Pássaro João Bobo

O pássaro chamado de joão-bobo pertence a família Bucconidae e é classificada como uma ave galbuliforme.

Pássaro João Bobo

Pássaro João Bobo

O nome joão-bobo é muito comum no centro-oeste e se dá por conta de uma característica de comportamento da ave, que fica imóvel mesmo quando uma pessoa se aproxima dela. Na verdade, o que pode parecer um comportamento “bobo” do pássaro, é a sua estratégia para que a sua presença não seja notada. Porém, faz com que o joão-bobo se torne uma presa fácil.

O outro nome que é chamado o joão-bobo, sempre por causa do seu comportamento, é de “apara bala”. E mudando de região, ainda pode ser chamado de: chacuru, capitão de bigode, colhereiro, chicolerê, somente no norte de Goiás é chamado de curuvira, fevereiro, dorminhoco, dormião, joão tolo, jacuru, macuru, tamatiá, paulo pires, jucuru, rapazinho-dos-velhos e pedreiro. Como dá para ver não são poucos os nomes que um pássaro joão-bobo é chamado. Porém, vamos,por aqui, chamá-lo dessa única forma.

E ainda falando de nomes, o nome científico do joão-bobo é nustalos de origem grega que significa sonolento; chacuru do guarani, nome que os índios o chamam, que significa sonolento.

Características Do Pássaro João-Bobo

O pássaro joão-bobo, normalmente, mede 18 centímetros e em relação a cabeça, tem o corpo muito grande. A sua cor varia entre cinza amarronzado ou tonalidades de preto que entram em contraste om as partes brancas do corpo, que ficam ao redor do bico e dos olhos, assim como pode ser avermelhada.

Na nuca podemos observar uma coleira branca que está ligada as partes inferiores que são na cor cinza claro. Ela entra em contraste com o dorso que tem tonalidade amarronzada. Já a cauda do joão-bobo é fina e longa, com várias listras bem finas e mais escuras.

Quando não estão voando, os pés são tão pequenos que quase não dá para vê-los.

O joão-bobo é uma espécie de ave que não tem dimorfismo sexual.

As Subespécies Do Pássaro João-Bobo

Os pássaros joão-bobo são divididos em duas subespécies, que são:

  • A Nystalus Chacuru que foi classificado, em 1816, e pode ser visto na região central do Brasil, principalmente, na Bahia e em Tocantins chegando até no estado do Rio Grande do Sul. Também pode ser encontrado na parte nordeste da Argentina e no leste do Paraguai.

  • A Nystalus chacuru uncirostris, que foi classificado, em 1926. Ele pode ser encontrado na parte sudeste do Peru até a Bolívia, na parte nordeste. Também tem no Brasil, na parte oeste do país.

Alimentação E Reprodução dos Pássaros João-Bobo

O principal “menu” do pássaro joão-bobo são insetos e pequenos vertebrados, como por exemplo, as pererecas e os lagartos. Eles ficam parados esperando que suas presas passem por eles e fazem o ataca. Aliás, os lugares preferidos dos pássaros joão-bobo para estarem esperando as presas são: a mata, borda de cerradão e nos galhos dos cerrados.

O pássaro joão-bobo quando canta parece que está “falando” chacuru e é muito alto e choroso. Porém, esse canto pode ser ouvido mais vezes quando as fêmeas estão no período de reprodução, que acontece entre os meses de setembro e dezembro.

Neste período, não tem hora para ouvir o canto choroso desses pássaros. Uma fêmea chama e o macho responde ou vice-versa. Assim como outros casais, que escutam a cantoria e também responde o “chamado” ou a “conversa”.

Depois da “comunicação” dos pássaros e quando os filhotes estão “encomendados”, as aves começam a fazer o ninho, em buracos profundos, que são feitos em barrancos. Eles preferem solo acidentado, em raros casos, os pássaros joão-bobo fazem ninho em lugar plano. Quando feito, uma espécie de “câmara incubadora, eles colocam ovos brilhantes e brancos, entre 2 e 4 ovos.

Alguns Hábitos Do Pássaro João-Bobo

Todo animal tem suas “manias”, brincadeiras a parte, seus hábitos. Vamos falar um pouco sobre os de pequeno pássaro, que gosta de alguns lugares particulares para morar e frequentar. Eles podem ser vistos na caatinga, em matas secas nas bordas, em campos semeados de árvores, em capoeiras, em campos de cultura ( os preferidos são os cafezais) e nas matas de galeria. Mas, também é comum ver um joão-bobo sobre uma árvore de uma rua cheia de árvores, em parques ou até mesmo na beira de estradas ou sobre fios elétricos.

Aliás, os fios elétricos são muito usados pelos pássaros joão-bobo como poleiro. O que eles realmente não gostam é ficar no meio das formações vegetais fechadas.

Outra característica desse pássaro que merece destaque é sobre o seu comportamento quando está assustado ou nervoso. Neste momento, eles mexem a cauda com movimentos circulares e algumas oscilações lentas nas laterais. Quando fazem isso é comum que acabem parando a cauda fora do eixo normal, o que dá a elas um aspecto diferente do normal. Assim como é comum que eles fiquem imóveis obliquamente, sempre quando estão assustados ou nervosos.

Quando um pássaro joão-bobo é capturado vivo, ele finge-se de morto e quando o seu caçador se distrai, foge rapidamente.

Esse pássaro não vive em grande grupo, normalmente, eles estão em número reduzido e todos os do convívio direto fazem parte da mesma família. Em geral, são os pais e os filhotes.

Na hora de dormir, o grupo permanece bem juntinho, procuram um grande galho e um pássaro fica encostado no outro.

Como foi dito lá em cima, eles cantam com força total na época da reprodução, fora isso, eles também se “comunicam”, com um som descendente e trêmulo, iguais, tanto fêmea quanto macho. O som é mais ou menos “turu” e pode ser ouvido em qualquer hora do dia, porém, quando o sol de põe, ele fica mais forte e assim vai até o anoitecer. Bem tarde é comum que a cantoria seja feita por todos os pássaros que estão por perto.

Onde Vivem Os Pássaros João-Bobo

No Brasil, você encontra o joão-bobo em grande quantidade no alto do rio Madeira. Ele também pode ser visto no Maranhão, no Amazonas e em parte do nordeste do nosso país. No Peru, as aves vivem no leste do país até o Rio Grande do Sul no Brasil. Também vivem na Argentina, em boa parte do país, assim como na Bolívia e no Paraguai.

No sul do Brasil, os pássaros estão de passagem, faz parte do seu processo migratório.

O Pássaro João Bobo é uma ave interessante e receberam esse nome pois, mesmo com a percepção da aproximação de outros, eles permanecem parados e imóveis. Eles são também conhecidos como capitão-de-bigode ou ainda jacuru.

São aves de pequeno porte, medindo aproximadamente 18 centímetros de altura. Alimentam-se de insetos e pequenos vertebrados e podem ser encontrados em grande parte do Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *