O Desaparecimento Das Espécies

O número de espécies em extinção tem crescido nos últimos anos e isso se mostra como um reflexo das atitudes do ser humano. A destruição das florestas, a emissão desmedida de poluentes e a caça ilegal são apenas alguns dos fatores que movem as engrenagens da extinção das espécies da nossa fauna. Mas, será que é possível reverter esse quadro? Quando uma espécie é considerada realmente em extinção?

Conceito de Espécie em Extinção

Para que uma espécie seja considerada sob ameaça de extinção é necessário que ela esteja próxima de ter o seu último indivíduo. Trata-se da morte de todos os indivíduos da espécie, o momento em que não resta nenhum indivíduo ou que não existe a possibilidade de procriação dos indivíduos restantes. A extinção das espécies pode ser natural devido a alterações no ambiente como no caso dos dinossauros.

A extinção dos dinossauros foi um processo lento causado pelas alterações do ambiente causadas pela queda de meteorito. Contudo, nos últimos anos o homem acelerou algumas alterações significativas de maneira a causar o desaparecimento de espécies que poderiam perdurar por muitos anos no planeta. O prejuízo a fauna do planeta tem sido sem precedentes em outras eras geológicas.

Espécies Ameaçadas de Extinção

Alguns órgãos com foco na proteção da fauna realizam estudos todos os anos tentando listar as espécies que se encontram sob ameaça. Uma pesquisa realizada pela União Internacional para a Conservação da Natureza chegou ao número de cerca de 5.200 espécies ameaçadas de desaparecimento no planeta. Dentre essas espécies 25% são anfíbios e mamíferos, 34% são peixes, 20% são répteis e 11% são aves. Mas, o que leva ao risco de extinção de tantas espécies?

Fatores que Contribuem para a Ameaça de Extinção das Espécies

Alguns fatores impulsionados pela vida moderna da sociedade humana têm contribuído para que tantas espécies animais se encontrem sob ameaça de desaparecer. O primeiro fator preponderante é o do uso dos animais na alimentação do ser humano. Além dos animais criados especificamente para esse fim, como o gado, outras espécies são apreciadas em pratos exóticos. Algumas espécies se encontram sob ameaça pelo fato de serem vistas como iguarias.

Outro fator preocupante é a mudança climática que acarreta em alterações no ciclo de vidas de muitas espécies. O descongelamento dos glaciares é apenas um exemplo de como essas alterações climáticas podem ser graves. Os animais perdem em muitos casos o seu habitat natural por conta dessas mudanças climáticas. Aliás, a perda do habitat também é um fator que entra nessa lista de mecanismos impulsionadores de extinção das espécies. A derrubada de florestas, poluição de rios, construção de cidades em locais de vegetação entre outras ações humanas tiram de muitas espécies a chance de sobreviver. O uso da pele de animais pela indústria de vestuário e acessórios ainda pesa como fator de risco de extinção.

Conhecendo Espécies Ameaçadas de Extinção

Algo bastante curioso é que na lista de espécies ameaçadas de extinção estão alguns dos animais considerados mais “fofos” pelos humanos como os simpáticos ursos pandas, baleias e elefantes. A espécie considerada em maior perigo de extinção do planeta é o lince ibérico, um animal muito bonito cuja pelagem tem um tom de castanho com manchas negras pelo corpo incluindo sua cauda.

Assim como o lince ibérico (chamado assim porque somente é encontrado em Portugal e Espanha) tem outros animais ameaçados que atualmente somente podem contar com ações paliativas de grupos que visam a proteção dos animais. Juntam-se na lista de animais em risco de extinção no mundo espécies como borboleta monarca, pinguim de Magalhães, urso polar, tigre, elefante africano, atum-azul, tartaruga gigante ou tartaruga-de-couro, morsa, baleia-azul, panda gigante da China, gorila das montanhas e rinoceronte de Java.

Espécies da Fauna Brasileira Sob Ameaça de Extinção

O Brasil é um dos países com maior biodiversidade do planeta, contudo, sua grande quantidade de espécies animais vem sendo reduzida significativamente pela ameaça de extinção. Estima-se que cerca de 650 espécies animais estão em risco de extinção em nosso país. Dentre os fatores que contribuem para que essas espécies estejam sob ameaça estão a caça predatória, tráfico de animais silvestres, queima das florestas e poluição.

Na lista dos animais que estão em risco de extinção no Brasil encontram-se espécies como onça pintada, arara-azul-grande, peixe-boi-da-Amazônia, lobo-guará, cervo do Pantanal, baleia-franca-do-sul, mico-leão-dourado, tamanduá-bandeira, gato-maracajá e macaco-aranha.

O que Está Sendo Feito

A perda da biodiversidade do planeta é um tema amplamente discutido e que tem ganhado mais repercussão nos últimos anos devido a extinção efetiva de inúmeras espécies. Para buscar soluções ou atitudes paliativas governos, instituições científicas e organizações não-governamentais tem trabalhado em iniciativas para a proteção dessas espécies. Inúmeras diretrizes para a conservação de espécies têm sido adotadas em diferentes partes do mundo.

Nos últimos anos o Brasil tem se tornado signatário de inúmeras ações com o objetivo de conservar as espécies assim como de habitats ameaçados. Diversas ações têm sido tomadas com o objetivo de tornar o meio ambiente mais propício para conservar as espécies que se encontram sob ameaça. A proteção dos ecossistemas naturais é um dos temas mais importantes de serem discutidos e que tem recebido especial atenção.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • legal

    flavia 28 de fevereiro de 2011 10:28
  • adorei este site por que me ajudou muito na pesquisa escolar
    e esta atitude de fazer isto ajuda muito o planeta!!!

    bruna 21 de agosto de 2013 20:35
  • so que de vez enquando nao da resposta !!!! >:(

    bruna 21 de agosto de 2013 20:40

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *