Descoberta a Língua dos Macacos

Pesquisadores descobrem que os macacos possuem uma linguagem semelhante à desenvolvida pelos humanos

Descoberta a Língua dos Macacos

Descoberta a Língua dos Macacos

Os cientistas pesquisaram os macacos da espécie macaco-de-campbell, que habitam as florestas da reserva do Parque Nacional de Tai, situado na Costa do Marfim, no continente africano.

O que os pesquisadores descobriram foi impressionante. Estes macacos desenvolveram uma linguagem com sintaxe, que possui prefixos e sufixos que alteram o sentido das “palavras” ditas pelos macacos.

A equipe de pesquisa responsável pela descoberta é da Universidade de St. Andrews, localizada no Reino Unido, liderada pelo cientista Klaus Zuberbühler.

Pesquisas anteriores

Descobertas

Descobertas

Desde 1980 cientistas pesquisam a comunicação entre os macacos. Uma equipe comandada pela bióloga americana Dorothy Cheney e Robert Seyfarth, da Universidade da Pensilvânia, com apoio de Peter Marler, da Universidade da Califórnia (Departamento de Comunicação Animal) já haviam realizado indícios de uma linguagem utilizada pelos macacos.
Os animais pesquisados pela equipe foram os macacos-verdes das savanas africanas.

Na década de 90 um pesquisador brasileiro da Universidade Católica de Goiás, o antropólogo Francisco Mendes realizou pesquisas observando os macacos muriquis que habitam a Estação Biológica de Caratinga, parque localizado em Minas Gerais.

A descoberta do brasileiro foi interessante: os macacos observados emitiam sinais sonoros que podiam ser recombinados para formar outras mensagens.

A linguagem dos macacos de Campbell

Seres

Seres

Embora a descoberta de que essa espécie de macacos consegue se comunicar utilizando “palavras” que podem ser recombinadas seja empolgante, os cientistas alertam para o fato de que isso não equivale à linguagem humana.

Nos macacos, estes gestos são repetidos a milhares de anos, e os macacos aprendem com o mais velhos.
Já nos humanos, as palavras podem ser formuladas e criadas, e não são somente repetições do que um adulto fala.

Ou seja, a mente humana possui capacidade de criar e interagir com outras linguagens, capacidade ainda não encontrada no reino animal.

Conheça algumas das “palavras” dos macacos de Campbell

Bum

Significa “Cuidado”. É emitido quando um galho de árvore está caindo.

Bum-bum, crac-uu, crac-uu

É alerta anterior, agravado pelo sufixo “crac-uu”. Significa que uma árvore está caindo.

Bum-bum

é utilizado para aproximar o grupo. O macaco que emite este alerta indica que não está conseguindo enxergar o seu grupo.

Crac-uu

Este alerta chama a atenção para animais próximos do bando, mas não predadores.

Crac-uu

Alerta exigindo cuidado. Quando este alerta é emitido, quer dizer que existe algum predador próximo ao grupo ou se aproximando.

Crac

sinal especial para indicar a presença ou proximidade de um leopardo. Quanto mais próximo o leopardo estiver, mais “cracs” serão emitidos em seqüência.

Roc

Sinal indicando presença de águias. Assim como o “crac”, a quantidade de “rocs” também mostra a urgência da mensagem.

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *