Zebre da Planície ou Zebra Comum? Características, Fotos e Fatos Científicos

  • Conhecendo as Zebras

As zebras são animais mamíferos que pertencem à mesma família eu pertencem os cavalos (equídeos) e são nativos da África central e do sul. Ao analisarmos a pelagem da zebra, temos uma percepção inconfundível, onde linhas pretas e brancas se contrastam por toda a extensão de seu corpo, diminuindo a intensidade desse contraste, e medida que  a extremidade das patas se aproximam. Inclusive em suas patas as listras que são verticais por toda a extensão de seu corpo, adquirem orientação horizontal em suas patas. As listras das zebras costumam escurecer, à medida que vão se tornando mais velhas.

O comportamento desses animais é composto por uma vivencia em manadas, de forma completamente selvagem e longe dos grandes centros. Mesmo tenso essa arvore genealógica que os aproxima tanto dos cavalos, as zebras nunca foram inseridas em ambiente doméstico ou coisa parecida. Seu habitat natural é a savana africana, e no contexto familiar a estrutura é clássica, contendo macho, fêmea e filhotes. Um dos seus predadores mais ferrenhos é o leão, o que os torna animais extremamente velozes, para conseguirem fugir do ataque de um leão. Outro artificio (além de sua corrida veloz), é a força do seu coice que acontece como forma de defesa. Para se ter uma ideia do peso e da força de seu coice, um golpe desses pode chegar a quebrar a mandíbula de um felino que a esteja perseguindo ou a incomodando.

  • As Diferentes Espécies de Zebras

Nas savanas africanas (o habitat natural das zebras), conseguimos identificar 3 espécies, são elas:

  • Zebra de Planície ou Zebre Comum

As zebras de planície (também conhecidas como zebra comum), é uma espécie de equídeos que habita a savana africana. A sua distribuição geográfica é a que mais se destaca dentre as 3 espécies, se expandindo de forma que as outras duas não conseguem. A sua ocorrência se dá pela Etiópia, chegando até o leste da África do sul. A sua competição de habitat mais costumeira se dá com o gado, o que vem lhe causando bastante perda de habitat, que também é associada a caça.

Com relação ao seu comprimento, as zebras medem algo entre 2,17 e 2,46 metros, enquanto sua cauda fica em torno de meio metro. Com relação ao chão, seu dorso fica entre 1,10 metros e 1,45 metros. A diferença de altura acontece entre machos e fêmeas, sendo o macho mais alto e a fêmea ligeiramente mais baixa. Outro fator que os diferencia esteticamente (além do órgão sexual), é a espessura dos pescoços, que no macho é um pouco maior.

Esse animal vivem em grupos, assim como as outras zebras, e tem um comportamento poligâmico em sua essência. Várias fêmeas e associam e cuidam de seus filhotes, sendo cuidadas e observadas de perto por um único macho dominante. Também existem os machos reclusos, que passam a se isolar por estarem muito velhos para competirem com zebras machos mais imponentes, e também machos jovens que ainda não tem maturidade ou estrutura para competir com os adultos.

As zebras convivem em comunidades chamadas haréns, uma distribuição social com tarefas definidas, onde predomina a poligamia. O número de fêmeas costuma variar, podendo ser apenas uma, ou até mesmo 6 (existem casos que ultrapassam esse número). A vida do macho que parece ser muito tranquila ao estar cercado de fêmeas, no entanto não é tão calma assim. Frequentemente é necessário que o macho dominante do bando enfrente um desafiante que deseja lhe tomar a estrutura familiar que adquiriu e construiu. Esses desafios são costumeiros no meio das zebras de planície.

Essa hierarquia social é seguida pela égua dominante e potros. A fêmea dominante comando o grupo, estabelecendo filas únicas que promovem o movimento dentro do harém. Já o potro fica uma posição atrás de sua mãe nessa organização de filas, sendo que a égua dominante é a primeira da fila, e as mais novas vão preenchendo esse movimento de forma que a mais nova fique mais pro fim da fila.

Duas Zebras Bebendo Água

Duas Zebras Bebendo Água

Esses animais são muito parecidos com os cavalos, ao contrário de outras espécies de zebra, como a zebra de grevy, muito parecida com o asno. As listras da zebra de planície têm funções bastante uteis, como a camuflagem e o afastamento de moscas parasitárias. O seu principal predador são os leões (como todas as zebras), contudo sua velocidade consegue lhe render fuga, enquanto seu coice pode até mesmo matar um leão.

No aspecto reprodutivo, as zebras de planície dão preferencia à estação chuvosa da savana para poderem gerar seus progenitores. A gestação da espécie é longa, e dura cerca de um ano (podendo varias um pouca acima ou um pouco abaixo), rendendo apenas um filhote (potro), por gestação. Esse mesmo potro permanece mamando por um período compreendido entre 7 e 11 meses, atingindo sua puberdade entre 16 e 22 meses.

A dieta desses animais consiste quase inteiramente de gramas, tendo pequenos complemento de ervas e arbustos. Esse animal não precisa de grama mais baixa para pastar ao contrário de outros animais do tipo na savana africana. Seu papel no ecossistema também está em preparar o gramado para animais que precisa de um pasto aparado, como gnus-azuis e gazelas de thomson. Esse aspecto lhe rende o status de “pastador” pioneiro.

  • Zebre de Greevy

Esse animal tem o status de maior equídeo selvagem existente no planeta, e infelizmente é a espécie mais ameaçada de extinção, dentre as zebras. Seu tamanho é geralmente 1 metro e meio, e seu peso alcança quase meia tonelada. Sua principal localidade se estende da Etiópia, e vai até o Sudão do Sul, passando por vastas reservas no Quênia.

A organização social da espécie difere muito da zebra comum, porque aqui os bandos permitem até mesmo vinte animais, que podem ser do mesmo sexo ou mistos. Os machos dominantes dessa manada costumam vocalizar bastante alto, para justificar o seu domínio de território.

  • Zebra da Montanha

    Zebra da Montanha

    Zebra da Montanha

Como referencia o seu próprio nome, a zebra de montanha (ou zebra das montanhas), tem nome cientifico Equus zebra e habita regiões limitadas por montanhas em províncias da África do Sul e Cabo Ocidental. Sua alimentação mais costumeira é a grama, podendo complementar (por motivos de escassez), com arbustos e pequenas árvores.

Seu aspecto físico é destaque por ser a menor das zebras, com listras mais espaçadas, ainda apresentando o preto como predominância nas listras. Nas pernas traseiras, essas listras se alargam e aumentam o comprimento. O “alistramento” apenas cessa quando a pelugem atinge os cascos, parando nos flancos, e deixando a região ventral totalmente branca.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *