Condor

Conhecido simplesmente como Condor ou ainda como Condor-dos-Andes essa ave pertence a família dos catarídeos e tem parentesco com o Condor-da-Caloifórnia assim como com os urubus. O seu habitat natural é a Cordilheira dos Andes que fica localizada na América do Sul.

Existe uma grande proximidade entre os condores e os urubus, as aves sul-americanas são chamadas inclusive de “abutres-do-novo-mundo”. Contudo, para alguns especialistas os condores teriam mais proximidade com as cegonhas do que com os abutres.

Símbolo Oficial

O condor é uma ave bastante bem quista nos em países sul-americanos como Chile, Equador, Bolívia e Colômbia. A ave é integrante dos brasões oficiais dessas nações e ainda compõem o folclore e a mitologia dos Andes. Mesmo com toda essa importância e sendo tão bem quisto a ave se encontra sob ameaça de extinção.

O principal problema que a ave enfrenta é a perda do seu habitat natural, porém, existe ainda o agravante que muitos caçadores deixam carcaças com veneno para que os condores se alimentem. Para conseguir conservar melhor essas aves vários países já estão investindo tempo e trabalho na criação de programas de reprodução de condores em cativeiro.

Características dos Condores

Essa ave tem um porte bastante avantajado sendo a maior ave com capacidade de voar do planeta e aparece em terceiro lugar na lista das aves com maior envergadura de asas possuindo em torno de 3,2 metros. Fica atrás somente do Marabu que tem envergadura de 3,5 metros e do Albatroz-errante que pode chegar aos 3,5 metros. Uma ave que pode pesar até 14 kg e fazer em torno de 300 km num único dia.

Do Que se Alimenta o Condor?

Em geral essas aves têm como base alimentar animais que possuem pequeno ou médio pote como coiotes, esquilos, ratos entre outros. Pode ainda se alimentar de carniça em especial da carniça de boi que é bastante comum na região em que os condores habitam. No litoral essa ave ter por hábito alimentar comer cadáveres de animais mamíferos marinhos que são atirados na areia pelas ondas. Os condores costumam briga entre si para decidir quem irá se alimentar primeiro.

O Habitat dos Condores

Os condores podem ser encontrados com frequência nos Andes, dentre as localizações em que essas aves habitam estão o norte de Colômbia e Venezuela (bastante raro) além do Equador, Chile e Peru passando pela Bolívia e culminando no oeste da Argentina podendo ser encontrados inclusive na Terra do Fogo.

Em geral essas aves podem ser encontradas em habitats como campos verdes abertos além de áreas de alpes com elevação de até 5 mil metros de altura. As áreas abertas são preferidas pelos condores porque nelas eles podem ficar espeitando a sua caça enquanto voam.

Algumas aves já foram avistadas no sudeste da Bolívia e também no sudoeste do Brasil, contudo isso é bem incomum. Nesses casos as aves podem continuar para áreas de deserto no Chile e Peru bem como ser vistos em florestas da Patagônia. Avistar um condor é uma experiência e tanto uma vez que se trata de uma ave de grande porte e beleza.

A Reprodução dos Condores

O fabrico dos ninhos é de responsabilidade das fêmeas que o colocam no ponto mais alto das montanhas. A ave bota um ovo por ano, em alguns casos raros pode botar dois, que tem incubação de 58 dias. O filhote que sai do ovo é branco e se parece com um rolo de algodão.

Nos casos em que nascem dois filhotes de uma vez eles lutam até que um consiga derrubar o outro do ninho. Enquanto a luta acontece a mãe observa, mas não faz nada. Geralmente essas aves vivem em bandos de até 20 indivíduos, porém, quando se aproxima o momento do acasalamento o grupo se desfaz.

Asas Adaptadas

O condor é uma ave que possui asas alongadas e largas que tornam possível que ele plane de maneira a se valer das correntes de ar. Em grande parte do tempo o condor usa essa forma de voar o que faz com que ele gaste menos energia para voar ativamente já que não precisa fazer o movimento de bater as asas.

Olhos de Condor

Na próxima vez que você quiser fazer referência a alguém que tem boa visão pode dizer que a pessoa tem olhos de condor ao invés de águia. Essa ave tem uma ótima visão conseguindo localizar uma presa que se encontra a quilômetros de distância. Quando avista uma carcaça ou mesmo percebe que um animal está doente ou fraco o condor aproveita para se alimentar.

Condor-da-Califórnia

Também chamado popularmente de Condor-Californiano ou Condor-da-Califórnia, o Gymnogyps californianus é uma espécie de ave que compõem e família Cathartidae – é a única espécie sobrevivente. Essa ave é nativa da América do Norte e pode ser encontrado na região do Grand Canyon assim como nas montanhas que ficam localizadas a oeste da Califórnia (Estados Unidos). Ainda é possível avistar essas aves no México.

Plumas

Em geral as plumas dessa ave tem coloração negra contando somente com manchas brancas na parte inferior das suas asas para quebrar o visual escuro. Normalmente essas aves não têm penas na cabeça que possui um tom amarelado que em algumas situações pode se tornar arroxeada ou avermelhada. A coloração da cabeça é alternada conforme o humor da ave.

Grande Ave da América do Norte

Dentre as aves da América do Norte o condor-da-califórnia é o que conta com a maior envergadura dentre todas as aves com os seus 2,90. Também é uma das aves mais pesadas do continente podendo pesar entre 7 e 14 kg. Uma ave que é detritívora e que se alimenta de uma quantidade grande de carniça para se manter. Esse condor tem uma das maiores expectativas de vida dentre as aves com cerca de 50 anos.

Risco de Extinção

O condor-da-califórnia está sob risco de extinção por entre outros fatores ter sido bastante reduzido no século XIX. As razões para essa redução estão na caça desenfreada dos indivíduos da espécie bem como a destruição do seu habitat. A ave está na lista vermelha da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais) o que significa que está em grande perigo de extinção.

Condor é uma ave da família do urubu, sendo que é a segunda maior ave entre todas as voadoras. Elas vivem em regiões  de montanhas localizadas ao oeste da América do Sul e vivem por aproximadamente 40 anos, sempre em altas altitudes. Macho e fêmea são diferenciados pela crista que o macho apresenta. Essas aves eram consideradas sagradas pelos Incas na antiguidade e atualmente encontram-se diversas representações dessa ave em Machi-Pichu, onde é chamado de “A Alma dos Andes”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *