Pássaro Xexéu Imitador Características

O nome popular do Cacicus cela, Xexéu Imitador, se deve ao fato de que esse pássaro é capaz de imitar o som de outras aves. Ele pertence à família Icteridae e pode ser conhecido por outras nomenclaturas como xéxeu-de-bananeira, japim, japiim, joão-conguinho e japuíra.

Seu nome científico é uma combinação da palavra cacicus, bastante usada no caribe espanhol para designar cacique e da palavra de origem grega kelainos que tem como significado ‘preto’. Logo esse pássaro é conhecido como cacique preto, pela sua coloração, mas também por seu comportamento indígena na natureza. Continue lendo para saber mais sobre o Xexéu Imitador e suas principais características.

Onde o Xexéu é Encontrado?

Esse pássaro é encontrado na América do Sul e em boa parte da América Central. A espécie está presente desde o Panamá e Trinidad até o Peru incluindo a Bolívia. O Xexéu Imitador é encontrado no Brasil nos estados da região Norte e região Centro-Oeste particularmente no entorno das matas de galeria e árvores baixas do cerrado. Já foi muitas vezes confundido com o Tecelão.

Conheça as Principais Características Físicas do Xexéu Imitador

Xexéu na Árvore

Xexéu na Árvore

Há diferenças de comprimento e peso entre os machos e as fêmeas da espécie. Os machos medem entre 27 e 30 centímetros enquanto as fêmeas medem entre 22 e 25 centímetros. Em termos de peso os machos pesam em torno de 100 gramas enquanto as fêmeas pesam em torno de 60 gramas.

A variação de peso e comprimento pode ser relevante no sentido de definição de castas sendo que as fêmeas são construtoras enquanto os machos atuam como caciques coordenando as tarefas a serem realizadas. Ser o chefe do grupo atribui para esses xexéus machos a responsabilidade de buscar alimento para os seus liderados.

Os machos jovens e as fêmeas apresentam coloração de fuligem, os machos adultos apresentam a cor preta pela qual a espécie é reconhecida e uma tonalidade de amarelo vivo nas asas, no uropígio e na parte debaixo da cauda. Essas aves têm bicos brancos com um tom arroxeado na base e olhos com íris azulada.

Base Alimentar do Xexéu

Xexéu Comendo Manga

Xexéu Comendo Manga

A base alimentar do pássaro Xexéu Imitador é bastante ampla, esse é um pássaro considerado onívoro. Dentre as suas ‘refeições’ estão inclusive filhotes de outras espécies. Esses pássaros gostam muito de comer manga, mas também se dão bem com outras frutas como banana, laranja, goiaba, mamão e maçã.

Destacam-se dentre as verduras preferidas do Xexéu Imitador o almeirão, couve, escarola e serralha. Os legumes de que esses pássaros mais gostam são maxixe, cenoura, jiló e cenoura. Quem está criando esses pássaros em casa pode oferecer como complemento ração para sabiás.

Subespécies do Xexéu Imitador

Conheça a seguir três subespécies de Xexéu Imitador e saiba onde cada uma é encontrada.

– Cacicus cela cela (Linnaeus, 1758)

Cacicus Cela Cela

Cacicus Cela Cela

Essa subespécie pode ser encontrada da Colômbia até a Venezuela assim como nas Guianas, na porção amazônica do Brasil até o estado do Mato Grosso do Sul passando pelo Nordeste do país e pelo norte do estado de Minas Gerais. Também é avistado no leste da Bolívia.

– Cacicus Cela Vitellinus (lawrence, 1864)

Cacicus Cela Vitellinus

Cacicus Cela Vitellinus

Subespécie que pode ser encontrada no leste do Panamá até o norte colombiano. Uma característica marcante dessa subespécie é ter o amarelo mais intenso quase laranja. A mancha presente nas asas dessa ave é bem menor.

– Cacicus cela flavicrissus (P. L. Sclater, 1860)

Cacicus cela flavicrissus

Cacicus cela flavicrissus

Pode ser encontrada na região tropical do oeste equatoriano até o noroeste extremo peruano assim como na região de Tumbes. Bastante parecido com a subespécie de cima, no entanto, é menor.

Como é a Reprodução do Xexéu Imitador

O Xexéu Imitador atinge a maturidade sexual entre 2 e 3 anos de idade. Na natureza são aves poligâmicas formando colônias em que o macho irá acasalar com diversas fêmeas. O ninho desse pássaro é construído a partir de folhas de palmeiras, capim e gravetos criando uma espécie de bolsa alongada que tem de 40 a 70 centímetros de comprimento. Devido a essa habilidade de construção a ave é conhecida como a artesã da natureza.

Geralmente esses pássaros constroem ninhos próximos uns dos outros em árvores de pequeno porte. Os ninhos podem ser feitos em galhos nos quais haja formigueiros ou vespeiros. Há uma lenda que diz que os ovos e filhotes dos xexéus eram bastante atacados em seus ninhos por outras aves e para evitar esse problema os pássaros teriam estabelecido um acordo com vespas para que elas fossem as madrinhas dos seus filhos e assim suas protetoras. Logo a proximidade com as vespas seria uma forma de proteção.

Reprodução do Xexéu Imitador em Casa

Em criações caseiras é possível estimular a reprodução do xexéu em viveiros, sendo um casal em cada viveiro. No entanto, os casais devem poder se ver, pois a reprodução acontece em colônias. Outra possibilidade é em viveiros de grande porte com árvores ou galhos grandes no centro.

É possível colocar vários pássaros nesse viveiro, a proporção pode ser de um macho para cada três ou quatro fêmeas. O Xexéu Imitador pode fazer de duas a três posturas por temporada sendo que em cada uma bota de dois a três ovos. A partir de 40 dias os filhotes podem ser separados da mãe.

O Canto do Xexéu Imitador

Uma característica interessante do canto do Xexéu Imitador é que muitas vezes parece que há vários pássaros cantando quando na verdade é apenas um que está emitindo seu canto. Como já mencionado essas aves tem o talento de imitar o som emitido por outros animais como tucanos, papagaios e até ariranhas. Essa habilidade de imitação é usada muitas vezes como uma forma de protegê-lo do ataque de predadores.

Imortalização na Forma de Música

O pássaro Xexéu Imitador foi imortalizado na canção intitulada “Japiim” (um dos seus nomes populares) de Waldemar Henrique, confira um trecho da letra abaixo:

“Por isso, meu branco eu lhe aviso

Não mate mais Japiim

Anhangá que zela por ele

Persegue a quem lhe der fim.”

Uma música em homenagem a um pássaro que além de uma aparência marcante possui a habilidade de imitar os sons de outros animais.

Gostou de saber mais sobre o Xexéu Imitador? Curta e compartilhe nas suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *