Pássaros Exóticos

Um animal de estimação exótico é uma criatura rara ou incomum que muitas vezes é mantido como animal de estimação, ou seja, um animal que possui cuidados especiais.

Uma dúvida que é bastante frequente e que intriga muitos profissionais ambientais é se os proprietários de animais de estimação realmente cuidam bem de seus animais e se eles proporcionam boas condições de vida as espécies mantidas em cativeiro.

Preocupações

Os animais de estimação proporcionam muitos benefícios ao seu dono e estudos têm mostrado que apenas 10 minutos com a companhia de seus animais de estimação reduz significativamente os índices de pressão arterial, os donos também têm baixa de triglicérides e colesterol do que os não-proprietários e até mesmo desfrutam de melhores condições de saúde devido ao contato com os seus animais de estimação.

Aves Exóticas

As aves exóticas são grandes companheiras, estas aves são especiais e a vida se torna muito mais divertido quando se vive na presença dessas aves.

Cuidados

Dependendo do tipo de ave, por exemplo, as aves de estimação podem viver uma vida muito longa e facilmente tornar-se parte integrante da nossa vida.

Aves Exóticas: Coisas para Considerar Antes de Obter Uma

1) Custo: A gama de aves exóticas de estimação são muitas e geralmente o preço para adquirir uma ave por meios legais é bastante elevado. O fator de outros custos associados com seu pássaro de gaiola inclui alimentos, brinquedos, contas do veterinário, vitaminas e outros produtos de bem-estar. Considerando esses fatores de custo, você deve planejar com antecedência e fazer um orçamento, considerando todos esses fatores de custo. No final pergunte a si mesmo: Eu tenho condições financeiras para ter uma ave exótica e proporcionar boas condições de vida a ela?

2) Tempo e Dedicação: Animais de estimação gostam de ser amadas e cuidadas, por isso é importante que você faça uma avaliação de quanto tempo você tem para gastar com seus pássaros exóticos. Se o seu trabalho ou a natureza não permite que você esteja o bastante em casa, então você deve escolher pequenos pássaros como os Canários.

Curiosidades

A maioria dos pássaros exóticos da família periquitos e papagaios são mais uma espécie de pássaro social que desfrutam da companhia dos seus proprietários, que devem ter muitos cuidados e atenção com eles. Em média a expectativa de vida dos papagaios são cerca de 50 anos, por isso antes de tomar sua decisão esse fator deve ser considerado, já que eles se apegam muito aos seus donos e dificilmente eles aceitarão um novo proprietário.

3) Espaço: Esta é uma questão muito importante. Você não pode economizar no espaço da gaiola. As gaiolas devem ser suficientemente grandes para seu pássaro de estimação, para que possa fazer o exercício das suas asas.

Pavão, Tucanos, Victoria coroado pombo, Arara, Beija-flor, Bicos-de-corno, Abejarruco enano, Cacatuas, Anacã, Canário, Diamante-de-gould, Rosela, Lório arco-íris , Papagaio-escarlate, Rolieiro-de-peito-lilás são alguns dos pássaros exóticos que se destacam por sua beleza.

A biodiversidade brasileira quanto aos belos pássaros exóticos é bem grande, e a demanda de criadores nacionais e internacionais de aves estimulam o tráfico destes animais no Brasil.

Os pássaros exóticos são protegidos pela lei brasileira, ficando o infrator sujeito à Lei 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, de Crimes Ambientais. A posse de pássaros exóticos é possível desde que oriunda de criadouros autorizados pelo IBAMA e com a devida documentação de origem.

Pássaros

A conservação dos pássaros e animais da fauna brasileira deveria ser uma preocupação de toda a sociedade, e de cuidado dobrado daqueles que desejam adquirir ou manter um pássaro exótico em ambiente domiciliar.

Colocando como prioridade a consciência ambiental nunca deve se adquirir pássaros exóticos originários do tráfico ou de origem não documentada, porque tal atitude incentiva a retirada de filhotes ou de pássaros adultos da natureza,e isso pode ainda implicar em penalidades determinadas pela Lei dos Crimes Ambientais.

4 comentários

  1. TENHO PASSAROS ORNAMENTAIS. K ADQUIRIR MAIS SO K OS PRESSOS SAO MUITO AUTOS .QUERO EMCONTRAR CRIATORIOS ONESTO K ME PASSA PASSAROS .BONS PARA REPRODUCAO .COM PRESSO MAIS EM CONTA DO K OS PRESSOS K TEM RESSEBIDOS DE OUTROS CRIATORIOS…

  2. EU MORO EM ARAPONGAS NO NORTE DO PARANÁ MINHA , AS RUAS SÃO TODOS, NOME DE PASSAROS CONFORME VAI AUMENTANDO OS BAIRROS,JÁ ESTAMOS COM DIFICULDADES DE ENCONTRAR NOMES DE PASSAROS.CURIOSO NÉ BJS..

  3. Assassinei o Português ,Os pássaros são mais bonitos soltos que pressos , o preço para a natureza é enorme
    muitos que criam aves a adquirem de contrabandistas que matam 70% só no transporte irregular , e essa conversa de anilha é pra boi dormir , já vi varias aves anilhadas que eram silvestres .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>