Jacucaca

A jacucaca Penélope conhecida nacionalmente por essa designação é uma ave da espécie cracidae, e de fato é encontrada apenas na região brasileira, tornando-se um animal muito exótico e belo aos olhos de qualquer observador da natureza.

Como habitat natural essas aves pertencem às caatingas brasileiras, e desenvolvem-se sempre em grupos, principalmente da região nordeste e no estado de Minas Gerais.

Espécie

Nas características físicas assemelham-se a um pavão menos, contudo em cor canela bem escuro e algumas manchas brancas pelo corpo. A testa também é preta com longas sobrancelhas brancas; aspecto de destaque até o seu bico. Com aproximadamente 73 cm de comprimento, a ave terrícola corre em grande velocidade pelo chão das matas e cerrados, sempre ágil e veloz.

A caça indiscriminada e a devastação de seu habitat natural ainda são fatores que preocupam quanto à sua biodiversidade, já que essa ave encontra-se em altos índices de extinção atualmente, conforme últimos dados de organizações de proteção dos animais do cerrado brasileiro.

Hábitos e Alimentação

A jacucaca é uma ave extremamente frutívora, ou seja, sua alimentação consiste na base de frutos e algumas sementes que encontra pelos chãos das matas e cerrado. Uma interessante curiosidade é que seu fruto predileto é o fruto dos juazeiros, e em segundo plano as flores dos lindos ipês.

Quanto à jacucacas que habitam as caatingas o lugar ideal está próximo aos lagos, rios e também áreas sempre úmidas, que podem ser temporárias ou não. Os grupos grandes ou até casais que se isolam tendem a fazer barulho durante o anoitecer quando procuram lugar seguro para dormir, em meio à copa das árvores.

Habitat

Para essas aves qualquer perturbação próxima ao seu habitat já é uma ameaça, e assim já migram para outra região dos cerrados, ou entre as matas, procurando segurança com sua agilidade e afastando-se do predador rapidamente.

Concervação das Jacucacas

Com os altos índices de devastação das áreas de cerrado brasileiro, muitas aves como as jacucacas sentem-se em total insegurança para manter-se, com a alimentação e com os hábitos necessários à sua sobrevivência.

Muitas universidades federais do nordeste já se reúnem em projetos de preservação das aves do cerrado, e admitem uma enorme pesquisa recentemente na área científica e biológicas dessas aves; obtendo assim dados mais esclarecedores de toda a extinção presente no Brasil, único país de fato a possuir as jacucacas.

Proteção

Assim as metas de conservação das aves do cerrado e proteção às mesmas, com demarcação de territórios e espécies efetivará de fato uma grande proteção às aves, tão ricas e essenciais à fauna brasileira, e que precisam de maiores informações para até futuramente desenvolver-se em maior quantidade nos habitat naturais ou mesmo em cativeiros regularizados por essas instituições de pesquisas.

Por: Patrícia Contiero

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *